Santa Evita!

Meus caros, perdemos mais uma para os argentinos, ou, melhor dizendo, ainda não ganhamos uma que eles ganharam. A Justiça argentina aprovou o casamento de um casal homossexual, em decisão de uma juíza que apreciou o pedido de José Maria Di Bello, 41, e Alez Freyre, 39, os quais já viviam juntos desde 2005. A decisão da juiza declarou inconstitucionais as disposições legais que definiam o casamento exclusivamente como união de homem e mulher, e aprovou o casamento. Pelo regime legal argentino, caberia à municipalidade de Buenos Aires, cujo chefe executivo é o prefeito Maurício Macri, apelar da decisão, e enviar a questão aos tribunais superiores argentinos. Mas, Macri surpreendeu, pois não apenas ordenou que não houvesse apelação, tornando definitiva a decisão judicial, como deu uma declaração pública extremante favorável aos gays, afirmando que “O mundo está se movendo nessa direção”. A decisão que permitirá o casamento, que poderá ser realizado a partir desta segunda-feira, vale apenas para as partes do processo, vale dizer, os dois fofos e sortudos Di Bello e Freire, mas abre o caminho para uma enxurrada de ações semelhantes, e força o andamento da questão no Congresso argentino. Lá, o projeto de lei que altera as disposições sobre casamento no Código Civil Argentino, que passará  a mencionar “contraentes” e não “homem e mulher”, ainda não teve suficiente quórum para seguir para votação, mas o “atropelo” desta primeira decisão judicial, muda o cenário.

Lógico que a Igreja Católica argentina está fumegando e atiçando parte da sociedade contra a aprovação, mas pesquisas mostram que cerca de 60% da população é favorável à união gay, e a Igreja não tem mais a força que desejaria.

Santa Evita!
Santa Evita!

Os argentinos, que, a exemplo do Uruguai, já reconheciam a união civil, darão mais este enorme passo, que, como reconhece o prefeito Macri, a iguala a diversos países do primeiro mundo, como Holanda, Suécia, Dinamarca, Espanha, Canadá, Noruega e África do Sul, além de diversos estados norte-americanos. Deve ser a Santa Evita, ícone gay lá e mundo afora, protegendo os  gays “descamisados” do mundo inteiro. Mais uma vez, não rias de nós, Argentina!


Comentários

11 respostas para “Santa Evita!”

  1. Aqui na terra as coisas andam devagar.

    Mas olhem que legal que eu li: http://cultureba.com.br/2009/11/13/caio-o-primeiro-personagem-gay-de-mauricio-de-sousa/

    Espero que o Caio volte e ajude a abrir a cabeça da molecada. 🙂

    Beijocas a todos 🙂

  2. Meu caro, é só andar nas ruas, ler os jornais, conversar com as pessoas para ver: a classe média brasileira está pra lá de tacanha. É só consumo. E em termos de comportamento, é o que está estabelecido desde sempre. Ninguém olha para o lado, ninguém pensa em nada. Vamos todos pra Dubai!!! Beijas.

  3. Ahhh…aqui vai o link para mostrar o destaque da reportagem: http://www.diariodepernambuco.com.br/

  4. Oi Lourenco!

    Quanto tempo sem vir aqui….acabeide me atualizar com todos os post que nao tinha lido semana passado. E, como sempre, cresci um tiquinho culturalmente com seus posts e com os seus queridos comentaristas (saudades de todos).

    Também sou cientista e adorei a descricao de ciencia postada em outro texto seu pela braba e simpática Iasmim.

    Ainda continuo completamente sem tempo para escrever os meus longos comentários (como sempre gosto). Por isso, já que tens ultimamente temaitzado religiao e a aceitacao da comunidade GLSTBxyzhywzwjkskdjf (como comicamente escrito por Gus) nas sociedades, sugeriria a leitura da capa de domingo (com grande destaque) de um jornal local de Pernambuco (Recife) sobre a Igreja Inclusiva (que surgiu em SP) que defende a aceitacao (e nao a cura) dos homossexuais. Dá uma olhada:

    http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/11/15/urbana8_0.asp#

    Eu tou mais me encaminhando pro lado da Yoga e do Budismo para me reencontrar numa filosofia de vida (depois de me desatrelar da religiao católica definitivamente, pois eu quero é quem me quer da maneira que eu sou), mas achei interessante o ponto de vista dessa recente religiao.

    Aproveita aí bastante o Mix Brasil que eu vou ficar por aqui vendo o canal de televisao “Timm – wir lieben Männer / http://www.timm.de” que é o primeiro canal aberto de televisao exclusivo para lésbicas e gays daqui da Alemanha. Eles comecaram com uma programacao de apenas 8 horas e repetindo os filmes e as séries tres vezes e agora estao LOTADOS de comerciais da Nivea e de grandes outras marcas e faturando uma furtuna, crescendo mesmo com a crise financeira. Lá passa um monte de série inglesa/americana voltada para o público GLSBT e um monte de film cult e mais tarde alguma coisa de conteúdo mais censurado como “Queer as Folk” (que eu adoro!). 😉

    Beijos, abracos e depois nao esquece de dar uma de crítico de cinema contando como foi o festival!

    Saudades!

  5. Oi, Lou!

    Já falei, vamos para lá!!!

    De mala, cuia e cuecas, já pensou??!! 🙂

    Mas sério, os portenhos estão anos-luz a frente de nós… Mas como eu disse tempos atrás, as coisas estão em evolução e chegará uma hora (se não já chegou) que GLSTBxyzhy… será normal no cotidiano…

    Beijão!

    gus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.