HEY VOCÊ!
Mais uma semana e uma conclusão simples: começou o ano. Trânsito, contas, definições… Se você ainda não se organizou, agora é a hora! E se por tudo isso você não acompanhou o noticiário, vem que a sua semanal dose de informação – e gifs – está no ar!
1- #EleSóTinha16
Nesta semana, você deve ter ouvido falar do garoto de 16 anos que foi encontrado morto com sinais de tortura em São Paulo. No último sábado (11), Kaique Augusto dos Santos foi a uma boate frequentada por homossexuais, na região central da cidade. Os amigos contam que ele se separou do grupo para procurar os documentos que estariam perdidos e sumiu. O corpo de Kaique foi encontrado sob o Viaduto Nove de Julho. Ele estava sem todos os dentes, com todos os dedos das mãos quebrados, com hematomas na cabeça e uma barra de ferro na perna. A família acredita que Kaique foi vítima de crime de homofobia. A polícia registrou o caso como suicídio. O laudo definitivo do Instituto Médico-Legal (IML) deve ficar pronto em até 20 dias.
Manifestantes ligados ao movimento LGBT protestaram na noite de sexta-feira (17), na mesma região, pedindo o esclarecimento da morte do adolescente.
A Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, emitiu nota na sexta-feira (17) reafirmando a tese de que o jovem Kaique foi vítima de homofobia: “As circunstâncias do episódio e as condições do corpo da vítima, segundo relatos dos familiares, indicam que se trata de mais um crime de ódio e intolerância motivado por homofobia”, diz a nota da SDH. Estamos chocados, vamos acompanhar de perto.
2- Acidente inusitado
“Eu estava passeando com meu cãozinho e um porco-espinho caiu sobre minha cabeça…”. Esta frase poderia soar estranha, fantasiosa ou qualquer outro adjetivo afim se fosse dita na semana passada, mas é completamente crível depois do que aconteceu na noite da última quarta-feira (15) com Sandra Nabuco. A moradora da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, teve cerca de 200 espinhos fincados em seu couro cabeludo e precisou ser encaminhada para o hospital (veja). #Tenso.
3- Acidentes com raios
Tenso mesmo foi o fotógrafo registrar o momento exato em que turista é morta por raio no Guarujá, na última segunda-feira (13). Segundo o marido da vítima, Leandro Lopes Santos, a vendedora Rosângela Biavati, 36 anos, estava no mar para pedir que o filho saísse da água. Muito triste.
A cada hora, mais de 5.700 raios atingem o Brasil, segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica). No Brasil, cerca de 130 mortes são registradas todos os anos. Saiba como se prevenir.
4- Campanha antecipada
Ainda sobre os raios, outra imagem que impressionou. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou cerca de 1.109 raios na tempestade que caiu na noite de quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, e o Cristo Redentor foi atingido por um deles. O terceiro dedo da mão direita teve o revestimento de pedra sabão danificado.
As redes sociais já indicam a tendência de análise da mídia para o fato (meteorológico):
5- Marchinha de carnaval
Enquanto todo mundo se prepara para o carnaval, uma marchinha toma a internet e é censurada – e por esta razão se multiplica em várias postagens no YouTube. É que a música “Baile do pó Royal” faz menção ao caso do helicóptero dos Perrella, que foi apreendido com 445 kg de cocaína. Nos versos do refrão, é possível cantar junto: “O pó é de quem estou pensando? Ah! É sim! Ah! É sim!”
Leia também – Mensalão tucano entra na última fase antes do julgamento no STF.
Sobre tudo isso, uma resposta:
6- Obama promete parar de espionar aliados
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu colocar um freio na Agência de Segurança Nacional (NSA) para que ela não seja tão livre com seus programas de espionagem. OK. Em pronunciamento feito no Departamento de Justiça, Obama afirmou: “Deixamos claro à comunidade de inteligência que, ao menos que exista um urgente propósito de segurança nacional, não vamos monitorar as comunicações de chefes de Estado e de governo entre nossos mais próximos amigos e aliados”. Acredite se puder.
7- “Mensalão” e a resposta ao julgamento
O site criado por amigos e familiares do ex-deputado José Genoino com o objetivo de receber doações para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta ao petista por sua participação no esquema do mensalão, arrecadou R$ 628 mil até esta sexta-feira (17). Leia aqui.
8- Ação mais humana que a cracolândia já viu
As ruas do centro da cidade de São Paulo começaram a ganhar um novo cenário a partir de quinta-feira (16). Dependentes de crack que participam do Programa de Braços Abertos da prefeitura de São Paulo começaram o trabalho de limpeza de ruas, calçadas e praças na região central. Na quarta (15), como parte das ações do programa, os usuários foram encaminhados para hotéis próximos. O modelo promete cursos profissionalizantes, reaproximação familiar, regularização das documentações e outras ações, já que o programa é multissetorial.
Sobre a ação, Haddad afirmou: “Tem que quebrar a ordem”. Na sexta-feira (17), o site Rede Brasil Atual apresentou um dos grandes desafios do programa de Haddad – a mídia. Estampada na capa de um dos jornais de maior circulação do país fumando crack, Maria (nome fictício) passou aquela manhã chorando enfurecida no hall do hotel em que está hospedada. Maria não queria que a família a visse daquela forma.
