“Reajuste jamais será superior à inflação”, diz Haddad sobre tarifa de ônibus

Foto Reprodução – Fabio Martins / Futura Press

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) afirmou na tarde desta segunda-feira, dia 14, que não haverá reajuste imediato nas tarifas de ônibus da cidade, mas que um aumento deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o petista, o reajuste “jamais” será superior à inflação acumulada no período. As informações são do portal Terra.

“Apesar do fato de que a Região Metropolitana já reajustou [as tarifas] nós estamos fazendo estudos porque nós temos uma licitação, então eu não quero tomar nenhuma decisão precipitada. Lembrando que o reajuste jamais será superior à inflação acumulada no período, que é um compromisso de campanha.”, declarou Haddad.

O prefeito da capital paulista relembrou que o último reajuste ocorreu em 2011, quando a tarifa passou de R$ 2,70 para R$ 3,00, mas revelou que sua administração buscará aumentar o mínimo possível.  “Nós tivemos um reajuste em 2011 e se você tomar a inflação acumulada no período, o reajuste será sempre menor do que isso. Nós vamos nos esforçar para ser o menor possível. [O reajuste ocorrerá] ainda no primeiro [semestre] provavelmente”, afirmou.

Haddad e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participaram da abertura da 40ª Couromoda, no Anhembi. O petista também revelou que está negociando com o governo federal a renegociação da dívida de São Paulo com a União.

“O que eu quero dizer é que o contrato firmado em 2000 é insustentável. O contrato firmado entre o prefeito [Celso] Pitta e o presidente Fernando Henrique Cardoso não se sustenta no tempo. Porque os juros pagos pelo município são muito superiores aos juros que a União paga no mercado para rolar a sua própria dívida. E isso é absolutamente impraticável”, disse.

O prefeito afirmou que a presidente Dilma Rousseff enviou um Projeto de Lei para o Congresso que visa reverter a situação, segundo ele, um “erro” que foi cometido com a cidade no passado. É um erro que se cometeu com São Paulo e agora está se fazendo Justiça. Quem cobra juros superior ao que paga está agindo mal”, completou.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.