Está estressado?
1- Morre Mandela
Na última quinta-feira (5), morreu, aos 95 anos, vítima de complicações pulmonares, Nelson Mandela (leia aqui). Líder carismático, ícone da luta contra o Apartheid… Poderíamos elencar em tópicos o que fez, que causas alavancou e como usou o esporte para quebrar barreiras do preconceito. Mas decidimos ser um pouco mais ácidos.
Não vamos resumir a história de vida de Madiba em tópicos de superação, para que você recrie a sua revolução pessoal. Pois, quem a mídia hoje chama de “única unanimidade da história”, já foi chamado pela mesma de terrorista.
Este é o cinismo do opressor. O site Buzzfeed elencou sete frases que certamente a mídia mundial não vai querer relembrar:
Sobre os EUA: “Se há um país que cometeu atrocidades indescritíveis no mundo são os Estados Unidos. Eles não se preocupam com os seres humanos.”
Sobre Israel: “Israel deve se retirar de todos os territórios que tomou dos árabes em 1967.”
Sobre a guerra dos EUA com Iraque: “Tudo o que ele (Bush) quer é o petróleo iraquiano.”
Sobre Fidel Castro e a Revolução Cubana: “Desde seus primeiros dias a revolução cubana tem sido uma fonte de inspiração para todos aqueles que valorizam a liberdade. Admiro os sacrifícios do povo cubano na manutenção da sua independência e soberania em face da campanha odiosa orquestrada pelos imperialistas. Viva la Revolution! Viva o camarada Fidel Castro!”
Sobre o ex-líder líbio Muammar Gaddafi: “É nosso dever apoiar nosso irmão … especialmente no que diz respeito a sanções que são dirigidas não só contra ele, mas contra as pessoas comuns … nossos irmãos e irmãs africanos”.
Na véspera da guerra dos EUA contra o Iraque: “Se você refletir, chegará à conclusão de que a atitude dos EUA é uma ameaça para a paz mundial.”
Sobre a Palestina: “A ONU tomou uma posição firme contra o apartheid e, nos últimos anos, um consenso internacional ajudou a pôr fim a este sistema iníquo. Contudo, sabemos muito bem que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos.”
O combate de #Mandela transformou-se em um paradigma para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 5 dezembro 2013
No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff convidou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney para acompanhá-la à África do Sul, na homenagem de despedida ao ex-mandatário daquele país e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela. Todos eles vão embarcar no avião presidencial na próxima segunda-feira (9), no Rio de Janeiro.
2- Bush socks
Calma, não estamos xingando em inglês o ex-mandatário norte-americano George H. W. Bush. É que ele é conhecido por seus pares de meias. Basta jogar estas duas palavrinhas no Google e você vai se deparar com fotos como esta:
ou esta:
Na terça-feira (3), Bush pai usou meias com sua própria face (aqui). Ele foi receber um prêmio da Lyndon B. Johnson Foundation com essas meias:
Repare bem:
Bush pai tem belas meias (só que não), mas não tem uma boa assessoria. Você lembra que Bush pai cometeu a gafe de dar condolências equivocadas, em setembro, aos sul-africanos pela morte de Mandela? Lembra também que o Huffington Post ironizou o fato: “Bush Declares Mandela Dead: This is the Best Conservatives Can Do“ (Bush anuncia a morte de Mandela: É o melhor que os conservadores conseguem fazer).
3- Novos tempos
Enquanto isso, a Amazon prepara um sistema de entregas em que será usado drones (veículos aéreos não-tripulados) para o despacho de encomendas. Não entendeu? Por uma taxa a mais, um daqueles robozinhos voadores demorará apenas meia hora para chegar a sua residência, se você morar nos Estados Unidos, como nosso cronista Osmar Freitas Jr. Assista ao vídeo e entenda:
Jeff Bezos, o fundador e presidente executivo da gigante norte-americana, mostrou os protótipos no domingo (1), no programa 60 Minutos da CBS, e acredita que dentro de quatro ou cinco anos isso já será possível. Sobre esse sistema de entregas, chamado de Prime Air, Freitas Jr. disse que já está preparado para a novidade, no estilo Clint Eastwood: “Meu estoque de pedras já está no paiol de munição. Levarei Bezos à falência”. Leia a crônica.
