O segundo maior evento de animação do mundo, Anima Mundi, chega neste ano em sua 22ª edição colecionando recordes: os diretores do evento receberam 1928 filmes (maior da história do festival ) e, destes, selecionaram 418 trabalhos de 47 países diferentes. Tudo estará disponível a partir do dia 25 de julho, no Rio Janeiro, e do dia 6 de agosto em São Paulo. A expectativa da organização é que mais de cem mil espectadores participem das sessões de cinema, oficinas gratuitas, workshops e encontros nas duas cidades.
Em São Paulo, o evento acontecerá no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta, tradicional rua de encontro da capital paulista. No Rio, o festival vai se esticar por quatro locais: Fundição Progresso, Espaço Itaú de Cinema, Oi Futuro Ipanema e Centro Cultural Light.
Além da exibição dos longas e curtas, o Anima Mundi ainda organizou uma programação para quem quer ficar fora do circuito de exibições, com rodas de conversa com animadores convidados, performances, debates do Anima Forum e uma série de oficinas gratuitas de técnicas como Desenho Animado, Massinha (stop-motion), Areia, Pixilation, Animação em Película e Zootrópio.
No entanto, para quem vai ao evento para assistir as novidades do mundo da animação, as opções são variadas: os filmes serão divididos em sessões não-competitivas (Futuro Animador, Animador em Curso, Panorama, Olho Neles. Longas Panorama) e competitivas (Galeria, Portifolio, Longas-Metragens, Curtas-Metragens, Curtas Infantis), em que são avaliados por um Júri Profissional e também pelo Júri Popular. Além disso, alguns convidados especiais vão participar do evento para compartilhar as novidades do setor, como o estadunidense Chris Landreth – vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação em 2011 por ‘Ryan’ e que chamou a atenção na edição passada do Anima Mundi com o divertido curta Subconscious Password. O veterano Robert Balser, um dos diretores de Yellow Submarine, também virá para falar do clássico filme animado dos Beatles, que terá ainda uma exibição de sua cópia restaurada no festival.
O Brasil lidera a lista de produções – depois de alguns anos sem grandes destaques – com 109 filmes. Em seguida vem França (63), Alemanha (20), Holanda (13), Israel (12), Coreia do Sul (8) e Rússia (5). Ainda serão mostrados filmes de países como Venezuela, Ucrânia, Tunísia, Taiwan, Turquia, Irã, Singapura e Índia. Entre as expectativas brasileiras estão Até que a Sbornia nos Separe, de Otto Guerra, História Antes de Uma História, de Wilson Lazaretti, Minhocas, de Paolo Conti, e O Menino e O Mundo, de Alê Abreu.
Serviço – Anima Mundi
Veja a programação completa para Rio de Janeiro e São Paulo
Rio de Janeiro – 25 de julho a 3 de agosto
Fundição Progresso (29 de julho a 3 de agosto)
Espaço Itaú de Cinema (25 a 30 de julho)
Oi Futuro Ipanema (27 a 31 de julho)
Centro Cultural Light (25 a 27 de julho)
São Paulo – De 6 a 10 de agosto
Espaço Itaú de Cinema Augusta
Deixe um comentário