Quais são os carros preferidos dos brasileiros?

Na manhã dessa quinta-feira, 2 de agosto, a J. D. Power do Brasil organizou um evento no Hotel Hyatt para anunciar o resultado do estudo de satisfação do consumidor do mercado automobilístico.

Para dar as boas vindas aos convidados, entre eles muitos representantes das grandes montadoras presentes no País, Darren Slind, diretor senior da J. D. Power, explicou as bases da pesquisa frisando o fato de que ela não é resultado da análise de técnicos e sim da sensação do cliente com seu automóvel. “Nós levamos em consideração apenas a voz do consumidor e isso é bom porque também somos responsáveis por ajudar o setor a suprir a expectativa de seu cliente”, comentou. Slind lembrou que dessa forma também fica muito mais difícil ter resultados tendenciosos.

O diretor também falou sobre os países onde sua empresa está presente: Canadá e Estados Unidos,  na América do Norte,  Brasil e Mégico na América Latina, além de alguns países da Europa e da Ásia. “Apesar de não estarmos no mundo inteiro, os países onde trabalhamos representam 80% das compras de carros novos atualmente”.

John Humphrey, vice-presidente global da J. D. Power, mostrou a expectativa de crescimento nas vendas de automóveis ao redor do mundo que, apesar de ter passado por uma queda brusca nos últimos anos motivada pela crise global, tende a crescer nos próximos anos. Em 2012,  78 milhões de novos automóveis deverão entrar em circulação. Em 2016, esse número deverá alcançar 105 milhões. Na opinião de Humphrey, os países emergentes, entre eles o Brasil, deverão puxar esse número.

O vice-presidente ainda ressaltou a necessidade de se estar sempre atualizado com as novas tecnologias, já que, agora, uma opinião negativa de um formador de opinião em seu perfil de rede social pode arruinar toda uma campanha. “Hoje o varejista não manda a informação para o consumidor, o varejista não tem mais o controle. É o consumidor que manda informação para e sobre o produto ou empresa”, analisou.

Terminando o evento, John Sederstrom, diretor geral da J. D. Power no Brasil, foi chamado para anunciar os carros e montadoras que mais se destacaram no País, segundo o consumidor. Antes de começar, ele explicou que  mais de 8 mil pessoas foram entrevistadas e elas tiveram que avaliar seus carros em quatro quesitos: a qualidade do veículo, a satisfação pela compra, a experiência pós-venda e a satisfação com o custo de propriedade, ou seja, o quanto os problemas do carro se revertem em gastos para o seu dono. Sederstrom revelou que esse último quesito é o mais importante para 46% dos brasileiros entrevistados.

Antes de revelar os carros mais bem colocados em cada categoria, o diretor geral da J. D. Power afirmou que a marca mais bem avaliada no Brasil foi a Toyota, que atingiu 829 pontos em um total de 1000.

Das cinco categorias de carros – Subcompactos, Compactos de Entrada, Compactos Superiores, Monocabine e Modelo Médio – a Fiat foi a que mais colocou modelos na liderança, três no total. O Uno Mille foi o que mais agradou entre os sub-compactos, o Siena Fire lidera entre os compactos de entrada e o Punto também foi o melhor rankeado entre os compactos superiores. Na categoria Monocabine, quem levou foi o Honda Fit, enquanto o Toyota Corolla foi o mais bem falado entre os de modelo médio.

Veja todos os eleitos
Subcompacto:
Fiat Mille: 766 pontos
Fiat Uno: 756 pontos
Chevrolet Celta: 755 pontos

Compacto de Entrada:
Fiat Siena Fire: 856 pontos
Volkswagen Voyage: 776 pontos
Renault Logan: 753 pontos

Compacto Superior:
Fiat Punto: 771 pontos
Volkswagen Polo: 769 pontos
Honda City: 765 pontos

Monocabine:
Honda Fit: 795 pontos
Nissan Livina: 784 pontos
Chevrolet Meriva: 771 pontos

Modelo Médio:
Toyota Corolla: 829 pontos
Kia Cerato: 823 pontos
Hyundai i30: 809 pontos


Comentários

Uma resposta para “Quais são os carros preferidos dos brasileiros?”

  1. Cada mercado tem os carros que merece.Imaginem: Corolla o mais comentado.

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