4- A vez dos games
Pesquisa divulgada semana passada pelo núcleo de estudos e negócios em marketing digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) apontou que o mercado de games é dominado principalmente por jovens adultos entre 30 a 35 anos e que as mulheres brasileiras já representam 41% do público nacional dos chamados gammers. Nesta semana, nós fomos conhecer dois jovens alucinados por consoles, confira.
5- Sorteio da copa
Na sexta-feira (6) aconteceu o tão esperado sorteio da Copa do Mundo de 2014, que definiu os três primeiros confrontos do Brasil em busca do hexa (leia aqui).
E o Brasil vai disputar a primeira fase com as seleções da Croácia, México e Camarões. Um alívio para quem poderia enfrentar um campeão na fase de grupos da Copa do Mundo. Com esse chaveamento, em caso de classificação do Brasil, muito possivelmente o adversário nas oitavas-de-final será a Holanda ou a Espanha.
Sobre a cerimônia, tudo começou com homenagem a Nelson Mandela. O evento foi apresentado pela atriz da TV Globo, Fernanda Lima, que arrancou suspiros ao lado do seu marido, Rodrigo Hilbert. Segundo a reportagem do jornal inglês Daily Mirror, dez pessoas por segundo citaram a atriz Fernanda Lima no Twitter durante o sorteio (leia mais).
6- Mudando de assunto…
Mais um bom motivo para a Revista Brasileiros comemorar neste fim de 2013!! Após ganhar o Herzog e o Esso – que teve cerimônia de entrega nesta quarta-feira (4), no Rio –, vencemos em duas categorias na 30ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil/Rio Grande do Sul junto à Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e à Regional Latino-americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA). É muita alegria!!!
7- Mussum Cacilds Alagois
“Mussum ipsum cacilds, vidis litro abertis. (…) Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim. Interessantiss quisso pudia ce receita de bolis, mais bolis eu num gostis.”
Foi assim que o Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas da segunda-feira (2) surpreendeu os leitores ao trazer, na parte da Secretaria da Fazenda (Sefaz), um despacho usando trecho de um “gerador de lorem ipsum” – texto usado em publicações, com a finalidade de verificar o lay-out/formatação antes de utilizar conteúdo real – no estilo do saudoso trapalhão Mussum.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Sefaz disse que “o texto publicado não condiz com a resenha enviada pelo Gabinete desta secretaria, da sexta-feira (29/11)” e que, durante apuração do fato, ficou constatado que o erro na publicação ocorreu “devido à inserção de uma ferramenta de edição comum em diagramação, que não foi retirado e revisado corretamente”. #fail
Está precisando de texto para prever layout? Use o Mussum Ipsum também.
8- Falando em zoeira
Internautas que esperaram angustiados o lançamento do aplicativo Tubby – que pretendia ser uma resposta (mais) machista ao “Lulu” (app que as pessoas qualificam pretendentes e ex-namorados) – tiveram uma surpresa na madrugada da última sexta-feira (6).
Em vez da plataforma de trollagem (verbo que designa o desrespeito nas redes sociais), o site oficial do Tubby publicou um vídeo, com legendas em coreano, que revelou que a verdadeira intenção era “uma campanha sobre a desobjetificação das pessoas”. Na descrição, os brasileiros Guilherme Salles e Rafael Fidelis, assumem a responsabilidade: “Não é uma trollagem, é uma mensagem”.
9- Dois pesos…
O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) renunciou nesta terça-feira (3) ao mandato. A decisão foi informada pelo vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-RS), durante a reunião da cúpula da Câmara que discutia a abertura do processo de cassação.
