Duas mostras estão em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A primeira, Ione Saldanha – o tempo e a cor, é uma retrospectiva com 100 obras da artista. A segunda, Mundos Cruzados, reuniu 50 obras do acervo do MAM e das coleções de Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva.
A última grande retrospectiva de Ione Saldanha foi realizada logo após sua morte, em 2001, no MAC de Niterói. Agora é apresentado um panorama de sua produção, com exemplos dos seus primeiros trabalhos até os últimos. A mostra também trata da passagem de sua obra do plano bidimensional para o tridimensional, quando surgem trabalhos com Bambus, Bobinas e Empilhados.
Já a mostra Mundos Cruzados tem o intuito de observar como é possível enaltecer o imaginário popular em coleções de arte. Os curadores, Luiz Camillo Osório e Marta Mestre, elegeram obras de artistas populares e artistas contemporâneos que incorporam a cultura popular em seus trabalhos. A exposição reúne fotografias, instalações, pinturas, esculturas e gravuras do início produzidas do século XX aos dias de hoje.
Serviço
Ione Saldanha – o tempo e a cor e Mundos Cruzados
MAM – Acesso para Av Inf-d. Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Até 10 de novembro
Deixe um comentário