Esta semana, estamos contagiados pelo Dia das Crianças. Essas pequenas criaturinhas, que enchem nosso peito de esperança por um mundo mais justo. Vamos falar também de muitas mulheres, já que o gênero movimentou boas e tristes notícias. E vamos falar de muita TRETA. Como já é costume. #VemGente
1- Espionagem
Documentos vazados pelo americano Edward Snowden, e obtidos pelo Fantástico (veja aqui), mostraram que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem dos EUA e do Canadá. Foram obtidos metadados das comunicações de computadores, telefones fixos e celulares do ministério, mapeadas pela agência de espionagem do Canadá.
Como sempre, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald foi parceiro da reportagem do programa da Rede Globo. Na quarta-feira (9), Greenwald voltou a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado. Ele garantiu que tem publicado tudo o que sabe sobre os documentos que tratam da espionagem que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos fez sobre as comunicações brasileiras.
O senador Pedro Taques (PDT-MT) propôs ao jornalista que entregasse à CPI os documentos: “Nós não podemos ficar sendo pautados por programas de televisão”. Mas Glenn não aceitou a proposta e disse que prefere manter o trabalho jornalístico apartado do governo.
2- O plano C de Marina
Assim que a ex-senadora Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB, junto ao governador de Pernambuco Eduardo Campos, a polêmica começou a rolar. No domingo (5), ela afirmou que gostaria de acabar com o “chavismo do PT” (leia análise aqui). Na ocasião, disse também que ser vice de Campos seria seu plano C.
Mas, polêmica mesmo foi a afirmação feita na última quarta-feira (9), em entrevista à Folha de S.Paulo: “Nós dois somos possibilidades e sabemos disso. Que possibilidade seremos, o processo irá dizer e estamos abertos a esse processo”. Jânio de Freitas narra a história. Enquanto isso, o ex-deputado federal Luciano Zica foi a primeira baixa entre aliados históricos de Marina: “Nossa proposta era a de fazer da política uma nova política”, afirmou à Folha.
3- Novo cenário
Imposição por um cenário diferente do atual? Não se sabe. Mas fato é que a última DataFolha divulgada no sábado (12) mostra novos caminhos. No primeiro, Dilma venceria no primeiro turno, com 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Em outra simulação, a disputa aparece mais apertada, a Dilma alcança 37% das intenções de voto; Marina marca 28%; e Serra 20%.
4- “Censor, eu? Nem morta!”, diz Caetano
Poxa Caê. Não era proibido proibir? Esta semana ficamos perdidos. Que Roberto Carlos é contrário à publicação de biografias não autorizadas isso nós já sabemos. A novidade foi ver os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Erasmo Carlos apoiando a exigência de autorização prévia para a comercialização dos livros, através do grupo Procure Saber, em que Lavigne é presidente e porta-voz (leia aqui).
Na quarta-feira (9), a jornalista Mônica Bergamo e Paula Lavigne discutiram via Twitter. Lavigne lembrou a Bergamo que a Folha de S.Paulo também censurou (e processou) o Blog Falha de S.Paulo, paródia do jornal.
Na sexta-feira (11), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Marisa Monte se reuniram no Rio para falar da repercussão do posicionamento deles sobre a questão das biografias. Hoje (13), Caetano publicou texto sobre o assunto, em que diz “Censor eu? Nem morta!”. Entenda. Com muito humor, a editora MojoBooks deu uma das respostas mais criativas à polêmica. Criaram no Facebook uma página que se propõe a fazer “a mais pirata e coletiva biografia não autorizada de Caetano Veloso”. Vale o clique!
5- Brasileiros em Frankfurt
Você sabe, amamos literatura… Então decidimos ir ao maior evento literário do mundo: a Feira do Livro de Frankfurt. Nossa reportagem conta como foi, em texto e foto, muita foto. Leia aqui.
E não fugindo a relação polêmica e literatura, você deve ter lido que o escritor e jornalista Luiz Ruffato fez um dos discursos com maior repercussão no evento, em que falou de nossa história e suas mazelas. Ruffato falou do que significa “ser escritor num país situado na periferia do mundo”. Leia íntegra do discurso. Em entrevista a um site alemão, ele afirmou que teria sofrido ameaças físicas na Feira do Livro, além de ter sido atacado pela TFP (leia aqui).
Enquanto isso, a estrela internacional da literatura brasileira e recordista de vendas de livros Paulo Coelho só esteve presente nas paredes externas do stand de sua editora e na publicidade dos ônibus, que fazem a ligação entre os pavilhões da feira.
