A Black Friday 2016 gerou menos reclamações do que no ano passado. Pelo menos é o que afirma o site especializado em defesa ao consumidor Reclame Aqui.
De acordo com o monitoramento feito em parceria entre o Reclame Aqui, Mooba, Precifica, Keyrus e KnowIt! foram registradas 2.912 reclamações, bem menos do que as 4.400 queixas da Black Friday 2015.
Vale destacar que o levantamento foi realizado entre às 18h de quinta-feira, 24/11, e a meia noite do sábado, 26/11.
Por outro lado, aponta o Reclame Aqui, as pesquisas para consultar a reputação das empresas no site cresceram 26% neste ano.
Propaganda enganosa
Segundo o Reclame Aqui, esses foram os cinco principais motivos de reclamações na Black Friday 2016 no Brasil: propaganda enganosa, responsável por 22%, seguido de divergência de valores, 15%; problemas na finalização da compra, 12%; produto indisponível, 7,7%; e promoção, com 6,6%.
Protagonista em outras edições da data promocional , a maquiagem de preço – conhecida também como “metade do dobro” – foi apenas o sexto motivo de queixas, com 5,4%.
Empresas
Assim como em 2015, aponta o Reclame Aqui, a loja virtual Kabum! fechou esta edição da Black Friday na liderança com 588 queixas, seguida da Americanas.com-Loja Online, com 249, e Submarino, com 149 reclamações.
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