Reprodução.

QUE SEMANA! Brasileiros

Falta de ânimo? É… a semana não foi fácil!

.
24 Things You Only Do When You're Drunk.


1- Campo de polêmica

Começamos a semana com o polêmico Leilão do Campo de Libra, que aconteceu na segunda-feira (21). A PM reforçou a segurança, a imprensa estava a postos, os manifestantes nas ruas lembraram Dilma sobre seu posicionamento contrário à privatização. O carro da reportagem da Record foi destruído.

Reprodução.
Reprodução.

O governo se defendeu dizendo que não era sobre privatizar e sim conceder a um consórcio – formado por cinco empresas: a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, as chinesas CNPC e CNOOC e a Petrobras – o direito de explorar e produzir o petróleo na Bacia de Santos. Dos 70% arrematados pelo consórcio, 20% são da Shell e 20% da Total. A CNPC e a Cnooc têm, cada uma, 10%, assim como a Petrobras, que já tinha garantidos 30%.

Registro do consórcio vencedor de Libra.
Registro do consórcio vencedor de Libra.


A União e a Petrobras (PETR4) ficarão com 85% da renda no pré-sal explorado. O Planalto afirmou que havia uma pressa para começar a exploração nos Campos de Libra e a Petrobras não poderia arcar com mais endividamento para os investimentos necessários. Leia análise de Nassif, de Delfim Netto. Pós-libra teve injeção de R$ 20 bilhões no BNDES. A The Economist não curtiu e disse que o leilão foi “barato e decepcionante“.

2- Enquanto isso

Na segunda-feira (21), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei que cria o “Dia Estadual do Ovo“, data a ser comemorada anualmente na segunda sexta-feira do mês de outubro. Um projeto que foi apresentado pelo deputado estadual Vitor Sapienza (PPS), em fevereiro, e que tramitou em regime de urgência. 


egg (78) Animated Gif on Giphy
3- Ferida exposta

Nesta semana, documentos revelaram que a chanceler alemã, Angela Merkel, teria sido alvo de escutas de agências de inteligência americanas. Ela teria ligado para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A Casa Branca confirmou o diálogo entre os dois chefes de Estado. Assim como o Brasil, a Alemanha quer proteger a internet local após espionagem.

O porta-voz da presidência americana, Jay Carney, indicou que durante a conversa telefônica entre Obama e Merkel, "o presidente assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam, e não espionarão as comunicações da chanceler".
Obama sabia da espionagem há três anos, segundo os documentos.

A presidente Dilma Rousseff afirmou na quinta-feira (24) que será cada vez mais crescente a manifestação de países democráticos contra a espionagem política e comercial praticada pelos EUA. E ressaltou a importância do “Marco Civil Multilateral para Governança Internacional e Uso da Internet”. Leia mais. Segundo o The Guardian, mais 35 chefes de estado teriam sido espionados (leia). 


Protestos nos EUA

Um grupo de atores e ativistas dos EUA publicaram um vídeo no YouTube contra o esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), entre eles o diretor Oliver Stone, a atriz Maggie Gyllenhaal e o ator John Cusack. No vídeo, é divulgado o site Stop Watching Us que recolheu 570 mil assinaturas para exigir do Congresso norte-americano a revelação do alcance do esquema de espionagem. 

No sábado (26), milhares de norte-americanos se manifestaram em Washington cobrando explicações do congresso.

Reprodução.
” /> Reprodução.


4- Enquanto isso

Na sexta-feira (25), o bem-humorado cantor Alceu Valença postou em sua página do Facebook a foto abaixo, com a frase: “Este idiota era o símbolo do benfeitor da humanidade. Hoje, caiu o disfarce e o jornalista Clark Kent não passa de um frio bisbilhoteiro da NSA. Eu, mesmo, jamais acreditei na honestidade desses heróis de capa e cueca!”. Alceu também entrou na discussão sobre as biografias não autorizadas. Ele não quer procurar saber, é a favor da liberdade de expressão.

Reprodução Facebook.
Reprodução Facebook.


5- Você viu? 

