Plutão, Netuno e Urano levam muitos anos para completar sua marcha em torno do Sol e cada vez que um desses planetas muda de signo ou faz angulações uns com os outros promove mudanças em nossa sociedade.
Cada um desses três planetas opera de forma diferente: Plutão destrói para reconstruir, Urano sacode a ordem existente para colocar outra em seu lugar e Netuno dissolve, dilui e cria o caos para construir uma nova consciência.
Já abordamos a entrada de Plutão em Capricórnio em 2008, de Urano em Áries em 2010 e, neste momento, a entrada de Netuno em seu signo de regência, Peixes. Netuno foi sinalizado pela primeira vez por Galileu, em 1612-1613, mas realmente foi descoberto em 23 de setembro de 1846, quando transitava a 26 graus de Aquário. Agora, Netuno ingressou em Peixes em 4 de abril de 2011 e permanecerá aí até 5 de agosto, quando retroage e retorna a Aquário, transitando aí durante seis meses. No dia 3 de fevereiro de 2012, entra definitivamente em Peixes até 30 de março de 2025.
Netuno está associado com amor incondicional, imaginação, fantasia, romantismo, misticismo, socialismo, visão de uma sociedade perfeita, foco no sofrimento humano, caridade, sensibilidade e espiritualidade. O lado escuro de Netuno é a dissimulação, a desonestidade, as decepções, a autocomiseração, a indecisão, as drogas, o álcool e a confusão. Netuno também influencia as artes gráficas, a dança, a música, a poesia e a fotografia. Um entendimento do que esse planeta representa e de como foi seu trânsito em Peixes, iniciado um ano depois de sua descoberta, poderá nos dar importantes pistas do que podemos esperar de sua atuação nos próximos 13 anos.
Na passagem de Netuno em Peixes (1847-1862), temos alguns fatos importantes, como a publicação do Manifesto Comunista, em 1848, como uma resposta às condições desumanas a que estavam expostos os trabalhadores a partir do processo de industrialização na Europa. Charles Dickens escreveu suas novelas de profundo realismo social. No terreno científico, a teoria de Darwin abala os alicerces da origem divina do homem pregada pelo Cristianismo. As primeiras fotografias foram tiradas, e os anestésicos foram usados pela primeira vez nos hospitais. O ópio tornou-se socialmente aceitável. A Cruz Vermelha é fundada, e Florence Nightingale escreve o primeiro livro sobre a moderna enfermagem.
Netuno também tem relação com viroses, epidemias e bacteriologia. A descoberta por Louis Pasteur da pasteurização como meio de preservação dos alimentos ocorreu em 1862. Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, com Netuno em Peixes, assim como Sigmund Freud, que nasceu em 6 de maio de 1856.
A partir disso, podemos inferir que a estadia de Netuno em Peixes, no atual momento, trará um foco maior no sofrimento de milhares de seres humanos em países pobres, como no continente africano, e poderá trazer à realidade o sonho de um sistema político, social e econômico mais humano, com reformas na saúde pública, no sistema prisional e nas artes. O medo e a possibilidade de epidemias vão levar a grandes descobertas na medicina. A descriminalização da maconha, já existente em alguns países europeus, amplamente debatida na ONU e agora no Brasil, deverá ser aceita e ampliada para mais países nos próximos 13 anos.
O signo onde Netuno se encontra indica os modismos em termos de consciência coletiva. Com Netuno em Peixes, será a vez de o romantismo ficar mais presente, com as pessoas desejando envolvimentos afetivos mais profundos, voltando a sonhar. Muita gente desejará estar conectada e não apenas por meio das redes sociais, mas sim do coração e da alma. A busca pelo autoconhecimento deverá crescer, pois a primeira conexão será consigo mesmo e depois com o todo.
Questões relativas ao mar e à poluição das águas em geral, assim como do meio ambiente, também estarão na berlinda. Netuno, nos primeiros graus de Peixes, fará uma conjunção com Quíron – planeta conectado com a ecologia e o aprendizado por meio do sofrimento de outros (no dia exato em que Quíron entrou em Peixes, tivemos o desastre no Golfo do México, e quando Urano entrou em Áries, houve o terremoto e o tsunami no Japão). A exploração de nossas reservas marítimas poderá ser mais controlada como consequência de uma consciência maior.
Deixe um comentário