3 de dezembro de 1978. 120.433 pessoas lotam o Maracanã para assistir ao último jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, entre Vasco e Flamengo, que poderia dar o título antecipado para a equipe rubro-negra, campeã do primeiro turno.

A partida foi tensa do início ao fim. Pelo lado rubro-negro o Galinho Zico era o responsável pelas jogadas mais criativas. Pelo lado cruzmaltino a bola não chegava com qualidade até o artilheiro do campeonato, Roberto Dinamite. Porém, aos 42 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Zico, Rondinelli, o “Deus da Raça”, cabeceia violentamente e dá o título para o Flamengo.

Foi a primeira conquista do que se tornou praticamente uma hegemonia na década de 80. Estava tomando forma o que ficou conhecido como a “Geração de Ouro”, responsável por vários títulos cariocas, os Campeonatos Brasileiros de 80, 82, 83, 87 e, porque não, de 92 (ainda tinha o vovô-garoto Júnior no meio-campo!). O auge foi a conquista da Copa Libertadores e do Mundial, em 1981. Foi nessa equipe campeã que brilharam gênios como Júnior, Adílio, Nunes, Leandro e claro, o símbolo e maior de toda a história do Flamengo, o Galinho Zico.

A Raça Filmes, em homenagem aos 30 anos do título carioca, o primeiro de um capítulo lindo na história do futebol brasileiro, exibirá nesta quarta-feira (3), a partir das 20h, no Cine Glória (Rio de Janeiro), uma série de curtas, incluindo um em homenagem a Rondinelli, o autor do gol naquela tarde de 3 de dezembro de 1978. Para os flamenguistas e amantes do futebol em geral, vale a pena conferir. O Cine Glória fica na Praça Luís de Camões, s/nº, subsolo, no bairro da Glória.

Veja especial do Canal 100 sobre a final de 1978:



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.