Receita para o sucesso

Facebook, Instagram, Twitter… Sabe o que esses três têm em comum? Além de serem plataformas de mídia/aplicativos, todos foram alavancados através de startups e hoje, seus jovens criadores, são todos bilionários do Vale do Silício.

Hoje essa é a tendência, boas idéias acabam convergindo com endinheirados, seja pessoa física ou jurídica, e assim, se cria a próxima tendência, a próxima inovação, o próximo produto que até ontem não existia, mas que hoje, você não sabe viver sem.

Afim de promover o encontro e  a troca de idéias, há 23 anos atrás aconteceu a primeira edição da DEMO, que, como não poderia deixar de ser, aconteceu na cidade de Palo Alto, na Califórnia, onde fica o Vale do Silício. Agora, após deixar de ser um coadjuvante no cenário econômico mundial, o Brasil entrou pesado na brincadeira.

Para acompanhar esse crescimento, em 2013, o País organiza, pela primeira vez, a sua versão da DEMO, que acontece no WTC, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, durante essa terça e quarta-feira, 25 e 26 de junho.

Democrático, a parte interessante é notar a diferença nos discursos, sempre com gente muito gabaritada nesse mercado. Existem as palestras mais voltadas para o jovem cheio de idéias, que quer construir, fazer acontecer, até as mais empresariais, uma espécie de troca de idéias entre grandes empresários em busca do novo “Mark Zuckerberg” e de sua galinha dos ovos de ouro. 

Quem abriu oficialmente o evento foi Geraldo Santos, Produtor Executivo e Sócio da DEMO Brasil. Ele foi breve, preferiu deixar o microfone com os palestrantes, mas antes agradeceu a presença de todos e se disse muito contente por, finalmente, conseguir concretizar o sonho de trazer o evento para o Brasil.  

Na sequência, Silvia Bassi, President&Publisher, Now Digital Business – IDG Brasil também falou sobre a DEMO Brasil e fez questão de frisar a diversidade de assuntos que vai se tratar durante os dois dias. Segundo ela, startups não se limitam a aplicativos mobile ou sites e plataformas, qualquer ideia que significar uma inovação em seu segmento é uma novidade valida.  

Para encerrar de vez a abertura, o americano Neal Silverman, VP Mundial da DEMO Conference – IDG Enterprise, subiu ao palco e rasgou elogios ao Brasil, segundo ele, um País onde a DEMO, pensando no futuro, não poderia deixar de estar presente de jeito nenhum. “Esse é o momento ideal para se chegar ao Brasil, o futuro é muito promissor. Estou muito ansioso para ver tudo o que vai acontecer aqui durante esses dois dias!”, comentou.

Boas vindas devidamente dadas, vamos para o que interessa! A primeira mesa não foi bem uma mesa, Ekaterina Walter, escritora, empreendedora e membro do conselho global do Thunderbird School of Global Management, foi chamada para contar um pouco de sua experiência profissional e pessoal. Ekaterina era originalmente escritora, porém, sempre gostou muito do universo do empreendedorismo. Após muito escrever sobre isso, hoje ela também se arrisca nesse mundo. Aliás, um de seus grandes livros foi Think Like Zuck (Pense Como Zuck). Sim, o Zuck em questão é novamente Mark Zuckerberg (me desculpe pela repetição, mas aqui, ele é o cara!). Estudando o jovem bilionário, a escritora acabou escrevendo um livre, uma espécie de cartilha com algumas dicas para se alcançar o sucesso profissional. “Nesse meio, é preciso ser perseverante, as pessoas vêm esse jovens endinheirados e acham que é fácil. É preciso se arriscar, quebrar, voltar… Mas nunca desista”, opinou. Para exemplificar seu raciocínio, Ekaterina citou a Pixar, o estúdio de filmes animados digitalmente que ficou conhecido com Steve Jobs em seu comando. Apesar do sucesso estrondoso dos dias de hoje e os diversos Oscars conquistados, a empreendedora lembrou que, antes de Steve Jobs investir na Pixar, o estúdio amargurou nove anos de instabilidade.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.