“Rio – Uma Paixão Francesa” seleciona fotos da cidade e é atração no Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio (MAR) leva à cidade uma seleção de 75 fotografias e vídeos que mostram a cidade do Rio de Janeiro das mais variadas perspectivas. A mostra Rio – Uma Paixão Francesa reúne fotos vindas das instituições francesas mais reconhecidas,  como Centre Georges Pompidou, Maison Européenne de la Photographie, Societé Française de la Photographie e Musée Nièpce.

Os registros foram feitos por artistas de várias partes do mundo, como os brasileiros Marc Ferrez, Augusto Malta, José Oiticica, Alberto Ferreira e Rogério Reis, os franceses Raymon Depardon e Vicent Rosenblatt, o marroquino Bruno Barbey e o romeno Ghérasim Luca, entre outros grandes expoentes da fotografia. Já os vídeos serão representados por nomes como Katia Maciel e Stephen Dean.

A exposição, que faz parte das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade e abre a programação oficial do FotoRio 2015, é dividida em quatro núcleos: Histórico, Modernista, Contemporâneo e Documental. Rio – Uma Paixão Francesa apresenta ao público imagens raras e o olhar do estrangeiro sobre cenas do cotidiano carioca. A mostra  tem curadoria assinada pelo francês Jean-Luc Monterosso, com curadoria adjunta de Cristianne Rodrigues.

A exposição fica em cartaz entre 14 de abril e 9 de agosto. No dia da abertura, às 15h, acontece uma Conversa de Galeria com a participação de Milton Guran, Cristianne Rodrigues, Rogério Reis e Bruno Barbey. No dia 16, às 15h, é a vez de Jean-Luc Monterosso falar com o público.

Serviço  – Rio – Uma Paixão Francesa
Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
(21) 3031-2741
De 14 de abril a 9 de agosto.

Ingresso: R$8/R$4 (meia-entrada) – pessoas com até 21 anos, estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas com deficiência e servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro. Pagamento em dinheiro ou cartão (Visa ou Mastercard). 
Política de gratuidade: Não pagam entrada – mediante a apresentação de documentação comprovatória – alunos da rede pública (ensinos fundamental e médio), crianças com até cinco anos ou pessoas a partir de 60, professores da rede pública, funcionários de museus, grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, vizinhos do MAR e guias de turismo. Às terças-feiras a entrada é gratuita para o público geral.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.