A viagem de Lula para uma série de encontros e palestras e para a articulação de ações na África e Ásia estava marcada para 2011, mas, devido aos problemas de saúde do ex-presidente, foi adiada por um ano. Recuperado do câncer na laringe, Lula inicia o trajeto nesta sexta-feira, dia 16, pousando na África do Sul. Em viagem que vai até dia 23, ele passará também por Moçambique, Etiópia e Índia.
As visitas ganham maior simbologia após o atraso, já que, ao longo do ano, Lula assumiu cada vez mais o compromisso de ser uma figura chave na mediação das relações entre Brasil e África. No mês passado, com a morte do historiador Eric Hobsbawm, o ex-presidente enviou carta para sua viúva na qual falava de seu compromisso com o continente:
“Quatro meses atrás, poucos dias antes de completar 95 anos, Eric Hobsbawm enviou-me, por um amigo comum, uma carinhosa mensagem. ‘Diga ao Lula para seguir lutando pelo Brasil’, disse ele, ‘mas não se esquecer jamais da sofrida África.’ A partir de agora meu comprometimento com os irmãos africanos passará a ser, também, uma homenagem à memória de seu marido.”
A viagem
Lula deve se encontrar, durante a viagem, com chefes de Estado (Jacob Zuma, da África do Sul, Armando Guebuza, de Moçambique, Hailemariam Desalegne, da Etiópia, e Manmohan Singh, da Índia) e também com dirigentes sindicais e empresários.
Segundo o Instituto Lula, as reuniões terão foco na cooperação em políticas públicas e na ampliação das relações internacionais do Brasil, especialmente com a África. Outros temas serão a crise econômica mundial, o desenvolvimento sustentável e a promoção da paz.
Deixe um comentário