Mais uma semana, amigos! Estamos chocados ainda com a tragédia que tirou a vida do presidenciável Eduardo Campos, de quatro assessores e dois pilotos. Vamos direto aos fatos!
1- Tragédia tira a vida de Eduardo Campos, assessores e pilotos
Na terça-feira (12), Eduardo Campos era o candidato do PSB à presidência da República. O ex-governador de Pernambuco e ex-ministro do governo Lula falava de seu projeto de governo na sabatina realizada pelo Jornal Nacional e tentava justificar o discurso ‘ambientalista’ de Marina Silva. Ao final daquela noite, ele comemorava as repercussões da entrevista em um jantar com sua mulher e assessores. No dia 13 de agosto, ele embarcou em seu jato pela manhã, junto de assessores e os dois pilotos. Tinha uma agenda no Guarujá.
Campos não chegou em seu compromisso. A aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu em Santos pela manhã, vitimando Campos, Alexandre da Silva (fotógrafo); Carlos Augusto Leal Filho, o Percol, (assessor); Geraldo da Cunha (piloto); Marcos Martins (piloto); Pedro Valadares Neto (assessor) e Marcelo Lira (câmera). O político, neto de Miguel Arraes, encerrava tragicamente, aos 49 anos, sua carreira política em ascensão.
Foram inúmeras as notícias sobre a tragédia. Inúmeras. Último adeus a Eduardo Campos mobilizou milhares de pessoas. Autoridades e representações políticas estiveram presentes durante o velório, que foi um ato político. Naturalmente. Especulações sobre sua substituição movimentarão o PSB até quarta-feira, quando será anunciado o nome oficialmente.
“Providência divina”
Na primeira aparição pública desde a morte de Eduardo Campos, Marina Silva creditou à existência de uma ‘providência divina’ o fato de não ter embarcado no trágico voo. “Penso que existe uma providência divina em relação a mim, ao Miguel, a Renata e ao Molina”, disse Marina a jornalistas, durante o voo que a levou de São Paulo para Recife para o funeral de Campos. Ela referia-se à mulher, ao filho e a um assessor do ex-governador de Pernambuco.
2- Números da comoção
Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%, segundo Datafolha. Eleição, comoção e novo cenário. A morte trágica de Eduardo Campos e a possibilidade do retorno de Marina Silva (PSB) à disputa eleitoral alteram a estabilidade recorrente que vinham as pesquisas de intenção de voto. Segundo a nova pesquisa Datafolha – feita durante os dois dias que sucederam a tragédia e divulgada nesta segunda-feira (18) – Marina Silva larga em empate técnico com Aécio Neves (PSDB). A presidenta Dilma Rousseff mantém as intenções de voto e a taxa de aprovação do governo sobe 6%. Leia mais.
3- Fogo atinge o galpão da Prefeitura de Cláudio
Você deve ter ouvido muito sobre esta cidade mineira de Cláudio, que tem cerca de 25 mil habitantes. No dia 20 de julho, uma reportagem da “Folha de S.Paulo” revelou que Aécio Neves construiu um aeroporto na fazenda que pertenceu a seu tio-avô – que fica próxima a uma propriedade da família do candidato. O investimento do governo mineiro para a construção da pista foi de R$ 14 milhões. A pista da pequena cidade está distante 50 quilômetros de Divinópolis, onde já existia uma de pouso e decolagem.
Na última semana, Aécio Neves admitiu que já usou a pista, mesmo o espaço ainda não tendo sido homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil, ele fez isso durante o Jornal Nacional. Acontece que na última segunda-feira (11), um incêndio atingiu um galpão da Prefeitura de Cláudio. As chamas destruíram uma sala onde ficavam arquivos, computadores, materiais de escritório e tecidos. Ninguém ficou ferido.
4- Enquanto isso: Bombas, vidas e agricultura
Impactos dos ataques israelenses em Gaza terão efeitos duradouros na agricultura. A afirmação foi feita na quinta-feira (14) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO. Leia. Além disso, cerca de 700 mil pessoas dependem da distribuição de comida realizada pelas duas agências da ONU e pelo Ministério de Assuntos Sociais palestino.
Desde o dia 8 de julho, o número de palestinos mortos em Gaza é de 1.965, sendo que 459 são crianças, segundo a ONU. Cerca de 6.735 famílias, ou cerca de 100.410 pessoas, tiveram suas casas completamente destruídas e estão sem teto. Desde o dia 13 de Junho, foram sequestrados cerca de 1.500 palestinos, incluindo 26 parlamentares e 120 crianças.
5- Universidades brasileiras estão entre as melhores
Já são seis universidades Brasileiras que estão entre as 500 melhores do mundo. Isso de acordo com o ranking ARWU (Academic Ranking of World Universities), de Xangai, publicado na sexta-feira (15). Das instituições brasileiras na lista, o destaque fica com a USP, que aparece na 144ª posição e é a única da América Latina entre as 150 melhores do mundo. As outras instituições na classificação são a UFMG (317ª posição); a UFRJ (318ª); a Unesp (362ª); a Unicamp (365ª); e a UFRGS (421ª). Leia mais.
Lembrando que a USP vive uma de suas maiores crises.
6- “Estilo Beatles”
Quatro capivaras atravessam uma rua de Itajaí, Santa Catarina, na faixa de segurança e isso virou notícia – apesar da presença dos animais não ser novidade na cidade. O que aconteceu é uma foto registrou a travessia dos bichos e a imagem “parece” com a capa do disco “Abbey Road”, dos Beatles. O que acha?
