São Raí!

Paris Foot Gay
Paris Foot Gay

Meus caros, passei a tarde de ontem às voltas com futebol, nem de longe meu assunto favorito, mas não consegui saber  se o famigerado Créteil Bébel , que se recusou a jogar com o Paris Foot Gay, cujo nome já diz tudo, decidiu voltar atrás – ou não? Até o final da tarde ninguém sabia. Vamos aguardar, e prometo mantê-los informados. Mas bastou voltar ao tema, para alguns “futebolistas” homofóbicos metralharem meu post com comentários para lá de obscenos. Recusei quase todos, por respeito aos meus leitores. Sobraram dois ou três. Somando os de hoje aos muitos que recebemos pelo post de 8 de setembro, temos uma imagem bem clara do que pensam os brasileiros sobre gays e futebol. Preconceito e homofobia na marca do pênalti. Leiam vocês mesmos, estão todos lá, e lembrem que eu ainda recusei e limpei muita coisa.

Raí - raça e moral no campo!
Raí – raça e moral no campo!

O alívio veio no final do dia, quando soube que Raí, que já foi o terror do Morumbi, mas continua lindo, fez declarações extremamente simpáticas aos gays, defendendo-nos dos ataques do técnico do Goiás, aquele do post de 23 de setembro. Ele ainda criticou a hipocrisia que impera quanto ao homossexualismo no futebol.

Entrevistado pela fofa e irritável Fernanda Young, em seu programa no GNT, Raí declarou que “Por ser um esporte de homens, tem um atraso em relação à sociedade. A sociedade em si já é machista. Então o futebol é mais do que a sociedade em si”. O programa só vai ao ar no próximo dia 12, mas as declarações de Raí foram adiantados pelo site xxy.com.br, belo portal de nosso sindicato, casa de nobres escribas.

Raí conhece profundamente o futebol brasileiro, além do francês, e pode, como ninguém, falar sobre o assunto. Leiam o livro Para ser jogador de futebol, que ele escreveu em parceria com Soninha e Milly Lacombe, Editora Jabuticaba, publicado em 2005. Lá ele denuncia o assédio sexual que sofrem muitos garotos que lutam por uma chance no futebol profissional, e que são vítimas de treinadores que os convidam para encontros “a sós”, chegam ao extremo do constrangimento físico, e conseguem manter segredo sob ameaças. Isso nos bastidores do esporte “exclusivamente masculino” que relatam tantos dos nossos comentaristas. Raí ainda alerta os meninos: “Atenção: isso é crime. Você não pode ser forçado a ter qualquer contato com o treinador além do estritamente necessário para o treinamento”.

Ele é um exemplo dentro e fora do campo
Ele é um exemplo dentro e fora do campo

Coincidência? Raí jogou no Brasil pelo São Paulo, e, na França, pelo Paris Saint-Germain, time que apóia e dá total suporte ao maravilhoso Paris Foot Gay, repudiado pelo Créteil Bébel. As declarações dele à Fernanda Young não poderiam vir em momento mais propício. É uma deliciosa brincadeira deste ente irônico chamado destino.

No meu livro ninguém toca!
No meu livro ninguém toca!

Raí é um armário! 1,89 m de altura, rosto masculino, largo como uma porta, pernas inacreditáveis, fala sempre baixo, e, acreditem, é tímido. É um homem fantástico, em todos os sentidos, pois faz um trabalho social maravilhoso com jovens carentes, com a Fundação Gol de Letra, que ele e o ex-colega Leonardo criaram. Ele pode ser tímido e simpático, mas a presença dele intimida, um homão daqueles, haja coração! Falei em ironia do destino? Quando fui pedir um autógrafo no livro que citei acima, ele não viu que era para mim, e como Milly e Soninha autografaram antes mandando beijos, ele não titubeou e também mandou: “Beijo do Raí”. No meu livro! Está aqui, só no livro, e por acidente, mas, mesmo assim, morram de inveja todos vocês.


Comentários

48 respostas para “São Raí!”

  1. Bom-dia, Lourenço!
    Sim, sei que o post já é de ontem, mas minha primeira atividade no trabalho de manhã é dar uma passada aqui o seu blog! Maravilhoso! E os comentários, em sua maioria, são de tirar o chapéu. Como é bom ler textos de tantas pessoas inteligentes (existem alguns intrometidos, que desagradam, mas fazer o quê?).

