QUE SEMANA! #51

UAU, são 51 edições do semanário que você mais ama nesta vida. Hehe. Nesta semana, destacamos o início do horário eleitoral gratuito – os primeiros capítulos da disputa presidencial e as bizarrices das campanhas dos candidatos. Falamos também sobre a prisão de Roger Abdelmassih, os 25 anos da morte de Raul Seixas e de outras notícias que mudaram – ou não – a sua vida. Vem, preste atenção!

“Tô aqui vendo as notícias, numa boa” HUEHUE

 

1- Eleições 2014

Ai que emoção… Há quem odeie política, há quem curta a militância, há os desiludidos e as pessoas que – enfim – decidiram ocupar e fazer política para transformar situações. E para todos, existem as eleições. Por aqui, sempre ficamos empolgados:

Uhuuuul!

Começamos a semana agitados. Já na segunda-feira (18) o Instituto Datafolha divulgou números da disputa presidencial e o Jornal Nacional, da Rede Globo, sabatinou a presidenta Dilma. A pesquisa de intenção de votos, que ouviu eleitores dois dias após a trágica morte de Eduardo Campos, mostrou Marina Silva, que nem era a candidata oficial da coligação, na frente de Aécio Neves, isso foi incansavelmente “manchetado” pela imprensa. Dilma manteve seus 36%. Leia mais.

Selfies e política.
Selfies e política.

Já durante a entrevista na Globo, o apresentador William Bonner se mostrou afiado, como nas sabatinas anteriores. Ele interrompeu a fala da candidata petista 21 vezes em uma entrevista de 15 minutos. Dilma rebateu críticas econômicas, as perguntas sobre corrupção e sobre os problemas na saúde. Veja análise.

Reprodução.
Reprodução.

E começou o horário eleitoral gratuito começou na terça-feira (19). Dos 25 minutos totais para presidenciáveis, a coligação de Dilma tem quase 12 minutos; Aécio tem 4m35s; e o PSB com Marina 2m03s. No primeiro dia, Eduardo Campos foi homenageado por quase todos os programas. Sobre o tom das campanhas, o programa de Dilma (PT) mostrou uma presidenta mais acessível, que conversa de frente, apresentou os programas sociais desenvolvidos por sua gestão. Rolou até um flagrante… Dilma foi pega com a mão na massa, veja:

Quebrando o gelo de quatro anos.
Quebrando o gelo de quatro anos.

Aécio Neves (PSDB) ressaltou os valores de sua campanha no primeiro dia. Sem propostas, pintou um cenário de suposto desgoverno onde o povo sustentou o país com sua garra.

Rolou até um olho mareado de emoção ao finalizar seu discurso de quase quatro minutos.
Rolou até um olho brilhando de emoção ao finalizar seu discurso de quase quatro minutos.

O primeiro programa da coligação emcabeçada pelo PSB usou seus 2 minutos para falar do “legado de Campos”, isso na terça (19). Na quinta (21), no segundo programa, depois de homenagear novamente Campos, o PSB apresentou Marina Silva.

As imagens destacaram a apresentação de Marina e Beto Amaral como candidatos entre as homenagens no velório de Campos.
As imagens do programa destacaram a apresentação de Marina e Beto Amaral como candidatos entre as homenagens no velório de Campos.

O programa de Zé Maria (PSTU) foi o primeiro a usar imagens das manifestações de julho do ano passado para ressaltar que é necessário promover mudanças. Veja aqui. Já o Pastor Everaldo (PSC) disse que iria privatizar a Petrobras e que ia restaurar a alegria de viver da população. HEHEHE

>> Leia também análise sobre o momento político do país.

2- Bizarrices da eleição

Falando em coisas absurdas, como a proposta de Everaldo… o que dizer dessas eleições que mal começaram e a gente “já considera pakas”? Pois é. Em menos de uma semana de horário eleitoral e de debates Brasil a fora, muitas pérolas já foram compiladas. Veja algumas listadas abaixo:

– Uma imagem: Um é homofóbico e contra tudo o que vê. O outro foi adotado por mórmons, abusa no visual ousado e tinha um programa de TV sobre cirurgias plásticas. O terceiro acredita na cura gay. Todos tentam mandatos pelo PSC. Retratos para a posteridade… 

– O debate no Rio: Em uma parceria inédita do Twitter com a TV Bandeirantes, o primeiro debate destas eleições contou a com participação dos tuiteiros, que observaram além das propostas dos canditatos. Eles descobriram o talento da intérprete de LIBRAS, que virou um dos assuntos mais falados da rede:

– Super vilão: Reflita sobre esta campanha de Paulo Batista (PRP), candidato a deputado estudual de SP:

– Candidato do Capiroto: Mais bizarrice? Antônio Aparecido Firmino. Ele é cantor, compositor, ator, roteirista, diretor, discípulo do capeta, candidato a deputado federal pelo Solidariedade… Oh, espere! Discípulo de quem?? Entenda:

– Para fechar a lista: um clássico repaginado.

