Em visita ao Brasil nesta segunda-feira, dias 16, a secretária de Estado norte-americana Hillay Clinton voltou a afirmar que os Estados Unidos estão loucos para receber mais turistas, e reais, brasileiros. “Queremos ver mais turistas brasileiros”, disse Clinton, em discurso na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Apesar da boa vontade o fim da isenção de visto para a entrada nos Estados Unidos, uma das reivindicações mais caras ao setor turístico nacional, continua sendo um entrave. Ken Salazar, secretário do interior do governo Obama que acompanha Clinto ao Brasil, disse que os países caminham para a isenção do visto, mas que este é um processo demorado.
A fala de Clinton é só mais um capítulo no recente clamor norte-americano por brasileiros. Em crise, os EUA querem incentivar a indústria do turismo em seu país e criar empregos, e para isso vê no Brasil, país que vive bonança econômica e que sempre teve na América do Norte um de seus destinos favoritos, um parceiro em potencial.
Ponto importante desta nova visão aconteceu em 19 de janeiro deste ano, quando o presidente Barack Obama fez um discurso no parque Disney World, em Orlando, Flórida, no qual anunciou a diminuição de exigências para a emissão de vistos à brasileiros. A Flórida é um dos estados mais dependentes do turismo nos Estados Unidos e é também um swinging state, que costuma decidir eleições no país.
Deixe um comentário