    Gostei de muitos comentários, e ousei copiar um trechinho de um para destaque: “é assustador ver o horror em alguns machistas que pré-julgam o ato de um homem beijar outro homem, mas esses mesmos machistas não sentem horror ao ver um homem matar outro homem”. É preciso dizer mais?

    Abraço a todos, especialmente a ti, Lourenço.

  2. Passei para dar um bom dia, pois já é meia-noite e desesseis… Obrigado pelo blog e pelo post, fantástico! Quanto aos “críticos” de plantão, somos bem flexíveis em relação a tudo, por que também não em relação a eles, só lamento que ainda existam esses seres que não tem o mínimo de respeito ao próximo, sejam torcedores, trabalhadores, esses tantos …dores da vida de cada dia.
    Quanto aos jovens brasileiros e sonhadores de um futuro melhor para si e seus familiares, que possamos estar alertas, sem claro adquirirmos pânico e ver maldade em tudo, mas que nos alertemos para proteger e encaminhar essas crianças a lugares que, realmente, os doutrinem e aperfeiçoem seus dons, ainda mais com o caminhar para as olimpíadas de 2016 no Rio, mostrar ao mundo nossos novos talentos brasileiros.
    Ainda bem que existem Lourenços, Raís, Fábios (apesar de anonimamente exerço minha cidadânia e meu papel direitinho), para poder mudar a visão deste mundo o transformando, mesmo que aos poucos, mas melhorando nossa vida e nosso dia dia…
    Grande abraço a todos e que delícia, boas leituras e conhecendo pessoas tão simpáticas através de textos ótimos e edificantes.

  3. Avatar de gilmar Bock
    gilmar Bock

    NÃO PODERIA SE ESPERAR NADA MENOS DESSE GRANDE JOGADOR, PARABÉNS RAÍ.

  4. Avatar de Raimundo Melo
    Raimundo Melo

    Rai é um esportista que deveria ser um referencial para todos os jogadores da nova geração, pois além de ser um craque que deu vários títulos ao São Paulo, é um homem engajado nas causas sociais, principalmente no tocante a dar boa formação esportista a crianças e adolescentes, e também uma pessoa culta e desprovida de preconceito. Nos tempos atuais a homofobia não tem nexo nenhum em existir, como é assustador ver o horror em alguns machistas que pré-julgam o ato de um homem beijar outro homem, mas esses mesmos machistas não sentem horror ao ver um homem matar outro homem. O que deveria deixar horrorizado a todos são crianças passando fome ou sendo exploradas, é a violência e a frialdade com que os bandidos atacam suas vítimas. Por tudo isso salve salve Rai, que é um homem de verdade, que não precisa comprovar a público a sua heterossexualidade, pois suas atitudes falam por si, diferentemente da equipe do cretinil bébel que são uns enrustidos, assim como alguns esportistas brasileiros homofóbicos e que posam de machos moralistas. Meu nome é Raimundo e alguns me chamam de Rai e me sinto honrado em compartilhar desse homônimo com esse grande jogador do futebol.

  5. RAI, MINHA NOSSA, LINDO, LINDO E INTELIGENTE. rEALMENTE ESTAS CRIANCAS PRECISAM SER ALERTADAS. PARABENS PELO POST, SOU SUA FANZONA!!!!
    bEIJAO

  6. Avatar de Fátima Souto
    Fátima Souto

    Vindo de um homem maravilhoso em todos os sentidos como Raí, não poderia ser diferente mesmo, ele é um ser encantador, bem resolvido, sensível às causas sociais, lindo por dentro e por fora, discreto, um iluminado que brilha sem fazer esforço algum e que por tudo isso, continua sendo amado, respeitado e amado por todos(as) brasileiro(as).

  7. A gente só precisa aprender que o correto não é homossexualismo e sim homossexualidade.

  8. Avatar de José Silva Sobrinho
    José Silva Sobrinho

    Parabéns a Raí pela sensatez. Futebol e preferência sexual são coisas distintas. O Richarlyson é um excelente jogador, tanto que está em um dos maiores clubes do Brasil e, até agora, tem sabido tirar de letras as agressões e o preconceito até da sua própria torcida.

