Hoje é dia de comemorar. É a nossa edição número #40! QUA-REN-TA semanas falando do absurdo e maravilha dos dias. Bate aí:
Hoje é dia de bafão, de discussão na Globo por causa das eleições, de disputa eleitoral, de Copa do Mundo e de greve no metrô. #VEMGENTE!
1- Faltam cinco dias!
Nossos repórteres fanáticos por futebol estão a postos para a cobertura do maior evento esportivo dos últimos tempos em terras tupiniquins. Você pode acompanhar tudo o que acontece, curiosidades e tudo sobre os jogadores no blog #VaiTerCopa. Estamos prontos para as manifestações de rua, as articulações políticas e os desdobramentos possíveis. Fique com a gente.
E, na sexta-feira (6), rolou o último amistoso da seleção. Brasil e Sérvia jogaram no Morumbi. Em meio a uma cidade congestionada devido a manifestações e a greve dos metroviários, a seleção brasileira derrotou seus oponentes por 1 a 0, gol de Fred. Parece que o resultado não empolgou tanto. Mas foi o segundo amistoso vitorioso.
No início do jogo, os sérvios vestiam uma camisa com a frase “Serbia needs help” (Sérvia precisa de ajuda), em referência aos danos recentes no país causados pelas inundações do rio Sava. As chuvas já deixaram mais de 40 mortos, além de milhares de desabrigados. As enchentes também afetaram a Bósnia, país vizinho. Veja o vídeo abaixo.
Veja também – o passeio pelas ruas decoradas com as cores do Brasil e o time que o blog #VaiTerCopa montou com jogadores preteridos por Felipão.
2- #OccupyCOPA
Cerca de 150 pessoas se reuniram na sexta (6) na Cinelândia, no centro do Rio, durante o amistoso, para lançar a mobilização social programada para o megaevento esportivo. O ato foi chamado de “ManiFest – território livre da Fifa”. O integrante do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro Gustavo Mehl disse que o fato de vários movimentos sociais denunciarem problemas relacionados à realização da Copa do Mundo não significa que os participantes sejam contra o futebol ou a seleção brasileira. Ele se diz justamente “contra o projeto de diminuir o futebol a uma perspectiva de um negócio lucrativo para alguns poucos”, por ser um entusiasta da bola.
O grupo marcou para o dia 12, abertura da Copa, a primeira manifestação com a chamada “Nossa Copa É na Rua”, que envolverá movimentos sociais, sindicatos, representações, coletivos e grupos de juventude. A concentração será na Candelária às 10h.
3- #NãoVaiTerLatino
Provavelmente você tem um amigo que sempre comenta “é culpa do PT” em postagens nas redes sociais. De acidente de bicicleta até tombo de retroescavadeira, tudo é “é culpa do PT”. Aliás, tem um belo blog compilando as culpas mais sem noção atribuidas ao partido. A questão é que nunca este bordão foi tão celebrado quanto na terça-feira (3). De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, o cantor Latino não fará uma música para a Copa do Mundo, porque é “contra os petistas”. UFA. Já basta a música de Pitbull, com a participação de Claudia Leitte e Jennifer Lopez. Essa culpa é uma maravilha.
4- Ursinho preguiçoso
Na segunda-feira (2), um urso-negro foi notícia. É que ele foi flagrado descansando em uma rede no jardim de uma casa em Daytona Beach, no estado da Flórida, Estados Unidos. O fotógrafo Rafael Torres contou que o animal usou a rede por 15 minutos, até se assustar com as luzes da casa sendo acesas.
5- A preguiça de Patrícia Poeta
A apresentadora do Jornal Nacional, Patrícia Poeta, deu uma “bufada” diante das câmeras antes de entrar no ar para falar da Copa, na noite de segunda-feira (2). A gente imagina que seja um exercício que sua fonoaudióloga passou, mas é engraçado de qualquer jeito.
6- Coluna social
A gente sempre repete isso, mas a-do-ra-mos babado e confusão. QUE SEMANA! é coluna social. Nesta semana, divergências políticas fizeram os bastidores da Globo esquentarem. É que Paulo Betti usou seu perfil no Facebook para ironizar uma reunião de artistas na casa de Luciano Huck em apoio ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. Isso mesmo. Luciano Huck, que é amigo de Ronaldo, e é amigo de Joaquim Barbosa, está fazendo campanha na sua humilde residência para Aécio Neves. Luciano só não é amigo do saudoso Russo, animador de platéia de 83 anos demitido recentemente. #AjudaLuciabo
“Reunião de apoio a Aécio na casa de Luciano Huck e Angélica. Presentes Marcelo Adnet, Kaká, Andrucha Waddington, Fernanda Torres. Sem comentários… (risos)”, publicou Paulo. Thiago Lacerda resolveu responder em sua própria página, mas decidiu mandar uma indireta.
