É isso brasileiros… que semana!
1- O encontro entre a Lua e o planeta Vênus
Começaremos com poesia… No domingo (8), conseguimos observar, em algumas cidades do Brasil, um fenômeno astronômico: a conjunção do planeta Vênus com a Lua Crescente. A cena foi registrada inúmeras vezes e reproduzida em diversas redes sociais.
Porém, a qualidade dessas imagens, muitas vezes, não foram condizentes com a emoção do momento, por assim dizer… E como a internet é uma maravilha, para o bem ou para o mal, já existe o tumblr: “Quase Lua e Vênus“, que reúne as – melhores – piores fotos.
Tem muito mais aqui.
2- Desperdício de comida agrava fome no mundo
A Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) diz que 1,3 mil milhão de toneladas de alimentos é jogado fora todos os anos. E esse desperdício é o 3º maior emissor de CO2. Isso quer dizer que, se fosse um país, seria o terceiro maior emissor, depois da China e dos Estados Unidos. Perdas assim, por parte de produtores e consumidores, estão levando a uma escassez de alimentos e prejudicando severamente o meio ambiente, num mundo no qual 870 bilhões de pessoas passam fome. O relatório foi divulgado na quarta-feira (11) pelo diretor-geral da entidade, o brasileiro Jose Graziano da Silva.
>> Notícia boa: A mortalidade infantil no Brasil cai 77% em 22 anos, segundo a Unicef. Leia mais.
3- Desperdício de tempo agrava entreguismo
Semana passada, contamos que a nossa presidenta Dilma Rousseff exigiu satisfações do governo norte-americano sobre as acusações de espionagem. Enquanto isso as organizações para a desinformação e combate do Lulo-Dilmismo – conhecidas também como revista Veja – perguntam aos seus leitores: “O que os americanos deveriam ter espionado em homenagem aos brasileiros decentes?”. Não acredita? VEJA aqui.
4- Chicana e opinião pública
Na quinta-feira (12), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) contrários à aceitação dos embargos infringentes, que podem garantir aos 12 réus da ação penal 470 – conhecida como Mensalão – o direito a um novo julgamento, fizeram “chicana” para que a decisão sobre o tema fosse adiada para a próxima semana. A votação acabou empatada em 5 a 5, e, mesmo com o ministro Celso de Mello, único que ainda não voltou, ter pedido para expor seu posicionamento em apenas cinco minutos, o presidente da corte, Joaquim Barbosa, encerrou a sessão, que será retomada somente na próxima quarta-feira (18). Ou seja, pressão midiática e uma capa da Veja no caminho do ministro Celso de Mello.
Celso de Mello disse que vai decidir “com independência” e “sem pressão”. Leia.
Leia também: Essa pressão é reacionária – Ministros do STF pretendem acreditar em algo que, no caso, não existe: a “opinião pública”.
5- Morre Gushiken
Morreu de câncer no início da noite de sexta-feira (13), aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-ministro do governo Lula, Luiz Gushiken. Ele foi um dos fundadores do PT, deputado federal e chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República de 2003 a 2005. Leia aqui.
“A morte de meu amigo Luiz Gushiken é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartihar da sua sabedoria e capacidade de pensar como o Brasil poderia ser uma nação mais justa para todos. Reverência pela serenidade como viveu a vida e enfrentou a morte”, afirmou Dilma, em nota.
Gushiken chegou a ser acusado de participação no episódio apelidado de Mensalão. E, apenas no ano passado, após sete anos da eclosão do caso, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que não havia provas contra o ex-ministro. “O Gushiken foi uma das vítimas da mentira de uma parte da imprensa deste país. Eu sei o que o companheiro Gushiken sofreu com as infâmias que levantaram contra ele. Muitas vezes o irresponsável que levanta uma acusação sem ter provas não leva em conta a história das pessoas, que as pessoas têm mulher, tem filhos”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado (14), durante encontro de integrantes do PT paulista na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no centro da capital. Relembre o caso.
[nggallery id=16210]
6- 11 de setembro
Chile, 40 anos depois. Nossa repórter especial Luiza Vilaméa relembra o episódio, tão latente nas eleições deste ano, já que as presidenciáveis Michelle Bachelet e Evelyn Matthei ocuparam campos opostos desde o golpe comandado por Augusto Pinochet.
Quando meninas, Michelle e Evelyn moraram em uma base militar em Antofagasta, no norte do Chile. Seus pais eram amigos. Anos mais tarde, escolhas políticas separaram as duas para sempre. Em 1970, quando Allende foi eleito presidente, o pai de Michelle, general Alberto Bachelet, apoiou o novo governo. Posição contrária foi tomada pelo pai de Evelyn, general Fernando Matthei.
Leia também: O depoimento de Clóvis Rossi – O sangue ainda escorria quando cheguei ao Chile.