    Mas fazer o quê: assim como no mundo existem machões frustrados existem também os homofóbicos, que se preocupam muito com o que os outros vão pensar de si e se esquecem de exercer o verdadeiro papel de homem, de macho.

  9. O problema é que os gays são muito abusados. Uma prostituta sabe com quem deve “se meter”. Todo gay é exibicionista e compromete a situação de ambientes. Se cada ficar no seu quadrado não vejo mal nenhum.

  10. Lourenço, confesso que não o conheço; casualmente vi esta matéria na página inicial do ig e fiquei curiosa. Adorei sua espontaneidade, sinceridade e elegância ao escrever. Muito bacana a declaração do Raí. Ele é mesmo um gentleman!
    Sou casada, tenho três filhos e adoramos futebol! Somos todos Coloradíssimos de Internacional de Porto Alegre. Parabéns pelo seu blog e pela sua simpatia. E perdoe aqueles que não sabem o que dizem com suas mentes preconceituosas. A ignorância é o maior dos obscurecimentos.
    Daniela

  11. BOM EXEMPLO ESSE DO RAI , POIS TODOS NOIS SABEMOS QUE Ñ É AGORA QUE ISSO ACONTECE EXP. PARA OS QUE SE JUGAM HOMENS O VAMPETA PASSEIA COM O CASO ¨BOFE ¨DELE EM NAZARE DAS FARINHAS CIDADE NATAL DELE

  12. Por favor só aceite esse comentário se quiser, mas não se usa o termo “homosexualismo”, o sufixo “ismo” sugere patologia, doença, o que aumenta mais ainda o estigma em relação a homosexualidade, que ai sim é a terminologia correta.

  13. Avatar de Fabio Justice
    Fabio Justice

    Médicos, professores e crianças não podem realizar manifestação na Av. Paulista. os gays podem, como se fossem uma classe superior ao resto da sociedade. Raí é são-paulino. Todas as palavras nesse post são verdadeiras.

  14. Lourenço, não acompanho seu blog diariamente, mas me chamou atenção a chamada na página principal do provedor. Entrei para ler o post e ter certeza de que a palavra foi usada por você.
    Não se usa mais o termo “homossexualismo” já há muito tempo, visto que o sufixo “ismo” denota doença, e essa palavra era usada até os anos 60 exatamente para discriminar os homossexuais.
    O termo a ser usado é homossexualidade.

  15. Acho que da mesma forma que fizerama Lei Anti Fumo, excluindo fumantes de locais públicos por “incomodarem” os não fumantes; deveria ser criada a Lei Anti Gays.

  16. Sou étero, mas me dá nojo essa repúdia de alguns idiotas aos gays. Meus melhores clientes são gays… São os gays que pagam as prestações e os aluguéis pontulamente para a minha imobiliária. Confio mais num gay que num étero. Houve um treinador inculto de um timeco aqui mesmo no Brasil que disse não aceitar gay na sua equipe… Ora, a justiça deveria denunciar esse infame como um verdaeiro racista. Aos gays, meus respeitos. Raí tem razão, a hipocrisia de alguns ignorantes são grandes.

  17. Falta vc entrevistar o Ronaldo, do time sem Libertadores, que adora ser “encaixado por dois ou mais homens vestidos de mulher”, ou o Gaúcho, ídolo do ataque palmeirense que era namorada do Renato Gaúcho.

  18. A sociedade é de uma maneira geral preconceituosa. Não é só em relação a escolha sexual, mas a todas as pessoas que apresentam deficiência visual, física, mental. O mais importante é a capacidade de trabalhar e muitos tem essa qualidade.

  19. Concordo em grau gênero e número com o Raí,quanto ao comentário do técnico do Goiás,foi mais que inoportuna,foi deprimente,indigna de um “homem,com h minúsculo ou com H maiúsculo”,não sei onde se enquadra esse Senhor,não o conheço e não tenho a menor pretensão em conhece-lo.
    A minha falecida mãe dizia um ditado(antigo,ela faleceu aos 80 anos):QUEM DISSO CUIDA,DISSO USA,o técnico do Goiás,critica tanto…

  20. É isso ai, Ronaldo sai com os travecão e ninguém fala nada!