7- Natureza fera
Desde a semana passada, foram registradas três aparições de onça-pintada na cidade de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande. No dia 6 de agosto, uma bichinha foi vista no bairro universitário. No dia 9, o felino apareceu no quintal da casa do pescador Rosalino de Sousa, no bairro Cervejaria, no dia 9. Imagina o susto. Já na última segunda (11), um rapaz flagrou uma andando no calçadão da avenida Beira-Rio em Corumbá. Uma força-tarefa foi formada para tentar resgatar o animal – ou os animais, já que ninguém tem certeza sobre a quantidade de felinos. Ai que susto.
8- Donato essencial
Às vésperas de completar 80 anos, João Donato revelou à Brasileiros bastidores de clássicos como “Muito à Vontade”, “Quem é Quem” e o experimental “A Bad Donato”, título americano que incluiu na receita uma viagem de LSD. Leia.
9- Casal morre ao tentar fazer uma selfie
Um casal polonês caiu de um penhasco e morreu ao tentar fazer uma “selfie” nesta sexta-feira (8). Ao On Demand News, de Londres, as autoridades disseram que o casal estava de férias com seus filhos e aparentemente tentava tirar uma “selfie” em Cabo de Roca, em Portugal. Os corpos foram identificados no domingo (10), disseram as autoridades ao ODN, e seus filhos, com idades de 5 e 6 anos, foram colocados sob os cuidados de diplomatas poloneses. Puxa vida.
10- Selfie para salvar a ponte
A Prefeitura de Paris colocou na segunda-feira (11) em andamento uma iniciativa para substituir os “cadeados do amor”, que os turistas colocam nas pontes, por selfies. É que devido a grande quantidade dos objetos metálicos, a ponte já tem sua estrutura ameaçada. Os autorretratos podem ser publicados na rede social Twitter com a hashtag “lovewithoutlocks”, deixando claro aos usuários que as pontes de Paris “não podem resistir a tanto amor”.
11- O bom senso e a selfie
É assim, é o que dizem… as novas ferramentas de comunicação e os velhos comportamentos produzem cenas estranhas ao primeiro olhar. Hoje todo mundo usa a câmera do celular para registrar tudo o que vê: uma exposição, um show… um velório. Durante a missa campal e o velório do ex-governador Eduardo Campos foi possível ver pessoas fazendo selfies com o caixão. Foi possível também ver Marina Silva sorrindo para fotografias, e a viúva Renata tirando um selfie. Desrespeito? Talvez… é a representação dos “novos tempos”.
12- Enquanto isso…
Brasileiro ganha medalha considerada “Nobel da Matemática”. Artur Ávila já conquistou 13 prêmios de matemática pelo mundo Brasileiro foi premiado na terça-feira (12) com a Medalha Fields, da União Internacional de Matemática, considerado o “prêmio Nobel” da área. Veja aqui.
13- Outra partida
Na segunda-feira (11), o ator norte-americano Robin Williams, 63 anos, foi encontrado morto em sua casa. A polícia investiga o caso e a suspeita é que ele tenha se suicidado. Famoso pelos seus filmes de comédia, Robin Williams sofria com problemas na vida pessoal. Leia.
14- Enquanto isso…
Nesta semana, o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, usou o Twitter para atacar o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, que há dez dias citou o líder do Ultraje durante uma participação na 12ª Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), em Paraty (RJ). Paiva, que participava de uma mesa sobre os 50 anos do golpe militar, lamentou o fato de muitas pessoas não saberem sobre a ditadura que comandou o Brasil por mais de duas décadas. O escritor citou Roger como exemplo. Irritado, o músico seguiu rebatendo as observações de Paiva e também publicou ofensas contra o jornalista. Lamentável.
Integrante do humorístico Porta dos Fundos, João Vicente de Castro comentou a polêmica em sua página do Facebook. Assim como Rubens Paiva, pai de Marcelo Rubens Paiva, assassinado pela ditadura, Tarso de Castro, pai de João Vicente, lutou contra o regime de exceção que comandou o Brasil por mais de duas décadas.
João Vicente publicou, entre outras coisas, a mensagem: “Nunca fui fã do Roger como músico, porém achava uma figura simpática. É absurdo, mais que absurdo triste. Eu já falei besteira demais na vida pra julgar alguém baseado numa só declaração. Mas se falou merda, não custa pedir desculpas. Então com toda educação, quero dizer que quem tava fazendo merda era o seu pai, que criou um homem simplista, preconceituoso como você. E não o meu que estava brigando pra você poder botar sua camiseta ‘bem humorada’, seu look de vovô garoto, cantar suas músicas engraçadinhas. Mas concordo com você em uma coisa, você é realmente inútil.” Quem fala o que quer…
15- Chega…
A vida segue… Força na peruca! Ânimo para encarar os desafios, sejam eles quais forem. Seja um desafio fofo como este abaixo:
Ou um desafio “gelado” para promover uma causa, como está acontecendo entre altos executivos de grandes empresas de tecnologia, em que cada um deles desafia mais três executivos a jogar um balde de água gelada sobre a própria cabeça para promover as pesquisas contra a esclerose lateral amiotrófica, uma doença cerebral degenerativa. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg aderiu à brincadeira e desafiou Bill Gates. Veja o banho do criador da Microsoft:
Boa semana e CORAGEM!! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).
Deixe um comentário