A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) deu o primeiro sinal para a aguardada aterrissagem de um robô levado pela sonda Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Os dados relativos à velocidade do veículo e à sua posição em relação ao astro permitem planificar todas as etapas necessárias para executar o pouso. No entanto, durante a madrugada serão dadas novas confirmações, que culminarão na autorização definitiva para a aterrissagem na manhã desta quarta-feira (12), a primeira da história em um cometa.
Quando chegar a hora, a sonda vai liberar o robô Philae, que sozinho começará a descer rumo à superfície do 67P/Churyumov-Gerasimenko. A expectativa é que a operação dure até sete horas, e o módulo irá tirar fotografias e amostras do astro.
Lançada no dia 2 de março de 2004, Rosetta já alcançou uma distância de 511 milhões de quilômetros da Terra. Em maio passado começou a manobra de aproximação que a tornou, em agosto, o primeiro veículo espacial a entrar na órbita de um cometa.
O custo do projeto da sonda é estimado em cerca de 1 bilhão de euros (R$ 3,19 bilhões).
Deixe um comentário