9- O #rolezinho continua…
Esta é a terceira ou quarta edição que falamos sobre os rolezinhos. Desta vez, ganhando um cunho de debate social, um “rolezinho contra o racismo” aconteceu na frente do shopping JK Iguatemi, em área nobre da cidade de São Paulo. O estabelecimento fechou as portas antes da chegada de cerca de 300 manifestantes ao local às 14 horas deste sábado (18). Leia.
Advogados que acompanhavam o ato, registraram um boletim de ocorrência assinado por mais de 30 pessoas, denunciando condutas de discriminação racial por parte do shopping: “Estava entrando no shopping para trabalhar e o segurança me abordou, achando que eu fazia parte do rolezinho. Eu não sou menor. Tenho 28 anos, trabalho aqui e sou preto. É isso. Foi um constrangimento enorme”, relata uma testemunha para mídia NINJA.
10- Condomínio no RJ discrimina trabalhadores
O objetivo era realizar os exames médicos para iniciar um emprego novo. Mas, barrados no condomínio comercial Le Monde, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, 18 trabalhadores ainda ouviram um administrador dos edifícios dizer que causariam “poluição visual e mau cheiro” no espaço. Tudo isso segundo consta no registro de ocorrência feito na 16º DP (Barra) na noite da quarta-feira (15). A ofensa também foi presenciada por um PM que foi ao local atender o chamado. Não dá para acreditar.
11- Brasil Post no ar
Anunciado em outubro, o Brasil Post – versão brasileira do progressista Huffington Post – entra no ar no dia 28 de janeiro. O site é uma das grandes apostas editoriais do momento – junto com a edição brasileira do El País, que entrou no ar com uma entrevista exclusiva com a presidenta Dilma Rousseff, além de colunas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, dos escritores Paulo Coelho e Luís Ruffato, da jornalista Eliane Brum. Aguardamos as novidades.
12- Nunca houve uma mulher como Hilda
Capa da edição de janeiro da Revista Brasileiros – nas bancas! -, a reportagem sobre Hilda Hist fala dos dez anos de sua morte. A escritora renasce em relatos de amigos íntimos, filmes, séries e livros. Leia aqui ou baixe a edição no aplicativo da Revista Brasileiros para iTunes.
13- O “mea culpa” que os militares não deram
Outro destaque da edição de janeiro da Revista Brasileiros é o artigo do repórter Luiz Cláudio Cunha, que contrapõe a inércia dos militares ao mea culpa feito pela Rede Globo, o principal sustentáculo civil do regime autoritário. Clique aqui para ler. O repórter ganhou projeção ao denunciar, em 1978, o sequestro de uruguaios pela Operação Condor em solo brasileiro. Desde então, ocupou postos de peso na carreira, como a direção em Brasília das sucursais das revistas Veja e IstoÉ e do jornal O Estado de S.Paulo. Quando consultor da Comissão Nacional da Verdade, foi afastado em julho passado por criticar a postura de alguns de seus integrantes e apontar a falta de empenho do ministro da Defesa e dos comandantes do Exército e da Marinha no esclarecimento de crimes da ditadura. Fundamental.
14- Confundindo Sábios
Dentre os artistas que se destacam na nova geração do rap nacional, o paulistano Rashid é um dos mais novos. Com apenas 25 anos, Michel Dias Costa (seu nome de batismo) está longe, no entanto, de ser um novato, e talvez por isso colha tão cedo os frutos de seu trabalho. Em entrevista à Brasileiros rapper fala sobre novo trabalho, música, política e violência policial. Leia aqui e escute a música do rapaz:
15- Química Malvada
O premiado seriado Breaking Bed estreou pela Record na última terça-feira (14). Sua chamada em português – A química do mal – causou frisson nas redes sociais. Como na internet tudo acontece muito rápido, não demorou para surgir um tumblr – Química Malvada – imaginando possíveis nomes para séries na Record. Vale o clique.
16- Gatos, sempre eles…
Pesquisa divulgada nesta semana confirma: gatos pensam que seus donos são uma versão maior deles próprios. Leia aqui.
17- Procurador-geral vê “fortes indícios” de propina no caso do cartel dos trens de SP
O procurador-geral Rodrigo Janot afirmou, em um parecer enviado ao STF, que há “fortes indícios de existência do esquema de pagamento de propina pela multinacional alemã Siemens a agentes públicos vinculados ao Metrô de São Paulo”. A afirmação consta de documento enviado em 7 de janeiro ao ministro Marco Aurélio Mello, relator do inquérito 3815, que apura ação de cartel no setor de trens e metrô em São Paulo entre 1998 e 2008 – governos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB (leia).
18- CHEGA!
Ficamos por aqui, na expectativa do anúncio de reabertura do Cine Belas Artes, cinema tradicional de São Paulo, na rua da Consolação. A CAIXA Econômica fará o financiamento. Para quem quer assistir filmes agora, aproveite o festival de cinema francês online e gratuito. Aos amigos, bom final de semana e CORAGEM que o ano está só começando…
Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário