São Paulo é a capital brasileira mais segura para jovens

O Rio de Janeiro é a capital brasileira que mais reduziu a vulnerabilidade juvenil à violência e São Paulo é a capital onde os jovens são menos vulneráveis. As afirmações foram publicadas nesta terça-feira, dia 19, pelo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Organização Não Governamental que analisa os resultados da Política Nacional de Segurança Pública.

O levantamento, feito a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), baseia-se nos dados do último Censo Demográfico, realizado em 2010, e considera taxas como a de homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência dos jovens nas escolas e o acesso ao mercado de trabalho que atingem jovens de 12 a 29 anos de idade. Entraram na pesquisa municípios com mais de 100 mil habitantes e foi analisado o período de 2007 a 2010.

De acordo com a secretária-executiva do Fórum e responsável técnica pelo levantamento, Samira Bueno, os resultados são alentadores. “Consideramos que, nacionalmente, houve uma importante melhora do IVJ-Violência, possivelmente como resultado das políticas de maior proteção e inserção social dos jovens”, disse.

Das 283 cidades que se encaixam no perfil da análise, a pior colocada no ranking é Eunápolis, na Bahia. Já a capital cujos jovens estão mais expostos à violência é Maceió, em Alagoas, que ocupa a 12ª posição. A cidade menos vulnerável à violência juvenil no país é Pouso Alegre, em Minas Gerais, e a capital mais bem colocada, ocupando a 221 posição, é São Paulo.

O Estado de São Paulo também apresentou bons resultados. Sete cidades paulistas estão entre as dez melhor colocadas: Araraquara, na 274° posição, São Carlos, 277°; Limeira, 278°; Americana, 279°; Birigui, 280°; Valinhos, 281°, e São Caetano do Sul, na 282° posição.

No quinto lugar das capitais mais perigosas em 2007, e no 40º lugar no geral, o Rio passou a ser a quarta menos vulnerável, ocupando a posição 193 do ranking em 2010.

Além de ter a pior colocada, a Bahia é o Estado com mais cidades entre as dez mais perigosas para a juventude: Porto Seguro, na 4ª posição; Paulo Afonso, 7ª; Lauro de Freitas, 8ª, e Teixeira de Freitas é a 9ª.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.