Cerca de 8,7 milhões de alunos eram esperados para participar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, aplicado neste sábado em 1,7 mil cidades de todo o país. As provas tiveram início às 13h (horário de Brasília), com duração de quatro horas e meia no primeiro dia de aplicação. Amanhã (9), os alunos terão e cinco horas e meia para a segunda etapa da prova, que incluí redação.
Pela manhã o Ministério da Educação (MEC) informou que era falso um vídeo que circulou durante a sexta-feira (7) nas redes sociais com uma suposta prova do exame. De acordo com mensagem postada nos perfis oficiais do MEC no Twitter e no Facebook, a Polícia Federal está apurando os responsáveis pela publicação.
Em Olinda (PE), no Colégio Santa Emília, a aluna Edivania Florinda de Assis morreu após passar mal na chegada da prova. Em nota, o MEC se solidariza com a família.
No Centro Universitário de Brasília (UniCeub), uma fila se estendia por mais de uma quadra, com participantes que se anteciparam para não perder a hora. Foram necessários mais de 30 minutos para que todos entrassem.Também no Distrito Federal, muitos alunos reclamaram da falta de ônibus motivada pela greve de uma empresa que opera na capital federal. Sem transporte, muita gente que saiu cedo de casa acabou perdendo o horário da prova do mesmo jeito.
Com os portões fechados, nas redes sociais já começaram a circular fotos de supostos cartões de resposta da prova deste ano, apesar de ser proibido. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitora as redes sociais e esses participantes poderão sem excluídos do exame.
Candidatos que perderam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (8) e que desejarem poderão fazer a prova no domingo.
Com Agência Brasil
Deixe um comentário