Na mesma sexta (25), Reinaldo Azevedo publicou sua primeira coluna na Folha de S.Paulo. É isso mesmo. Depois de sete anos de Veja, Reinaldo Azevedo é a mais nova contratação do jornal, mas lembra o leitor: “Eu sou mesmo um reacionário à moda antiga”. No primeiro texto, publicado na sexta-feira (25), ele fala dos 178 beagles de São Roque, pesquisas científicas e… o lulo-dilmismo-petralha-meu-deus-desmoralizaram-a-ciência

Colunista compromissados com o debate plural.
Colunista compromissado com o debate plural.

Ah, a novidade no quadro de colaboradores da Folha incluiu Demétrio Magnoli, outro entusiasta do ódio ao “petralhismo”. Magnoli foi vaiado na manhã do último sábado (26), enquanto debatia na Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira). Um grupo de estudantes protestou contra as opiniões desfavoráveis do geógrafo com relação às cotas para negros. Após o fato, a organização do evento decidiu cancelar a mesa que Luiz Felipe Pondé participaria…

Flica/Divulgação.
Flica/Divulgação.

Na coluna de domingo, a ombudsman da Folha analisa: “Ao trazer novos colunistas, o jornal não pode reproduzir a polarização estéril que reina na internet” (clique aqui).

6- Somos todos cubanos 

Falando em “lulo-dilmismo”, na terça-feira (22), ao sancionar a lei que institui o Mais Médicos, a presidenta Dilma pediu desculpas, em nome do governo brasileiro, ao médico cubano Juan Delgado, que foi hostilizado ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza em agosto deste ano. A foto foi capa dos grandes veículos nesta semana, um afago para quem se lembra daquelas tristes imagens.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.


7- Praça Vlado

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 25, no início da Rua Santo Antônio, atrás do prédio da Câmara Municipal de São Paulo, a Praça e Memorial Valdimir Herzog. A data escolhida é a mesma em que o jornalista foi torturado e morto em 1975.  A proposta de alterar o nome da praça, antes denominada Jardim da Divina Providência, foi aprovada pelos vereadores em abril deste ano a partir do Projeto de Lei 217/2012, de iniciativa do ex-vereador Ítalo Cardoso (PT). A Praça também ganhou um mosaico baseado na obra “25 de outubro”, do artista plástico Elifas Andreato.

Reprodução.
Reprodução.


8- Tremor no Rio Grande do Norte

Depois de registrar tremores de terra considerados leves nos últimos dois dias, o município de Pedra Preta, a 135 quilômetros da capital Natal, teve sexta-feira (25) o abalo sísmico mais forte já observado no local, de magnitude 3,7 na escala Richter (que vai até 7). 

Porto de Natal, no Rio Grande do Norte: uma falha geológica na região motivou os tremores, que são monitorados há pelo menos três anos, segundo especialista
Porto de Natal, no Rio Grande do Norte: uma falha geológica na região motivou os tremores, que são monitorados há pelo menos três anos, segundo especialista


9- Um outro tipo de tremor

Desta vez, um tremor no seu coração. O fotógrafo Carli Davidson teve a ideia brilhante de gravar um vídeo com cachorros no exato momento que tomam banho. O resultado foi este:

10- MPL volta às ruas

O Movimento Passe Livre voltou às ruas de algumas capitais do país, em protesto simultâneo, que reuniu milhares de pessoas. E que rendeu cenas polêmicas e um debate acalorado e importante.

Reprodução Black Bloc Brasil.
Reprodução Black Bloc Brasil.
Durante o ato, que terminou em confronto e vandalismo na região central de São Paulo, nesta sexta-feira (25), o coronel da PM Reynaldo Simões Rossi foi espancado por um grupo de cerca de dez manifestantes adeptos à tática “black bloc”. A cena estampou as capas dos jornais de todo o país. O policial foi atingido na parte de trás da cabeça e teve a clavícula quebrada. E a discussão rolou na rede. Foi a brecha que o sistema precisava para desmoralizar os movimentos populares? Ou a  do lado? Nós, particularmente, não concordamos com nenhum tipo de violência, nunca é tolerável. 

Enquanto isso

Na mesma manifestação uma foto, distribuída pela página no facebook do Black Bloc Brasil. Manifestante é constrangida ao ser revistada por PM (não se sabe se do sexo feminino ou masculino). 

Constrangimento!
Constrangimento!

