1- Discurso, repercussão e contrastes
Na terça-feira (24), a presidenta Dilma Rousseff discursou na ONU e propôs o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet. Falou de respeito à soberania, lembrou de algumas questões que deveriam ser tratadas naquela instância: Direitos humanos, reconhecimento do Estado Palestino, Síria, etc. (leia mais aqui). A repercussão foi instantânea.
No sábado (28), o jornal espanhol El País, já destacava: Cresce o consenso internacional para a proposta de Dilma de regular a internet.
2- América Latina fala grosso
O papo reto de Dilma – 22 minutos – posicionou o Brasil, incomodando algumas instâncias que já trataremos. Porém, vamos destacar mais dois discursos, que merecem a sua atenção: do presidente da Bolívia Evo Morales e o do presidente do Uruguai José Mujica.
Morales reiterou na ONU, sua proposta de criação do Tribunal dos povos, para a defesa da soberania frente as grandes potências, como os Estados Unidos, e ainda disse: “(Obama) Vem de uma família discriminada como eu, me chamou a atenção, mas agora vemos o contrário. Talvez a isso se deva o prêmio Nobel da Paz, mas talvez deveriam dar-lhe o prêmio Nobel da Guerra”.
Pepe Mujica, fez um discurso que surpreendeu desavisados e disse que “tem angústia pelo futuro” e que a nossa “primeira tarefa é salvar a vida humana”. Fez ouvir a voz da América Latina, repetindo: “Soy del Sur”, como a canção que quem volta ao sul. Afirmou, entre outras coisas, que a cada 2 minutos gastam-se 2 milhões de dólares em orçamentos militares, enquanto “as investigações médicas correspondem à quinta parte dos investimentos militares”.
3- 40 anos sem Neruda
Na segunda-feira (23), completaram-se exatos 40 anos da morte do poeta chileno, Pablo Neruda. Ele faleceu na Clínica Santa Maria, em Santiago, alguns dias depois do general Augusto Pinochet bombardear o Palácio La Moneda e instalar os 17 anos de ditadura no país. Neruda havia sido diagnosticado com câncer de próstata, mas a causa de sua morte é polêmica. A Brasileiros publicou em junho deste ano texto que conta os bastidores da exumação de Pablo Neruda. Leia a Crônica de um assassinato presumido.
4- Discurso, repercussão e contrastes parte 2
Na quinta-feira (26), a revista The Economist anunciou as capas da edição que chega às bancas no dia 28 de setembro. E se no mundo todo a publicação trata do terrorismo, na América Latina e Ásia o destaque é o caderno de 14 páginas falando sobre a economia brasileira. ”Has Brazil blown it?” (ou “O Brasil estragou tudo?”) com o Cristo em trajetória de queda.
Ainda na quinta-feira (26), Obama questionou programas sociais brasileiros, ele foi à Organização Mundial do Comércio (OMC) cobrar “transparência” do Brasil sobre a distribuição de alimentos. Questionou até mesmo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que estabelece fundos para a merenda, colocando sob a suspeita de que sejam estratégias e mecanismos de subsidiar de forma indireta a agricultura e produtores rurais.
5- Adolescentes até que acabem com a brincadeira
Mudando de assunto, no Reino Unido, uma nova “diretriz” foi divulgada esta semana, afirmando: Adolescência vai até os 25 anos. Segundo os pesquisadores, a neurociência tem mostrado que o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa jovem continua em um estágio mais tardio e que, sua maturidade emocional, a autoimagem e o julgamento são afetados até que o córtex pré-frontal seja totalmente desenvolvido.
Não é o caso, mas isso ajuda pensar que estamos AGORA entrando na idade adulta. O que, em alguma instância, justificaria o fato da MTV Brasil fechar suas portas e começar uma restruturação. Isso num campo poético. Afinal, o canal fecha, depois de 23 anos no ar, por causa do alto custo do licenciamento para a Viacom ou por mudança de prioridades na Editora Abril. Uma pena (Mauricio Stycer fez um texto lamentando tudo).
O fim foi celebrado na noite do último dia 26, com música, muito caos, piadas ruins, reunião de antigos VJs e catuaba.
E pensar que tudo isso acontece na semana que o álbum “In Utero”, da linda e grunge banda Nirvana, foi relançado no mundo inteiro, em uma versão de luxo, para comemorar os VINTE anos do lançamento. Não está fácil para ninguém. Os anos passaram e a mãe de Kurt Cobain divulgou fotos do vocalista na infância, para tentar vender a casa que ele viveu.
6- Google faz 15 anos
Falando em juventude, o Google completou esta semana 15 aninhos e a Brasileiros, em Palo Alto, deu um espiada nas dependências da empresa. Leia.