Em sua carta de renúncia, o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) criticou a cobertura dos veículos de comunicação pelo que chamou de “transformação midiática, em espetáculo, de um processo de cassação”. Leia a carta na íntegra.
Enquanto isso, o também condenado no julgamento da Ação Penal 470, Roberto Jefferson, continua livre, esperando a perícia do Hospital do Câncer, sobre seu estado de saúde.
Paulo Moreira Leite analisa -> No país da novilíngua, direito assegurado em lei é tratado como privilégio.
Bob Fernandes cutuca -> Imagine se o helicóptero da cocaína fosse do Genoíno.
10- Perrella diz que seu filho não vai ser investigado
Sobre o caso da apreensão do helicóptero lotado com 450 quilos de cocaína, avaliada em 10 milhões de reais, o senador Zezé Perrella saiu em defesa do filho, o deputado estadual Gustavo Perrella, na tarde desta terça-feira (3). “Meu filho não vai ser investigado”, afirmou. O senador mineiro ainda chamou de “sacanagem” o “farinhaço”, mencionando a manifestação de 50 pessoas na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Eu descobri que não vale a pena (a atividade política) e, mais uma vez eu repito que meu filho não vai ser investigado”, queixou-se. Leia mais.
11- Superfaturamento de R$ 1 bi em reforma do Metrô de SP
Segundo o Ministério Público, há indícios de ilegalidade em contratos para a reforma de trens assinados durante a gestão de José Serra no governo de São Paulo. Leia mais.
12- Obama não usa iPhone por segurança
Em uma reunião para promover a nova legislação do país para o setor de saúde, na quarta-feira (4), o presidente Barack Obama disse que não tem permissão para usar um smartphone da Apple, o iPhone, por “questões de segurança” (leia aqui). A Apple é uma das companhias de tecnologia que entregaram seus dados à NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA).
13- Novos tempos para a Igreja Católica?
Falando em segurança, depois de defender “profunda” reforma na Igreja Católica em sua primeira exortação apostólica divulgada na semana passada, o Papa Francisco revelou que, quando jovem, trabalhou como segurança de boate e que esse trabalho lhe serviu para, tempo depois, conseguir aproximar o povo novamente da Igreja Católica. Leia mais.
14- ARTE!Brasileiros na Art Basel Miami Beach
E, durante a semana que passou, aconteceu a 13ª edição da Art Basel Miami Beach. O evento reuniu mais de 200 galerias internacionais, entre elas as brasileiras Gentil Carioca, Baró, Luciana Brito, Casa Triângulo, Fortes Vilaça, Nara Roesler, Luisa Strina e Vermelho. Além dos estandes expositivos, a mostra promoveu apresentações especiais, debates, exibições de filmes e performances artísticas pela cidade toda. Leia mais.
Na quinta-feira (5), nossa enviada à Miami Patricia Rousseaux enviou texto com as primeiras impressões do evento, com a foto da instalação Appearing Rooms, do artista dinamarquês Jeppe Hein. No sábado (7), o jornal Miami Herald publicou imagem semelhante em sua capa. Hehe.
15- Quatro museus brasileiros se juntam ao Google
O Google Cultural Institute anunciou na terça-feira (3) quatro novos parceiros no Brasil: Instituto Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A plataforma promete contribuir para o acesso à cultura, disponibilizando cerca de 6 milhões de itens e 53 mil obras de arte de cerca de 300 instituições de 50 países. Leia mais.
16- Selfie, todo mundo tem direito
Uma águia roubou uma câmera de monitoramento que filmava crocodilos na região de Kimberley, na Austrália, e acabou registrando imagens enquanto voava com o equipamento por 110 quilômetros em áreas remotas do país. Entre as imagens, a ave de rapina registrou um autorretrato. O caso ocorreu em maio, mas as imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (2). Assista ao vídeo.
17- Chega…
Alimente-se bem, você sabe, pode comer tudo, mas só não faça como a Beyoncé. Não saia vestido de pizza de peperoni nas ruas.
Deixe um comentário