Mais uma semana! Mais um montão de notícias, de possibilidades, de oportunidades, de emoções e expectativas. Mas, você sabe, nem tudo acontece como esperamos…
E, para que você não seja pego de surpresa… Sua Semana está no ar!
1- “A lei” e os próximos movimentos
O processo e as últimas cenas da Ação Penal 470, têm rendido reações diversas. Vamos fazer um giro pelos links.
Na terça-feira (19), a capa escandalosa do Estado de Minas e a resposta da Dilma Bolada.
Bob Fernandes: Os do PT estão presos. Os outros, soltos e acusando.
No Correio do Brasil: Pizzolato revela na Itália dossiê que embaraça julgamento de Barbosa.
Na Folha: André Singer repercute a Justiça do espetáculo.
Na quarta-feira (20), William Bonner passou um minuto no Jornal Nacional lendo a notícia: “Divulgada nota de repúdio contra decisão de Joaquim Barbosa”. Seria este o primeiro indício que o ônus deste julgamento, pautado na mídia, vai recair na ‘Lei’ (Joaquim Barbosa é a ‘lei’ segundo a Veja desta semana)?
A revista ISTOÉ desta semana traz entrevista com o deputado José Genoíno na cadeia (aqui). Na quinta-feira (21), Genoino teve um princípio de infarto. Paulo Moreira Leite comenta: “A postura errada de Joaquim Barbosa diante da cardiopatia de Genoíno transforma a medicina num embate político“. Na quinta, também, Lula afirma que reeleição de Dilma deve ser a resposta às prisões do ‘mensalão’ (leia mais).
Enquanto isso, Fernando Henrique Cardoso decidiu falar, nesta semana, sobre as prisões: “Justiça começa a se fazer” (leia mais). E o escândalo da reeleição, em 1997, fica no ar (leia mais).
Leia também Os sete erros fundamentais do Supremo e Janio de Freitas – Show de erros.
2- Tomie Ohtake completa 100 anos
Amados centenários. Uma das principais artistas plásticas do país, Tomie Ohtake fez aniversário na última quinta-feira (21). Conheça um pouco mais sobre esta personagem incrível na reportagem que produzimos para a edição 63, da Revista Brasileiros.
Ah! E confira sete exposições que homenageiam a artista em várias cidades do país. É tempo das cores de Tomie!
São Paulo
De 23 de novembro a 2 de fevereiro: Exposição Gesto e Razão Geométrica – Instituto Tomie Ohtake
Belo Horizonte
Até 2 de fevereiro: Tomie Ohtake 100 anos – Galeria de Arte do Centro Cultural de Mina Tênis Clube
Registro (SP)
Até 24 de novembro: Gestos Escultóricos – Associação Cultural Nipo Brasileira
Guaíra (SP)
De 4 de novembro a 14 de dezembro: Gravuras Tomie Ohtake – Casa de Cultura João Augusto de Mello
Fortaleza
De 7 de novembro a 20 de dezembro: Exposição na Galeria Max Perlingeiro
Salvador
De 8 de novembro a 7 de dezembro: Exposição na Galeria Paulo Darzé
Rio de Janeiro
De 19 de novembro a 2 de fevereiro: Exposição Pinturas Cegas – MAR (Museu de Arte do Rio)
3- Yahoo contra a espionagem
Em meio a tantas preocupações com vigilância, espionagem e privacidade, o Yahoo avisou que vai criptografar seus dados até o fim de março do ano que vem para dificultar o acesso de órgãos como a NSA ao que eles fazem na internet (leia mais).
4- Microsoft e a eterna briga contra o Google
Desta vez, a companhia passou a vender camisetas, chapéus, canetas e agasalhos com slogans contra as políticas de privacidade do Google em sua loja oficial (clique aqui para conferir).
5- Preconceito, números e consciência
E, na quarta-feira (20), se comemora o dia da consciência negra. É um dia para reflexões. Após 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares, negros ainda são vítimas da discriminação e violência. Um estudo do Ipea com base em dados do IBGE, divulgado na terça (19), afirma que, enquanto o número de homicídios para cada grupo de 100 mil negros é de 36, o de não negros (brancos, amarelos e indígenas) é de 15,2. A proporção é de 2,4 negros mortos para cada uma pessoa não negra. Para os pesquisadores, racismo é uma das causas (leia mais).
