QUE SEMANA! Brasileiros

Seu semanal mais querido e recheado de informações (e de bobagens) está no ar, porque o ar não tem dono!

1- O Rei do Camarote, o papel do viral e o ódio de classe

Ah, muito obrigada internet, por deixar a vida mais completa. Chorume, ousadia e investigação. Quem sabe a cultura da internet não nos tornem mais críticos com o que consumimos. Você sabe, esta semana quase “fecharam a internet” com o vídeo do Alexander de Almeida, o Rei do Camarote da Veja SP. Entre zoeiras, paródias e tudo mais, se falou e MUITO desse cara. Nós te explicamos na semana passada que o vídeo atendia todos os requisitos para se tornar viral: as músicas, o personagem, enquadramentos, pausas dramáticas… THIS IS THE RHYTHM OF THE NIGHT. Viral é viral – e vice e versa – e existe para isso – gerar views e muito acesso para quem publica. Para você ter ideia, a página criada no último sábado (Agrega valor ao camarote), para satirizar o Alexander, tem mais de 198 mil likes.

1455955_618286274901753_1027320037_n

Agora, se é muito errado ele gastar de cinco mil reais a infinito, 50, 60, 70 mil (hehe) em uma balada e beber champanhe, mesmo preferindo vodka, aí, meu querido, vamos discutir os hábitos de consumo da geral. Ou você ficou revoltado com o desperdício e ostentação de Alexander e acha um absurdo o programa do governo federal Bolsa Família?

Da esquerda para a direita: Gugu Liberato, Quico do Chaves, Luciano Hulk, Aécio Neves, Thor Batista. Agachados: Chiquico Scarpa, Kassab, Collor, Alexander e Caio.
Da esquerda para a direita: Gugu Liberato, Quico do Chaves, Luciano Hulk, Aécio Neves, Thor Batista. Agachados: Chiquico Scarpa, Kassab, Collor, Boça, Alexander e Caio.

THIS IS THE RHYTHM OF THE NIGHT-ai-ai (isso daí é o eco…) Outra faceta maravilhosa desse viral foi uma discussão que rolou: esse retrato do Brasilsão é real ou não? A internet questionando a veracidade de um conteúdo e indo a fundo para saber a procedência. A presença de um personagem do programa Pânico na TV levantou a dúvida, a zoação de algumas personas da “inter-uebi”, também. Mas é fato: o cara existe, é um despachante que cuida da “documentação” de automóveis e ficou muito chateado por causa do bulling. Ele disse que até perdeu alguns clientes… A Veja teve que provar que a reportagem era verídica, o clube confirmou as contas do cliente assíduo e a internet até investigou as contas do cidadão, que deve R$ 55 mil de IPTU à prefeitura

A grega.
A grega.

E, se você ficou surpreso com a pauta da revista Veja, aí… Tem que ver isso daí… É hora de ficar ligadinho! A Veja tem lado nessa polarização maravilhosa que ela propõe e não é o da distribuição de renda mais justa. Aliás, esta pauta dos ostentadores é recorrente – recentemente, um garoto brasileiro de 22 anos, piloto da Ferrari da GT3, o Lorenzo Carvalho, foi altamente trollado (a gíria da internet para zoado) pela imprensa portuguesa pelo seus gastos no último aniversário: 300 mil euros… Até Pamela Anderson compareceu. Em entrevista, uma repórter de um canal de TV portuguesa insistia: “Num país em crise, na pior dos últimos 40 anos, com 40% dos jovens desempregados, você não se sente um jovem fútil com esses gastos? (…) Você não sente obrigação em ajudar?”

Lorenzo e Pamela Anderson.
Pamela Anderson e Lorenzo num outro camarote…

Enquanto isso, a mesma imprensa massacra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que ordenou na madrugada deste sábado (09/11) a “ocupação imediata” da maior rede de eletrodomésticos do país, acusada de fazer especulação com os preços dos produtos (leia aqui). A DAKA teria colocado à venda itens com um sobrepreço de até 1000%, de acordo com o governo. Maduro obrigou a remarcação de todos os preços.

2- Falha nossa…

Em frente. Vamos falar de um assunto do qual amamos (muito), o jornalismo. Ah, a beleza de contar histórias de cidadãos – ricos ou pobres, conhecidos ou anônimos –, retratar momentos, denunciar esquemas e fazer uma zoeira calculada. O QUE? É isso mesmo, ou pelo menos esta é a aposta do jornal Folha de S.Paulo ao jornalismo em convergência. A Folha resolveu publicar na sexta-feira (8) em sua primeira página o retrato da sua nova/velha linha editorial.