É amigos, estamos apenas começando esta campanha. Esperamos que o debate político não fique apenas na zoeira. Esperamos que o eleitor, com smartphone na mão, procure conhecer o passado e as propostas dos seus candidatos. 

3- Nem tão unidos assim

A trágica morte de Eduardo Campos, no dia 13 de agosto, transformou o dia a dia da coligação Unidos Pelo Brasil. Na quarta-feira (20), Marina Silva foi confirmada a candidata no lugar do pessebista junto de Beto Albuquerque, defensor da soja transgênica, o pavor dos ambientalistas

Oficializado.
Oficializado.

E após reunião com lideranças na quinta (21), Carlos Siqueira, militante histórico do partido, se retirou da coordenação da campanha e afirmou que o motivo seria “pela maneira grosseira” como Marina o “tratou”. Quem assumiu o posto, foi Luiza Erundina. Veja mais.

TENSO.
TENSO.

 

4- “Nós temos o que mostrar”

Conhecido por expressar opiniões próprias, mesmo quando não coincidem com o discurso oficial, o ministro Gilberto Carvalho diz, em entrevista à Brasileiros, que sem uma reforma política não há possibilidade de futuro decente. Leia

Entrevista com Gilberto Carvalho Ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência do Brasil no Palácio do Planalto em Brasília/Brasil. Foto: Edilson Rodrigues
Entrevista com Gilberto Carvalho Ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência do Brasil no Palácio do Planalto em Brasília/Brasil. Foto: Edilson Rodrigues

 

5- Helicóptero do pó é devolvido

O helicóptero apreendido em novembro de 2013, no Espírito Santo, com quase meia tonelada de cocaína, foi devolvido à família do senador Zezé Perrela, após determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro. Segundo informações do Estadão, a decisão contrariou parecer do Ministério Público Federal, “que defendida que o embargo deveria ser mantido até o trânsito em julgado do processo e a apreensão da aeronave interessa à instrução criminal”. Leia.

Estamos de olho.
Estamos de olho.

 

6- Roger Abdelmassih é preso no Paraguai 

Foi preso o médico condenado a 278 anos de prisão por 52 casos de estupros contra suas próprias pacientes. Entenda. Roger Adbelmassih tinha uma clínica especializada em reprodução assistida e estava foragido desde 2011, quando recebeu um habeas corpus de Gilberto Mendes. Aliás, algumas vítimas  de Abdelmassih devem representar contra Gilmar Mendes na Corte Internacional. 

Preso. Foto: divulgação.
Preso. Foto: divulgação.

 

7- “Não faz sentido”

Na quarta-feira (20), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) protagonizou um episódio um tanto quanto inusitado. Acompanhado do secretário dos transportes Jilmar Tatto, ele participou da inauguração da Ciclopassarela, que liga o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, atravessando os trilhos da CPTM. Na entrada da Ciclopassarela (que é destinada à ciclistas), no entanto, há uma placa da CPTM informando que “é proibido” o tráfego de bicicletas no local. Hehe. Haddad não se conformou com a incoerência e “quebrou a regra”, veja:

 

8- Miriam Leitão revela que foi torturada; Rodrigo Constantino revela sua intolerância 

Nesta semana, Miriam Leitão relatou, ao jornalista Luiz Cláudio Cunha, que foi torturada. Míriam era repórter de uma rádio em Vitória (ES), militante do PC do B, tinha 19 anos e estava grávida do primeiro filho. Leia. Ela estava sozinha, nua, numa sala sem iluminação e acompanhada de uma cobra. A violência com que foi tratada por soldados comandados pelo coronel Paulo Malhães – o “Dr. Pablo” – incluiu ainda chutes, socos, ameaças de estupro e golpes na cabeça. A jornalista revelou que ainda aguarda um pedido formal de desculpas das Forças Armadas. Seu longo depoimento será usado na Comissão Nacional da Verdade.

Míriam Leitão quando foi presa em 1972. Foto: Arquivo.
Míriam Leitão quando foi presa em 1972. Foto: Arquivo.

Eis que Rodrigo Constantino, colunista do site da Veja, publicou texto dizendo que Míriam deveria reconhecer sua responsabilidade para perseguida: “Aquela turma jovem sonhava com o modelo cubano ou soviético, nada parecido com uma democracia. Alguns, como Fernando Gabeira, Arnaldo Jabor e Ferreira Gullar, fizeram uma dolorosa mea culpa de suas lutas juvenis equivocadas. Outros não. Querem pedidos de desculpas, mas não querem pedir desculpas”, afirmou. Constantino teve o texto retirado pelo editor do site da Veja do ar após críticas

>> Leia também o editorial da edição de agosto sobre o assunto Revista Brasileiros .

9- Ainda sobre o tema

Nesta semana, durante o aniversário de 25 anos da morte de Raul Seixas, André Barbosa, da extinta rádio FM Record, revelou áudio em que Raul Seixas relata a tortura e exílio em 1974. Ouça. Aliás, antes leia nossa homenagem ao eterno maluco beleza

25 anos.
25 anos sem a luz das estrelas…

>> Leia também texto sobre a carreira de produtor do Maluco Beleza e entenda os propósitos transgressores de sua Sociedade Alternativa.