7- 11 de setembro, parte 2
Vladimir Putin teve um artigo, de quase uma página inteira, publicado no New York Times, na última quarta-feira (11). Entitulado de “A Plea for Caution From Russia – What Putin Has to Say to Americans About Syria“ (ou em tradução livre: Um apelo da Rússia – o que Putin tem a dizer sobre a Síria para os americanos), o artigo foi assunto da blogosfera, muitos elogiando a qualidade da argumentação do presidente da Rússia no texto. “Um ataque aumentaria a violência e deflagraria uma nova onda de terrorismo”, escreveu Putin. Nos Estados Unidos, a repercussão “exigiu” uma explicação do jornal, feita através de uma postagem no site, assinada pela ombudsman Margaret Sullivan. Leia o artigo traduzido.
8- Estamos acompanhando – Síria
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a acordo sobre um plano de eliminação das armas químicas sírias, que dá uma semana a Damasco para apresentar a lista de tais armas e prevê a adoção de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo foi anunciado sábado (14) em Genebra pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao fim de três dias de discussões com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Os Estados Unidos e a Rússia “estão de acordo que a resolução da ONU se refira ao Capítulo 7 sobre o recurso à força”, disse Kerry. Pelo acordo, inspetores deverão estar em território sírio até novembro, com o objetivo de eliminar as armas químicas do país até meados do ano que vem, acrescentou o secretário.
Leia também: EUA compartilharam dados de espionagem com Israel, diz jornal.
9- Estamos acompanhando – Programa Mais médicos
Morde/assopra da Folha com o programa do governo federal continua. Entre reflexões, como a de Cláudia Collucci (“Erramos. A população ficou contra a gente”, dizem médicos) e Drausio Varella (“O purismo de exigir para os estrangeiros uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratações para vagas que não interessam aos brasileiros”) e manchetismos como visto em “Universidade federal se nega a ajudar programa de Dilma“.
No Viomundo: “Brasil e Cuba estão fazendo uma troca sensata de serviços”, afirma John Kirk.
10- Hackers brasileiros invadem a Nasa
Na terça-feira (10), Hackers brasileiros do grupo “BMPoC” alteraram 14 endereços web gerenciados pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos. O visitante que tentasse acessar algum dos subdomínios afetados via duas janelas pop-up em inglês dizendo “Não ataquem os sírios” e “EUA parem de espionar o Brasil”. O grupo já havia desfigurado endereços da Nasa em abril, mas sem nenhuma mensagem de protesto. Apesar de a página desfigurada ser da Nasa, a espionagem é parte de um programa de outro departamento do governo, a Agência de Segurança Nacional (NSA).
11- Sapo “invade” uma decolagem da Nasa
É isso mesmo. A foto abaixo foi tirada durante o lançamento do foguete Ladee, da Nasa, realizado na Virgínia, no último dia 6 de outubro. Repare bem:
A presença do sapo na foto foi confirmada oficialmente através do perfil – recém-criado – da Nasa no Instagram.
Não existem informações sobre as condições do sapinho tripulante. Esperamos, sinceramente, que ele tenha acionado o assento ejetável.
Ok. Nós sabemos que o sapo não tentou decolar com um foguete da Nasa. Mas outros animais estão no Guinness World Records 2014, por realizarem algumas proezas. Como é o caso da cabra skatista.
E do cão chamado “Ozzy”, que detém o recorde mundial para travessia mais rápida de um cão em uma corda bamba – cruzou com sucesso uma corda de 3,5 metros em 18s22.
Não, este gato abaixo não tem recorde nenhum, mas precisava estar nesta lista.
.
12- Beyoncé-Lelek
No eclético
Fãs, haters e xiitas ficaram revoltadíssimos pela popstar Beyonce ter dançado no palco o já clássico do funk “Ah, lelek-lek-lek”, do Mc Federado e Os Leleques. Alguns comentaristas especializados de youtube e grandes portais ficaram #chateadíssimos com o retrato que os gringos podem ter de nossa cultura. Esperavam alguma citação da Bossa Nova.
13- O nosso já tradicional CHEGA, em caixa alta…
…Vem acompanhado de conteúdo e informação, das discussões presentes no II Seminário Internacional “Quem é Quem na Arte Contemporânea”. Aqui você encontra tudo que falamos sobre o seminário, que aconteceu na última terça-feira (10); e abaixo você assiste o primeiro vídeo, da série de entrevistas que fizemos, com os participantes que falam de rumos e possibilidades da arte.
[E a emoção para os são-paulinos que encontraram em Muricy Ramalho a esperança para sair da zona de rebaixamento. Entenda aqui]
Bom final de semana…
Leia também a QUE SEMANA! edição UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO e SEIS.
Deixe um comentário