1- EUA espia, Dilma fica bolada
Na semana do grito de independência, começamos com a denúncia do esquema de espionagem dos Estados Unidos no Itamaraty – Dilma e assessores diretos, através da Agência Nacional de Segurança Americana (NSA, na sigla em inglês).
Documentos repassados por Edward Snowden mostram que a NSA tem um departamento internacional encarregado de espionar Japão, Brasil, Turquia e a Europa Ocidental. Outro documento são listados os “desafios geopolíticos que serão enfrentados pelos EUA de 2014 a 2019”. Neste, há um tópico chamado “Amigos, inimigos ou problemas?”, em que o Brasil aparece junto do Egito, Índia, Irã, Turquia e México. Entenda aqui.
Dilma convocou reunião de emergência, exigiu explicações, cancelou viagem da equipe responsável por preparar visita aos EUA e não se deu por satisfeita pela resposta da embaixada norte-americana. Ouça abaixo a presidenta em entrevista coletiva, concedida em São Petersburgo, na sexta-feira (6) onde ela relata a conversa que teve com o presidente Obama durante a reunião do G-20, ou leia aqui.
Aos nove minutos e cinquenta segundos, Dilma afirma: “Eu quero saber tudo o que há em relação ao Brasil (sobre a espionagem). Não sou eu que tem que dizer o que é que tem, porque eu não sei. Eu quero saber tudo o que tem. A palavra tudo é muito sintética. Ela abrange tudo. Tudo. Tudinho… Em inglês, everything”. A presidenta está cada vez mais bolada – nós também!
2- Obama quer guerra (ou devolva o Nobel da Paz)
O mundo teve um sonho chamado Obama, que acabou virando um pesadelo – falamos sobre isso semana passada (veja aqui, no tópico 11) – e por esses dias muitas montagens circularam nas redes, sobre a lógica intervencionista norte-americana na Síria. O Irã diz que ataques químicos são pretexto para deflagrar guerra. Rússia enviou, na terça-feira (3), três navios ao Mediterrâneo para monitorar situação.
*Ontem (6) mesmo, um bombardeio com drone dos EUA, no Paquistão, matou 6 pessoas
*Obama tirando uma “selfie” (ou auto-retrato) no caos.
O site Buzzfeed fez uma lista, mostrando a insatisfação do povo americano, através dos memes da internet. No Brasil, um grupo protestou em frente à embaixada norte-americana em Brasília, na tarde de sexta-feira (6).
Até o final desta edição, Bush filho se manifestou também:
*Resistência a ataque cresce e Obama marca anúncio sobre Síria para terça-feira (10)
3- José Mujica sobre Síria
“Único bombardeio admissível seria de leite em pó e biscoitos“. Apenas isso.
4- E no céu?
Enquanto Mujica se posiciona e emociona, Didi Mocó continua a contar a mesma história. Não se sabe se as pessoas choram junto porque é sobre um menino que morre de fome no colo da mãe ou se é pela total falta de noção de Renato Aragão e sua narrativa em looping. Nesta edição do controverso Criança Esperança, a cena se repetiu. E, como a internet não perdoa, já existe um “dossiê” mostrando o humorista contando a velha história em ocasiões diferentes. O vídeo tem cinco dias e 270 mil visualizações.
5- Big data e os protestos no globo
Você deve ter ouvido muito este termo e vai ouvir mais e mais. Big data são ferramentas e soluções tecnológicas capazes de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade exponenciais – estruturados ou não. Um pesquisador da Universidade da Pensilvânia conseguiu elaborar um mapa mostrando onde o mundo protestou nas últimas três décadas, utilizando essas informações. Veja a animação no link.
6- Os protestos contra a Rede Globo
Entre tantas outras coisas, a Globo é investigada por sonegação fiscal, é criticada por sua postura sobre a democratização da mídia e é constantemente lembrada por ter apoiado o golpe militar de 1964. Na sexta-feira, 30 de agosto, o Levante Popular convocou manifestações contra a emissora, em todo país e jogaram – acreditem – merda na entrada do prédio.
No dia seguinte, sábado (31), através do jornal O Globo, divulgaram mea culpa dizendo que o apoio editorial ao golpe foi um erro. Em manifesto divulgado no domingo (1), o Levante Popular justificou o ato: “Jogamos merda na Globo porque ela é golpista. Foi o suporte ideológico do Golpe Militar de 1964. As Organizações Globo, como recentemente assumiu, foram cúmplices de um regime ditatorial que perseguiu, prendeu, sequestrou, torturou e assassinou milhares de brasileiros que lutaram pela democracia, mas que eram tratados como “terroristas” nas manchetes dos seus jornais. A Globo foi conivente com a maior marca de sangue que o povo brasileiro carrega em sua história” (leia na íntegra).