Capa da última sexta-feira, 8 de novembro.

Kassab sabia do esquema da máfia do ISS e foi omisso, e não Fernando Haddad. Folha, Kassab não é mais prefeito… Ao confundir o leitor, o jornal deixa claro que a intensão primeira não é a notícia.  Mas isso não é novidade, nós sabemos. Nas eleições de 2010, a Folha deu primeira página para a ficha falsa de Dilma Rousseff. Quem perde é a Folha, e quem deve ficar atento é o leitor.

E Vanessa Alcântara é capa da revista Isto É desta semana. A ex-mulher de um dos auditores presos pela máfia que desviou R$ 500 milhões dos cofres públicos é a testemunha-chave do escândalo (leia aqui e aqui).

Montagem 247.
Montagem 247.

Leia também: Nassif alerta – Ao mirar em Kassab, MP estaria livrando Serra

3- Enquanto isso…

Na última segunda-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo comparou um procedimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o esquema de espionagem da NSA, a Agência de Segurança dos EUA. 

Uma reportagem afirmou ter obtido documentos que revelavam que a Abin monitorou diplomatas de diversos países entre os anos de 2003 a 2004 em território nacional. Os alvos teriam sido seguidos e fotografados. A Folha não enviou cópias dos papéis obtidos ao governo. Mas o governo brasileiro defendeu o procedimento, alegando se tratarem de “operações de contrainteligência”, e que sempre estiveram amparados pela lei.

Enquanto isso, Obama continua monitorar seus emails.
Enquanto isso, Obama continua monitorando seus emails.

4- Explicando a piada

E o escritor Antônio Prata teve que explicar a piada em sua coluna neste domingo (10). Semana passada, ele publicou um texto – “Guinada à direita” – que reuniu todos os discursos da direita – desde o ódio aos programas sociais do governo, ódio às cotas, até àquela máxima de que temos que ser esquerdistas quando jovens, mas que não podemos ser esquerdistas depois dos quarenta anos… (blá blá blá). Muita gente acreditou (!!) que poderia ser verdade. O cantor Roger, da banda Ultraje a Rigor, com seu QI de 172, não entendeu a ironia.

Roger caiu na pegadinha.
Roger caiu na pegadinha – https://twitter.com/Roxmo/status/397069164629606400

E por que foi tão difícil entender? Faltou deixar explícita, sair da entrelinhas, falar com o leitor? O texto estava incompleto? Fica a pergunta. Fica também a resposta de Antônio Prata (leia).

Agora vamos relaxar um pouco… Vamos de humor.

5- Polêmicas e memes (ou amamos a internet marota)

E o cantor canadense Justin Bieber deu o que falar… Na última semana, o ídolo teen, que tem apenas 19 anos, fez apresentações no Brasil, não cantou seus maiores hits chateando os fãs, foi expulso do Copacabana Palace, curtiu a noite no Rio de Janeiro em casas de massagem, grafitou muros do Rio, com escolta da polícia…

Bieber saindo do Termas.
Bieber saindo do Termas.
Bieber grafitando junto com a polícia.
Bieber grafitando junto com a polícia.

Bieber também protagonizou um vídeo, em que a ex-candidata a musa do flamengo, Tati Neves, passava no quarto dele para fazer um registro que insinuasse qualquer coisa libidinosa. Ela queria aparecer no mainstream mundial. A nossa sub-celebridade foi chamada de prostituta pela imprensa. 

O vídeo em questão tem mais de 33 milhões de views e as reações da internet foram imediatas.

Até mashup com memes rolou:

Osmar Freitas Jr., nosso colunista em Nova Iorque, explica o fenômeno Bieber/Miley no delicioso texto “Rebeldes sem calças” – “Tudo isso faz parte do rito de passagem do ídolo teen para continuar relevante”.

6- Continuando na temática teen

Pero no mucho, já que videogame é coisa de gente grande também. Brasileiros entrevistou Gilson Schwartz, diretor do Games for Change Latin America, para entender a lógica de preço dos consoles que chegam no Brasil (leia).

ps4ouro

7-  E um democrata chamou a atenção do mundo

E listaram sete fatos que você precisa saber sobre o novo prefeito de Nova York. Bill de Blasio é filho de simpatizantes do comunismo e casado com mulher negra, ativista LGBT, sua lua de mel foi em Cuba. Leia mais.