Leia também – O preconceito ainda vive.
Assista – Os 13 filmes que discutem racismo na educação.
6- Bolsa Família cria 807 mil empregos por ano no nordeste
O programa Bolsa Família possibilitou a criação e manutenção de 807 mil empregos e ocupações ao ano no Nordeste, no período de 2004 a 2012. Essa é uma das conclusões do estudo “Análise dos Impactos do Programa Bolsa Família no Desenvolvimento do Nordeste”, desenvolvido pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), divulgado na última quarta-feira (20).
7- Bolsa Família no alvo do PSDB
Durante esta semana, Aécio fez campanha usando sua proposta em de institucionalizar o Bolsa Família através de um projeto de lei “que transforma o Bolsa em um programa de Estado”. Porém o programa já é lei – de número 10.836 de 9 de janeiro de 2004 (aqui).
8- Tremsalão tucano, dinheiro público e caixa 2
E na quinta-feira (21), o ex-diretor da Siemens afirmou dispor de “documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos Covas, Alckmin e Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM” (mais).
Na sexta-feira (22), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ter recebido do deputado Simão Pedro denúncias, acompanhadas de documentos, sobre a ocorrência de eventuais atos ilícitos na execução de obras do metrô de São Paulo e encaminhou-as à Policia Federal (PF) para investigações. Aécio Neves não curtiu o andamento das investigações, acusou o ministro de querer desviar a atenção da prisão dos “mensaleiros” e cobrou explicações (mais)…
No domingo (23), Cardozo respondeu dizendo que adotou o procedimento padrão.
9- Aécio corteja, mas presidente do PPS diz preferir aliança com PSB
Partido comandado por Roberto Freire vai se definir em dezembro (mais).
10- Inovações de Haddad
Prefeitura de São Paulo iniciou, nesta semana, testes com um relógio que pode substituir Bilhete Único (aqui). Além do relógio, a São Paulo Transporte (SPTrans), já estuda a possibilidade de adotar tecnologia que permite o pagamento da tarifa via celular do usuário.
Outra inovação da gestão de Fernando Haddad é a Controladoria-Geral do Município (CGM). Foi o órgão que, através da Operação Necator, descobriu a Máfia do ISS, quadrilha suspeita de operar grande esquema de corrupação na prefeitura paulistana, que teria desviado cerca de R$ 500 milhões de reais dos cofres públicos. A novidade é que Haddad anunciou, na quinta-feira (21), concurso para 100 novas vagas na controladoria (leia). Sobre as investigações, o prefeito disse que novos casos devem vir à tona em São Paulo.
11- Malala ganha prêmio de direitos humanos
A ativista paquistanesa Malala Yousafzai recebeu, na quarta-feira (20), o prêmio Sakharov das mãos do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. E prometeu continuar defendendo a educação das crianças e os direitos básicos da população (leia mais).
12- Eu, eu mesmo e meu smartphone
Na última quarta-feira (20), o Dicionário Oxford anunciou um novo verbete (e a eleita ‘palavra do ano’): Selfie.
De acordo com o dicionário, Selfie significa: “Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social”. A escolha se deu porque a palavra teve um importante significado cultural e os usos excessivos nas mídias sociais.
O uso da palavra “Selfie” aumentou 17.000% de 2012 até hoje, segundo o Google Trends e a hashtag #selfie registra mais de 58 milhões de fotos no Instagram (mais). Números que comprovam a nossa obsessão por ~ nós mesmos~…
Em seu artigo para o Estadão, o fotógrafo J.R. Duran relembrou da selfie de Fernando Alonso (aqui). Ele não precisava fazer um registro daquele momento, já que haviam centenas de fotógrafos e cinegrafistas. Alonso queria mesmo aquele registro, do ponto de vista dele, sobre ele mesmo.
E é isso, meus amigos. Chega!! Boa semana! Atenção no que lê por aí. E vem com a gente.
Leia as outras edições do QUE SEMANA!
Deixe um comentário