Enquanto isso parte 2

Um policial militar foi “autuado em flagrante delito por homicídio culposo (quando não há a intenção)” na tarde deste domingo (27) após efetuar um “tiro acidental” que atingiu um adolescente de 17 anos, na Zona Norte de São Paulo, segundo informações da Polícia Militar. O jovem foi socorrido e levado para o Hospital Jaçanã, onde morreu. O policial responderá a inquérito criminal (leia mais).

Leia também – 
Criminalização dos protestos e violência policial no Brasil ameaçam princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.

11- Enem uma coisa, nem outra…

Apesar do alerta, só no sábado (26), 24 participantes foram desclassificados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque postaram fotos em redes sociais, na internet, durante a realização da prova. Um dos excluídos tem 39 anos. Se a intenção era pedir sorte, acreditamos que não deu muito certo. 🙁

Reprodução.
Reprodução.

Todo ano, muitos inscritos no ENEM chegam atrasados e acabam perdendo a prova. Decepção, angústia, tristeza, que sentimento define essa situação? A internet tentou entender e compilou no tumblr Atrasei no ENEM, porque a internet é marota, você sabe. Mas a gente não curte o sofrimento alheio, então não vamos postar as fotos.

12- FHC no propinoduto

Na quinta-feira (24), a reportagem dos jornalistas Fausto Macedo e Ricardo Chapola, do Estado de S. Paulo, aponta responsáveis muito próximos dos governadores na época, a saber, José Serra e Geraldo Alckmin. O personagem central destacado pela reportagem foi José Luiz Alquéres, ex-presidente da filial da Alstom no Brasil e também ex-presidente da Eletrobrás, durante o governo FHC (leia). Estamos de olho.

Reprodução.
Reprodução.

13- “Não me toca, que eu não sou touchscreen

Esta semana, Dilma anunciou investimentos do PAC 2 para trens e metrôs, em SP. O retrato do evento valia estar aqui, ainda mais depois do toque que a Dilma Bolada deu ao fato.

Reprodução.
Reprodução.

14- Aniversário de Milton Nascimento

No sábado (26) foi aniversário do nosso ídolo Milton Nascimento, que completou 71 anos de idade e 50 de carreira. No mês de outubro, o cantor foi destaque da nossa edição (que está nas bancas). Milton nos falou sobre o início de sua trajetória, grandes parceiros, obras-primas, como “Clube de Esquina” e “Milagre dos Peixes”, e a sombra opressora da ditadura, que o fez sucumbir ao vício do álcool por duas décadasLeia a íntegra da entrevista. Abaixo, um trecho da conversa, quando ele fala de sua mãe e o disco Pietá.


15- Grandes entrevistas

Falando em entrevistas, listamos as 10 grandes entrevistas da Revista Brasileiros, ao longo destes 6 anos de revista. Imperdível. Do ator Walmor Chagas ao ex-presidente Lula e o músico Tim Maia, conversamos sobre o universo particular de cada uma dessas personalidades. Leia, leia e leia.

Tim Maia em 1995, quando recebeu os jornalistas Marcio Gaspar e Lauro Lisboa Garcia para uma entrevista cujo mote era o lançamento do seu disco Nova Era Glacial. A maior parte desta memorável conversa com o músico, que morreria três anos depois, em 1998, permanecia inédita até a edição número 29 da Brasileiros.
Tim Maia em 1995, quando recebeu os jornalistas Marcio Gaspar e Lauro Lisboa Garcia para uma entrevista cujo mote era o lançamento do seu disco Nova Era Glacial. A maior parte desta memorável conversa com o músico, que morreria três anos depois, em 1998, permanecia inédita até a edição número 29 da Brasileiros.

16- Estamos tristes

E o incrível Lou Reed morreu na manhã deste domingo (27), aos 71 anos, em Long Island, Nova York, nos EUA. Depois de muita especulação, o agente literário do artista, Andrew Wylie, confirmou a morte em decorrência de problemas no fígado. Cabeça e coração de uma bandas mais influentes da história do rock, o Velvet Underground, ele também lançou discos solo cultuados, como “Transformer”, de 1972, produzido por David Bowie, e “Berlin”, de 1973. Estamos tristes (leia). Oh, Lou Reed, you made me forget myself.

Esse gatinho também ficou muito triste com a sua morte. Boa noite, boa semana e boas expectativas. 

27 Things Only Ladies With Small Boobs Will Understand


Comentários

Uma resposta para “QUE SEMANA! Brasileiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.