Bill de Blasio e família.
Bill de Blasio e família.
8- Brasileiros confiam menos em TV e acessam sites de piadas

Uma pesquisa da FGV mostrou alta desconfiança em relação aos meios de comunicação: TVs não têm a confiança de 71% dos brasileiros, mais, portanto, que a polícia (70%) e a imprensa escrita (62%). Leia mais.

A pesquisa Nielsen/IBOPE apontou que os sites de humor foram visitados por 32,5% dos usuários ativos brasileiros em setembro, em casa ou no local de trabalho (aqui).

Ainda sobre desconfiança e humor, Paulo Maluf comenta “Malufismo é um estado de espírito“. Isso, dias antes do acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo suspender seus direitos políticos pelos próximos cinco anos, embora ainda caiba recurso da decisão (leia aqui).

Ele acredita em julgamento positivo.
Ele acredita em julgamento positivo.

9- Fechamento e violência

O secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Alex Costa, foi agredido nesta terça-feira (5), quando participava de uma operação para interditar um estacionamento clandestino no centro do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do órgão, o secretário foi atingido por um soco desferido por um homem que se disse representante do dono do terreno onde funcionava o estabelecimento (leia mais).


10- Violência e esclarecimento

Enquanto isso, um relatório produzido por cientistas suíços que analisaram restos exumados do corpo do líder palestino Yasser Arafat, morto há 9 anos, indica que há uma chance de até 83% de ele ter sido envenenado com polônio, uma substância radioativa e letal (leia aqui).

Sdds.
Sdds.

Veja no link o verdadeiro veneno que matou Yasser Arafat.

11- Novela do Marco Civil da Internet

O projeto de lei nº 2126/2011, o chamado Marco Civil da Internet, ganhou novo texto após o Executivo ter colocado sua tramitação sob regime de urgência (após as denúncias de espionagem feitas pela NSA). O texto recebe sugestões há quatros anos, sendo entre 2009 e 2011 pela sociedade civil interessada através de consultas públicas; e nos dois últimos anos, por parlamentares envolvidos com o tema. Muito debate ainda vai rolar, muitos pontos são amplamente discutidos, porém o que diz respeito à neutralidade da rede vem causando polêmica. Segundo o relator do projeto, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), apenas as operadoras são contra este ponto (leia aqui). As teles querem mudar o texto (leia aqui).

Discussão que interessa.
Discussão que interessa.

Confira o relatório final. O PMDB vem discordando do texto. Para acompanhar as novidades, clique aqui.

12- Novela do IPTU em SP, Black Blocs e memes

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), criticou o que ele chamou de “monopólio da comunicação no país” na sexta-feira (8), ao defender seu governo e, especialmente, o projeto de revisão da Planta Genérica de Valores, que reajusta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). (leia aqui).

Semana passada um grupo de manifestantes, alguns adeptos da tática Black Bloc caminharam até o endereço do prefeito Fernando Haddad (aqui).

Agregando valor?
Agregando valor?

13- Cadê Google?

Pegou a piada dos primordios da internet? Não? Tudo bem, ela foi péssima, mas eu não vou explicar como fez Antônio Prata. O fato é que uma decisão da 23ª vara cível de Brasília obrigou o Google a apresentar até sábado (9) os dados coletados pelos carros de seu sistema de mapeamento fotográfico Street View no Brasil, os quais teriam interceptado dados privados por meio de redes wi-fi, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de desobediência. Vamos acompanhando.

Reprodução.
Reprodução.

O processo é movido pelo IBDI (Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática) e, segundo a denúncia, a captação de informações como e-mails, senhas e outros por meio de redes sem fio desprotegidas seria indevida e considerada invasão de privacidade (leia sentença). A prática foi admitida pela empresa nos EUA. As investigações feitas nos EUA e na Europa desde 2010 motivaram o processo no Brasil.


14- Grumpy Cat na Disney  

Já noticiamos aqui, o nosso amiguinho Grumpy Cat (ou o Gatinho Ranzinza) tem uma carreira que vale mais de um milhão de dólares. E, na brincadeira de negócios inovadores, virais e marketing, o bichano foi parar na Disney. Mas ele não curtiu muito – o que torna o show completo. Vale o clique amoroso.

 

15- Procure Perdoar

Rei Roberto é terrível, ele conseguiu fazer aquele que cantava “Eu não peço desculpas e nem peço perdão” fazê-lo. Na coluna desde domingo, Caetano Veloso diz ter feito esforço para defender uma causa estranha e pediu desculpas a Roberto Carlos.

Coragem! Vamos enfrentar a próxima semana. E para quem quer esperança nessa vida um último fato – Pesquisa de Nicolelis usa força do cérebro para movimentar braço virtual (leia). <3


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.