  21. Obs: sou mega fã do Rai!!!lindoooooooo!

  22. Acho que antes de machista, a sociedade brasileira é hipocrita,fecha os olhos para um homossesual que nao saí do armario e abusa de garotos(como no relato descrito por Rai) e discrimina homossexuais de excelente carater que assumem sua opçao.
    Me da asco de ver a torcida do SPFC nao gritar o nome do Richarlison!!Afinal,os torcedores estao lá para ver o jogo de futebol e nao atos de sexo explicito!
    Se a populaçao que faz a torcida fosse mais culta, acho que isso seria diferente…enquanto for formada por trogloditas, esse preconceito vai se perdurar por algum tempo..infelizmente…

  23. Vou confessar, se eu fosse treinador de futebol, so forçaria a barra com os garotinhos acima de 18 aninhos né. mas que eu acho que vale a pena, isso vale. alem do mais na vida tudo é troca. toma la da cá. nao tem nada demais umas com esse pepinos dourados..sao otimos..mas so com maiores de 18 aninhos, com menor, NAO PODE. beijos

  24. Avatar de Junior Santos
    Junior Santos

    Tu é GAY QUE EU SEI????????????

  25. Olá muito bom o que disse, mas o termo correto é homossexualidade, ismo remete a doença…. e o velho termo ja deixou a algum tempo de ser usado.

  26. A adorei sua coluna … É a primeira vez que entro no site e me interesso por algo bacana de se ler , tudo as claras …..bacana.

    Abs.
    Parabéns pelo excelente trabalho Sr. lourenço.

  27. Achei barbara a matéria , o assédio a homens cresce constantemente , realmente muito no esporte , se em uma academia que frequentamos no dia a dia já é um fervo , imagine nos bastidores de um jogo , campeonato , olimpíada.
    A coluna mostra realmente que bom senso , respeito e educação vem de berço.
    Não esperaríamos outro tipo de comentário de Rai que já provou que tem caráter de sobra e cá pra nós ele mais do que ninguem deve ter sido muito assediado , mas como é seguro com relação a sua sexualidade é uma pessoa resolvida.
    Aquela história quem muito desdém quer comprar,muito machismo é sinônimo de ser muito gay e não se aceitar as vezes.Criticam para não serem criticados.
    Beijos a todos.

  28. Avatar de Andre Rizek
    Andre Rizek

    Mas é lógico que o Raí seria favorável. É São Paulino..Bambi! É como 2 +2 = 4

    SAO PAULINOS QUE ME DESCULPEM, MAS VOCES PROCURAM!

  29. Avatar de Walmiir gomes
    Walmiir gomes

    De fato a orientação sexual não interfere na competência profissional de quem quer que seja, em qualquer área de atuação que seja. O importante é ser saudável. Significa ser bem resolvido, saber de suas limitações em relação ás suas atitudes. As pessoas confundem. Acham que homosexuais vivem o ” sexo ” 24 h. Acima de qualuer coisa, é preciso que entendam que homosexualismo é uma condição, não uma opção e que essa condição não torna ninguém maior ou menor, mais ou menos promíscuo, mais ou menos competente, com mais ou menos caráter. Outros fatores sim tornam as pessoas mais ou menos tudo que falei anteriormente . O futebol precisa entender isso. Bom ,mas como falar de entendimento num meio composto na sua grande maioria por indivíduos sem educação formal, sem estudo ? difícil não ?

  30. Avatar de olimpio jose
    olimpio jose

    Qdo o Raí cita o machismo do país e do futebol, está citando expressões máximas. Qdo alguém observa que o homossexualismo está presente no futebol, somentre a minoria de nossa população tem condições de ouvir, ler e opinar. É claro que hoje posso ver que o sucesso de nosso país (aqui, lá e acolá) também está relacionado com pessoas do naipe do Raí, que “jogam o futebol” e mantém a dignidade de continuar defendendo a população, quer seja a gay, a do futebol e até a ainda desguarnecida pré-adolecência que já transita nos bastidores de nosso esporte rei, com todas suas armadilhas. Parabéns Ray, o Brasil precisa de seres como você. Tenho Dito.

  31. Raí sempre foi ídolo no meu tricolor, jogava muita bola.

    Agora esse caso de treinadores aproveitarem de jovens jogadores isso não é caso esporádico do futebol, em todo meio existe o uso do poder e/ou de quem é superior.