7-Lobão vai para a Veja
Falando em MTV, o ex-VJ da casa, o músico Lobão vai passar a assinar uma coluna semanal na revista Veja, ainda este mês. Ele disse que ainda não definiu o assunto que vai tratar em sua estreia, mas que seria algo entre mensalão e lei de biografias.
Enquanto isso, Reinaldo Azevedo ficou chateado com a zoeira com as atrizes globais, chamou a internet de Al Qaeda (!!!!!!!!!)
Leia também: Movimentos responderam em manifesto a este comentário de Reinaldo Azevedo.
8-Bolsonaro agride Randolfe
A visita da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, começou com tumulto. O motivo foi a chegada do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que não faz parte da comissão e não estava na lista dos integrantes da visita. A confusão começou quando Bolsonaro forçou a passagem, no portão do quartel, e chegou a dar um soco na barriga do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que tentava impedir a entrada do deputado federal. Assista ao vídeo da confusão.
9- Batman é detido no Rio de Janeiro
Na quarta-feira (25), um grupo se reuniu na frente do Ministério Público, no Rio de Janeiro. Batman, ou melhor, o carioca Eron Melo, foi colocado no camburão da Polícia Militar, por não querer retirar sua máscara. É que o governador Sérgio Cabral sancionou o projeto de lei 2.405/13, no dia 11 de setembro, aprovado pela Assembleia Legislativa do do Rio (Alerj), que proíbe o uso de máscaras em manifestações no estado.
Um dia depois, em ato de professores, Batman teve ‘Saci-Pererê’ e ‘Jack Sparrow’ como aliados.
10-Jornalista do Estadão é detida nos Estados Unidos
Destacada para cobrir a visita do ministro Joaquim Barbosa, que fazia uma conferência no campus da Universidade Yale, a jornalista Claudia Trevisan foi autuada por ‘invasão de propriedade privada’, segundo a polícia. “Nós sabemos quem você é. Você é uma repórter, temos sua foto. Você foi avisada muitas vezes que não poderia vir aqui”, disse o policial, segundo relato de Claudia. Em seguida, ela foi presa e mantida incomunicável por mais de cinco horas.
O jornal solicitou a universidade respostas a cinco perguntas pontuais sobre o episódio e seu acesso às imagens de câmeras de segurança do prédio de Woolsey Hall. Uma das perguntas é: “O ministro Joaquim Barbosa deu alguma instrução à faculdade de Direito ou para pessoas da organização do evento de como tratar a imprensa?”.
11- PSB racha
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, recebeu na sexta-feira (27) a carta de desfiliação da executiva da legenda no Ceará. O documento é assinado pelo governador cearense e agora ex-presidente da sigla no estado, Cid Gomes. O grupo político de Cid detém 280 mandatos no Ceará, com 38 prefeitos, além dos 13 deputados e vereadores, eles apoiam não apoiam a saída do partido da base governista.
12- Dilma volta para o twitter, ao lado de Dilma bolada
Na noite de quinta-feira (26), o IBOPE divulgou os últimos números de uma pesquisa sobre as eleições de 2014, indicando o crescimento da preferência de voto na presidenta Dilma. Na manhã sexta-feira (27), Jeferson Monteiro, garoto carioca de 23 anos que criou o personagem fictício Dilma Bolada, se encontrou com a chefe de Estado do país (leia aqui).
No encontro, Dilma ativou sua conta no Twitter e lançou o portal Brasil, que segundo a Presidência, pretende ser a porta de entrada da relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de todos os ministérios.
Enquanto isso, no Twitter – O vaticano afirma: Jesus foi o primeiro a tuitar.
Enquanto isso no Vaticano – O Papa Francisco excomunga o padre australiano Greg Reynolds, que se declarava a favor do casamento gay e do sacerdócio feminino. O Huffington Post contou a história.
13- Estamos acompanhando
Mais médicos: “Parece que estou sonhando”, diz Maribel, a médica cubana que vai enfrentar o pior IDH do Brasil. Leia aqui.
14- Estamos acompanhando também
No Egito, primavera árabe fracassou. A proibição das atividades da Irmandade Muçulmana representa mais um retrocesso no processo da democratização.
Balanço dos Sete anos da Lei Maria da Penha: Desde sua implementação, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça, foram registrados quase 700 mil procedimentos judiciais contra agressores de mulheres no Brasil entre atendimentos, medidas de proteção e prisões.
15- CHEGAAA!
Estamos esperando sentados a próxima semana e o que vem por aí. Aliás, em outubro teremos boas e grandes novidades. Fique ligadinho. E bom finalzinho de semana!
Leia também a QUE SEMANA! edição UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE e OITO.
Deixe um comentário