6- Nobel de Literatura
O telefone tocou, tocou e ela não atendeu. Deixaram uma mensagem, que dizia: “Parabéns, você acaba de receber o Nobel de Literatura”. Foi assim que a escritora canadense Alice Munro, de 82 anos, soube que havia ganhado o maior prêmio da literatura mundial (leia aqui).
Se você não a conhece, dizem que o que mais chama atenção é sua forma de contar histórias comuns de forma intensa, personagens femininos com seus medos, expectativas e relações com o mundo exterior. Ela é a 13a escritora a ganhar o Nobel, desde sua criação, em 1901. Fique ligado no caderno LITERATURA! Brasileiros para saber mais sobre a autora.
O Prêmio Nobel da Paz foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) pelo trabalho na eliminação dessas armas, anunciou nesta sexta-feira, dia 11, o Comitê do Nobel na Noruega. A Opaq é sediada em Haia (Holanda). Leia mais.
7- Dançando
Talvez seja o espírito das crianças que contagiou a atriz global Maria Casadevall, talvez seja um viral, talvez seja a gravação de um videoclipe. Talvez ela só quisesse dançar. Fato é que Mariana dançou na quarta-feira (9) e encantou a geral.
8- A pobreza caiu
Segundo estudo da Fundação Perseu Abramo (FPA) divulgado esta semana, entre 2002 e 2012 cerca de 22,5 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza no País. Leia mais.
9- Coluna Social
Aécio Neves casou-se na última sexta-feira (9). De acordo com a assessoria do tucano, o banco BTG Pactual havia convidado Aécio a fazer uma palestra num evento voltado para investidores estrangeiros em Nova York. O convite se deu em agosto e, como é de praxe, incluía passagens aéreas e hospedagem para o palestrante e um acompanhante. O banco reservou uma suíte para o casal, de segunda a quarta-feira, no hotel Waldorf Astoria. No caso de Aécio, segundo a assessoria, ele declinou de cobrar pela palestra.
10- PCC planejou matar Alckmin
Segundo informações do Ministério público, interceptações telefônicas mostram que o Primeiro Comando da Capital, PCC, planeja matar o governador de São Paulo desde 2011. O Estado teve acesso ao áudio em que um dos líderes do PCC, o preso Luis Henrique Fernandes, o LH, conversa com dois outros integrantes da facção e pede para que se treinem pessoas sem ficha na polícia para a operação. A denúncia foi feita pelo Estadão. Em escutas recentes, a ordem de matar o governador foi novamente mencionada por membros do PCC.
11- Elas se foram
Morreu aos 62 anos, na quinta-feira (10), Gabriela Leite, fundadora da grife Daspu. Ela lutou pela promoção de políticas públicas para diminuição da vulnerabilidade das prostitutas. Mas, acima de tudo, lutou por liberdade. Leia mais.
Perdemos também a atriz Norma Bengell, que morreu na quarta-feira (9), aos 78 anos. Ela foi linchada por parte da imprensa por causa da prestação de contas do filme “O Guarani”, em 1997. Norma será para sempre o ícone de irreverência, subversão e desejo. Leia mais.
12- Elas vêm aí
A Presidenta da Petrobras Graça Foster é eleita a mulher mais poderosa do mundo fora dos EUA. É o segundo ano consecutivo que a revista Fortune elege Foster como a executiva mais poderosa do ranking global. Leia mais.
Janet Yellen é a nova presidente do Fed, o Banco Central dos EUA. É também a primeira mulher a ocupar o cargo. Seu maior desafio deve ser privilegiar o combate ao desemprego em detrimento à luta contra a inflação.
13- Estamos de olho
Nas manifestações em defesa da educação, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ficamos tristes, pois na semana que passou os atos foram marcados por muita violência. Dia 15 próximo, se comemora o dia desse profissional que ajuda a formar gerações. Que os professores sejam mais valorizados!
14- Vem aí
Uma nova experiência com o conteúdo da Brasileiros…
15- CHEGAAA!
Tanta coisa acontecendo, tanta tristeza e tanta alegria. Vamos encerrando por aqui, aproveite seus dias. Veja o meme do rapaz que mandou um vídeo pelo instagram para a garota que tinha acabado de conhecer. Leia o que as feministas estão cansadas de ouvir. Abaixo, fique com o gif da semana.
Deixe um comentário