    Abraço

  32. Oi Lourenço!

    Super corrido hoje, passando para dar um oi…

    Ótimo post hoje, adorei! Ainda mais o Rai…uui…rs

    Abração,

    Gus
    BH

  33. Avatar de Raul Andrecci
    Raul Andrecci

    Odeio deixar comentários porque sempre acho que as pessoas não vão ler – os autores dos posts, né. Mas dessa vez resolvi tentar. Primeiro porque o Raí é ídolo – agora mais ainda. Segundo porque sempre leio seus textos e fico tentado a fazer considerações. Dessa vez, decidi dar uma de pedinte. E sugerir outro texto falando sobre futebol. Imagino que dê pra linkar o vídeo que o Corinthians exibiu recentemente na sua festa de aniversário colocando o São Paulo como bâmbi e como é absurdo: 1. usar isso como uma provocação ao rival; 2. o rival aceitar isso como um desrespeito por considerar o animal associado aos homossexuais… Linkar isso com a pecha de bâmbi dos são-paulinos, o quanto eles se incomodam com isso – a ponto de a torcida organizada não cantar o nome do Richarlyson, que nega ser gay, mas é assim chamado, de maneira pejorativa, pelos adversários, em provocação… E linkar ainda com a luta contra o câncer de mama que, nos EUA, teve adesão da NFL, a liga nacional de futebol americano, e, por isso, jogadores usam chuteiras, luvas e acessórios rosas… algo que se fosse no brasil seria “coisa de gay”, rejeitado e lá é algo nobre… enfimm são várias ideias jogadas, mas são umas coisas que pesquei esses dias e que adoraria ver juntas e analisadas por você. sou jornalista, mas não parto do mesmo ponto de referência pra discutir o tema. por isso, passo a bola encarecidamente e ansioso. parabéns pelos textos. beijo, raul andreucci

  34. Lourenço, não sei se posso postar isto. Se não puder, podes deletar, sem problema. É que acabo de ver isto na Internet:
    Florianópolis sedia maior evento de turismo LGBT do mundo em 2012
    Convenção anual do International Gay and Lesbian Travel Association, evento de turismo especializado no segmento, será na capital catarinense.
    Redação iG Turismo

    – O essencial de Florianópolis
    – Conheça alguns destinos gays espalhados pelo mundo

    Nem só Copa e Olimpíada. O Brasil também vai sediar a convenção anual da IGLTA – International Gay and Lesbian Travel Association, em 2012. O encontro será em Florianópolis, Santa Catarina.

    A cidade foi escolhida graças ao programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)

    Estima-se que cerca de 450 congressistas participem do evento, sendo que 70% estrangeiros.

    Florianópolis, que foi eleita pelo jornal The New York Times como destino “Party e LGBT” de 2009, teve como concorrentes na disputa Berlim e Madri.

    Segundo dados da IGLTA, o turista LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) viaja em média 29 dias por ano e movimentou cerca de US$ 65 bilhões, nos Estados Unidos, em 2007.

    Em 2008, o Ministério do Turismo em parceria com a ABRAT GLS treinou e qualificou profissionais do turismo nas cidades de Florianópolis, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro para bem receber o turista LGBT.

  35. Carissimo Lourenço

    Raí é lindo, “um pão” como se falava antigamente. E muito macho: é coisa de macho a naturalidade com que trata o assunto “gays no futebol” como é coisa de muito macho o que você escreve e como o faz. Parabéns aos dois.
    Um beijo ( sem nehum glamour diante do de Rai)
    Fatima

  36. Meu caro, acho bom quando os comentários sobre a hipocrisia vêm de dentro, de alguém que conhece os bastidores, já mostrou a que veio e não tem que provar mais nada a ninguém.
    Acorda, Alice!

    E tem o 2o. Festival Internacional de Cinema de Paraty. Bacana sob todos os aspectos.
    http://www.festivaldecinemadeparaty.com.br

    Beijas.

  37. Avatar de Guilherme Lacombe de Góes
    Guilherme Lacombe de Góes

    Raí foi e é um exemplo de jogador. O livro que o Lourenço menciona foi escrito por ele em parceria com uma prima minha Milly, e deveria ser básico para toda a garotada que quer jogar futebol. O trabalho da Fundação Gol de Letra é reconhecido mundialmente. No futebol, aliás no Brasil de hoje, um homem desses é exemplo. Saudades dele – parabéns pelo post.
    Abraço do Lacombe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.