Virtual adversário de Obama, Romney chama Chávez e Castro de ‘grande perigo’

Virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney afirmou nesta quarta-feira, dia 23, que o regime dos Castro, em Cuba e o governo de Hugo Chávez na Venezuela representam um “grande perigo” para os Estados unidos e o resto do mundo, e indicou que em seu governo Washington dará mais atenção para a América Latina.

Em seu discurso, realizado na Coalizão Latina, que que reúne centenas de empresários latinos de todo o país, Romney falou que Chávez e Castro “são um grande perigo para os EUA e para as pessoas no mundo todo (…) Devemos promover nossos valores, a imprensa livre, a democracia”.

Romney ainda assinalou que “é uma tendência humana normal que, quando há uma ameaça, você se concentre nessa ameaça”, em alusão aos desafios que a situação no Oriente Médio coloca especialmente para os EUA, mas fez uma ressalva. “”Me importo com o que está acontecendo na América Latina”.

O eleitorado hispânico é considerado chave nas eleições presidenciais de novembro. Os latinos são hoje a maior minoria dentro dos Estados Unidos,  compreendendo 16,3% da população. Os descendentes de latino-americano, especialmente os cubanos, são fatia importante também no eleitorado da Flórida, um dos chamados swinging states, que costumam decidir as eleições dos Estados Unidos, onde o candidato vencedor no estado leva todos os votos para o Colégio Eleitoral, onde a Flórida tem direito a 29 votos (são 538 no total), mesmo número de Nova York. A Califórnia, outro estado com importante população latina, tem 55 votos.

LEIA MAIS
Pesquisa: Romney está à frente de Obama nas intenções de voto


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.