O rei da Espanha, Juan Carlos, de 76 anos, anunciou nesta segunda-feira, por meio de um vídeo divulgado pelos canais de televisão do país, que deixará o trono para o seu filho, Felipe, o “príncipe das Astúrias”, de 46 anos. A mudança institucional de poder deverá acontecer no mês que vem.
Na mensagem, Juan Carlos justificou sua decisão lembrando o processo de renovação pelo qual o continente europeu está passando. “Despertou-se em nós um impulso de renovação para abrir o caminho de um futuro melhor. Uma nova geração reclama com justa causa o papel de protagonista”, disse, em um dos trechos.
O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, comunicou, em nota oficial, o desejo de organizar a mudança rapidamente. “Espero que em um prazo muito breve as Cortes espanholas possam proceder à nomeação como Rei daquele que hoje é o Príncipe de Astúrias”, acrescentou. Rajoy já convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para iniciar o processo de alteração.
Segundo o jornal espanhol El País, Juan Carlos decidiu sair do cargo – que ocupa desde 1975 – em janeiro, quando sua saúde começou a ficar debilitada. A abdicação de Juan Carlos acontece também em um momento de crise da realeza espanhola, iniciada em 2012, quando o rei foi fotografado caçando elefantes em Botsuana, na África, num momento de auge dos problemas econômicos e sociais da Espanha. Críticas estas aumentadas ainda pelo fato de Juan Carlos ser presidente de honra da WWF espanhola, uma das maiores ONGs ambientalistas do mundo. À época, ele fraturou o quadril e precisou passar por procedimentos médicos em Madrid.
No ano passado, um escândalo de corrupção envolvendo a sua filha, a princesa Cristina de Bourbon, de 48 anos, com o seu marido, o empresário Iñaki Urdangarin, de 46 anos, afetou ainda mais a popularidade da corte real. Os dois foram acusados de lavagem de dinheiro e fraude fiscal na gestão da empresa Aizoon, do ramo imobiliário, de propriedade de Urdangarin.
Felipe de Bourbon, de 46 anos, é o terceiro filho de Juan Carlos com a rainha Sofia, porém, é o único homem. Ele recebeu o título de “príncipe das Astúrias” em novembro de 1977, quando tinha dois anos de idade. Felipe ainda acumula os títulos de “príncipe de Girona”, “príncipe de Viana”, duque de Montblanc, conde de Cervera e senhor de Balaguer. Ele serviu ao exército espanhol durante boa parte da vida e é casado com a ex-jornalista Letícia Ortiz, de 41 anos, com quem tem duas filhas: Leonor e Sofia.
Deixe um comentário