Na quarta-feira (4), o Clube Militar se manifestou em nota – Equivoco, uma ova!: “Declarar agora que se tratou de um ‘equívoco da redação’ é mentira deslavada. Equívoco, uma ova! Trata-se de revisionismo, adesismo e covardia do último grande jornal carioca”. Viomundo resgatou os textos de Roberto Marinho pós-golpe.
7- “É o melhor que os conservadores conseguem fazer”
Depois de quase 3 meses internado, o ex-presidente Nelson Mandela deixou o hospital em Pretória no domingo (1), mesmo assim George W. Bush (pai) deu as condolências equivocadas aos sul-africanos pela morte do líder. O The Huffington Post ironizou o fato: “Bush Declares Mandela Dead: This is the Best Conservatives Can Do“ (Bush anuncia a morte de Mandela: É o melhor que os conservadores conseguem fazer). Minutos depois, no Twitter, o porta-voz do ex-presidente dos EUA pediu desculpas pela gafe: “Stupid mistake by me”.
8- Escondendo a cara
Caetano Veloso visitou a sede do Mídia NINJA no Rio na quinta-feira (5). Durante o encontro, ele cobriu o rosto com uma camiseta preta, a exemplo de integrantes do Black Bloc. Na legenda da foto postada na página do facebook do coletivo, está uma declaração atribuída ao músico: “É uma violência simbólica proibir o uso de máscaras. Dia 07 de setembro todos deveriam ir às ruas mascarados!”. Só no Rio de Janeiro, o saldo das máscaras e camisetas pretas na cara foi mais de 80 manifestantes detidos.
*Para entender mais sobre o NINJA, leia (aqui) a reportagem que a Brasileiros fez sobre o coletivo.
9- Sete de setembro
Este videozinho aqui, divulgado ontem (6), tem quase 19 mil visualizações e é só para você – que ainda tinha alguma esperança no #GiganteAcordado – morrer de vergonha alheia e refletir, ou tentar esquecer essa imagem…
Em São Paulo, neste sábado (7), o “grito dos excluídos” reúne 8 mil pessoas em manifestação pacífica e sem máscaras.
10- Anote na agenda
Já está sabendo do II Seminário “Quem é Quem na Arte Contemporânea Internacional”, que a revista ARTE!Brasileiros organizou junto com a Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad? Na próxima terça-feira (10), nomes importantes do Brasil e do exterior vão falar sobre o mercado de arte, os espaços expositivos, as instituições culturais e a geopolítica da arte, entre outros assuntos. O seminário acontece no Auditório Ibirapuera, à partir das 9h15. A entrada é gratuita. Se preferir, acompanhe em nosso site o streaming.
*Leia o que Fabio Cypriano falou sobre a importância de discutir o cenário artístico atual.
11- Primeiro turno
Nova pesquisa do Vox Populi indica vitória de Dilma no primeiro turno – e a diferença é grande. Enquanto a presidenta tem 24% das intenções de voto na pesquisa espontânea, Marina Silva apresenta 1%, por exemplo. Leia os detalhes da pesquisa no Balaio do Kotscho.
12- Serra é candidato
Candidato ao bom-senso? Em sua página pessoal, José Serra se “solidariza” contra a espionagem sofrida pelo Itamaraty. Mas seus “fãs” parecem não ter curtido a postura do líder tucano. Ao que se vê, por rixa política, não conseguem enxergar a violação dos direitos e da soberania.
Serra não é candidato – Pelo menos é o que afirma o príncipe da privataria tucana, Fernando Henrique Cardoso. Segundo ele Serra dificilmente encontrará no PSDB apoio para ser candidato a presidente. Analistas afirmam que Serra conta com duas possibilidades: ele poderia sugerir que prévias sejam feitas; ou então ingressar no PPS – o tucano teria até final de outubro para tomar essa decisão.
Cursinho das redes – Mônica Bergamo, afirmou que o PSDB dará curso a militantes para aumentar o engajamento nas redes sociais. Especialistas em marketing digital e membros da legenda vão conduzir o treinamento, de oito horas, no dia 14, em que serão apresentadas ferramentas de postagem e monitoramento.
Enquanto isso, monitora essa: Presidente do Metrô de São Paulo admite existência de cartel – também admite que as empresas vencedoras de contratos do Metrô subcontratam as empresas que saíram derrotadas das licitações.
13-Chega
Exaustão. Se você chegou até aqui, merece ver o cachorro que espera que um bebê dormindo jogue a bolinha para ele buscar.
Quem sabe a esses gifs preciosos salvem o seu final de semana! (ou então tente nossos preciosos blogs – Mario Prata Entrevista Grandes Brasileiros, Quintessência e Biblioteca Mal-dita)
Leia também a QUE SEMANA! edição UM, DOIS, TRÊS, QUATRO e CINCO.
Deixe um comentário