10- Quem matou Orson Welles?

Um dos destaques da edição de agosto da revista Brasileiros é a entrevista com Antônio Xerxenesky, considerado pela Revista Granta um dos melhores escritores jovens do Brasil. No bate-papo, Xerxenesky fala de seu novo romance: “F”, livro que conta a história de uma assassina de aluguel que tem a missão de eliminar o diretor de Cidadão Kane. Leia

HABITAT NATURAL  Paulistano por escolha  e avesso ao pensamento bairrista, Xerxenesky adianta  que o próximo livro terá  a religião como tema  e a figura de Satã. Foto: Silvia Zamboni
Xerxenesky adianta que o próximo livro terá a religião como tema e a figura de Satã. Foto: Silvia Zamboni.

 

11- Campanha contra ELA

Falamos na semana passada sobre o desafio do balde de gelo. A campanha foi promovida nos Estados Unidos, com objetivo de angariar fundos para entidades que lutam contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), conhecida como ‘doença de Lou Gehric’. Eis que o desafio virou mania entre as celebridades e ganhou o mundo, cerca de 3 milhões de vídeos de pessoas jogando água gelada em suas cabeças foram compartilhados no Facebook. Até os políticos entraram na onda:

Segundo o site da associação ALS, nos Estados Unidos, só em agosto desse ano as doações alcançaram a marca de US$ 31,5 milhões(R$ 71,265 milhões de reais). Já a Associação Pró-Cura da Ela e o Instituto Paulo Gontijo (IPG), responsáveis por arrecadar o dinheiro para a causa, o total recebido em agosto gira em torno de R$ 75 mil, um número muito superior ao mesmo período do ano passado.

A notícia triste sobre é que um dos mobilizadores da ação, Corey Griffin, morreu afogado em um acidente de mergulho no sábado (16). Aos 27 anos, ele ajudou a popularizar o desafio do balde de gelo depois que seu amigo foi diagnosticado. Veja.

12- Mundo

GAZA: Nesta semana, a ONU pediu pelo fim do bloqueio de Israel a Gaza. A discussão sobre a imposição é o ponto-chave na busca de um cessar-fogo permanente. Ainda sobre o tema, na terça (19), um selo foi lançado para homenagear Sergio Vieira de Mello no Dia Mundial da Ação Humanitária. Durante o evento, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a abertura de uma conta bancária no Brasil para receber doações em reais que irão financiar as ações humanitárias prestadas na Faixa de Gaza.

Serenidade – Sérgio Vieira de Mello em viagem à zona de guerra no Camboja, em 1992. O brasileiro teve vida extraordinária na luta pela paz.
Sérgio Vieira de Mello em viagem à zona de guerra no Camboja, em 1992. O brasileiro teve vida extraordinária na luta pela paz.


IRAQUE:
 O grupo Estado Islâmico, grupo sunita fundamentalista, postou vídeo com suposto jornalista americano decapitado. James Foley, havia desaparecido na Síria há mais de um ano. Saiba mais.

Família luta para tirar vídeo das redes sociais.
Família luta para tirar vídeo das redes sociais.

Papa defende intervenção no Iraque – Na segunda-feira (18), o papa Francisco enviou uma carta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para pedir uma “intervenção urgente” da comunidade internacional nos confrontos no Iraque, os quais ele definiu como “tragédia humanitária”. No documento, o pontífice faz um “apelo urgente à comunidade internacional para intervir e colocar um fim à tragédia humanitária em curso”.

A única intervenção que tem ocorrido é a militar. Desde a semana passada, os Estados Unidos estão bombardeando alvos ligados aos jihadistas, mas o presidente Barack Obama descartou a possibilidade de enviar tropas ao país.
A única intervenção que tem ocorrido hoje é a militar. Desde a semana passada, os Estados Unidos estão bombardeando alvos ligados aos jihadistas.

 

13- O meme da semana

Que a maquiagem muda vidas todo mundo sabe. Mas um vídeo chocou as timelines na semana que passou. Assista:

Não é o primeiro vídeo de “antes e depois da maquiagem”, mas a internet ficou tão chocada que resolveu mostrar suas transformações milagrosas, com o poder transformador do corretivo. Assim foi criado o meme #makeuptransformation ou, numa tradução livre, “transformação via maquiagem”. Só no instagram, já são mais de 30 mil imagens com a hashtag. Veja maravilhosa galeria de imagens com o meme:

Chega!!!

Vamos em frente, CORAGEM e bom final de semana!! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).

Uhulll!


Comentários

Uma resposta para “QUE SEMANA! #51”

  1. Sempre que termino de ler este semanário, vejo o quão é importante o oficio do jornalista, quando desenvolve seu papel social de forma responsável. Parabéns! Esta matéria é completa: nela tem conteúdo de diversão, política, opinião, humor, comportamento, arte e……………..Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.