“(…) Me senti bastante ofendido! Aliás, como me sinto nos tempos de hoje!! Esse soldados da situação… Patrulheiros vermelhos… Gente xiita, completamente cega e com um discurso enraizado na segunda metade do século passado, onde só existe Companheiro e Inimigo, onde só existe o mundo contra nós, onde só existe certo e errado, verdade absoluta e mentira…”, postou Thiago, respondendo a Paulo Betti. Hashtag vai ter debate. Hashtag de olho nas articulações políticas de Luciano. HUEHUE.
7- Enquanto isso
Dilma Bolada pega equipe do presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) negociando seguidores nas redes sociais. Não é assim que faz marketing político não, gente.
8- Greve no metrô continua em SP
No terceiro dia de greve dos metroviários na cidade de São Paulo, três linhas operam parcialmente. O Tribunal Regional do Trabalho ainda não julgou a ilegalidade ou definiu o dissídio para acabar com a greve. O Estado fala em demissões, colocou a PM nas estações na sexta-feira (6). Representantes do Metrô não aceitam aumentar a proposta ou negociar mais benefícios. Os trabalhadores começam a mobilizar outros movimentos sociais e outros sindicatos. Entenda os detalhes aqui e veja o que os metroviários estão reivindicando.
Enquanto isso, o selfie enquanto prova de que não deu pra chegar ao trabalho.
9- A pergunta delicada
O candidato à presidência da república Aécio Neves foi o convidado do programa “Roda Viva”, na segunda-feira (2). Tudo ia nos “conformes”, quando o editor da Piauí, Fernando Barros e Silva, fez a pergunta fatal sobre as acusações e associações da figura de Aécio com o uso da cocaína. O candidato acusou Fernando Barros de já ter candidato. Depois, ele botou culpa no “submundo” da internet. HUMMM…
10- Nesta semana…
… Brasileiros entrevistou Moraes Moreira e Davi Moraes em “Acabou Chorare”. O papo rendeu. Leia.
Brasileiros também falou com Daniel Cara, coordenador do PNE, que prevê 10% do PIB para a educação, que afirmou que o plano precisa de mobilização da sociedade.
11- A zoeira não tem limite
Faltam três meses para as eleições e a política é pauta presente nas timelines. Mas, não é todo mundo que faz questão de entender o que acontece e acaba disseminando o mesmo tipo de comentários (reacionário e desconexo) em todas as postagens. Esse é o chamado coxinha. Para você entender como funciona o pensamento dessa galera (e rir demais de tudo isso) foi criado o Coxinheitor. Um gerador de caracteres personalizado com o espírito “anti-ditatura-gayzista-comunista”. É só você escolher o número de parágrafos e de frases e a piada está pronta.
12- Crise na USP e os memes da vez
Em meio a uma de suas maiores crises financeiras da história, a USP procura meios de se manter sustentável, e essa busca já está virando piada. Para brincar com a situação, alunos criaram o Tumblr ‘USP Vende Tudo!’. Para isto, vale o bordão “seria cômico se não fosse trágico”.
13- Metaleiros fofinhos e o Google contra o preconceito
Uma ação promoveu um festival de metal no México com um objetivo bem legal: a doação de cabelos para fazer perucas para crianças que lutam contra o câncer. Na iniciativa do Hair Fest, foram arrecadadas mechas de cabelo suficientes para a confecção de 107 perucas infantis, o equivalente a um ano inteiro de doações! Veja o vídeo e entenda:
Já o Google lançou na terça-feira (3) uma campanha global para a Copa do Mundo promovendo a igualdade racial e o fim da homofobia. O vídeo pretende mostrar a presença da comunidade LGBT no mundo do esporte e compartilhar histórias de atletas que tiveram coragem de assumir sua orientação sexual. Neymar e Marta, eleita pela Fifa cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, apoiam a campanha, assista:
14- Dilma tem 34%, Aécio, 19%, e Campos, 7%
Principais candidatos caíram na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6), pelo Datafolha. Indecisos cresceram de 8% para 13%. A pesquisa ainda destaca que o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) segue como o mais rejeitado. Cerca de 57% dos eleitores certamente não votariam em um candidato apoiado por ele.
15- Chega!!!
Este junho é de Copa, de manifestações, mas essencialmente de Festa Junina! Irrá!!!! Deixamos você com esse menininho que curte um forrozão, uma sanfonada louca e tem um gingado coisa fina! Alô galera da bagaceira, até mais! Boa semana e se cuidem!Leia as outras edições do QUE SEMANA! O bônus de hoje é este link, com as 25 coisas que fazíamos no MSN.
Deixe um comentário