Saturno, o senhor do tempo

Ao analisar o sistema político brasileiro, percebe-se uma profunda desigualdade social (de gênero, raça/etnia, classe), favorecendo e mantendo as oligarquias no poder. Para que isso mude, é preciso a formulação de um novo projeto de nação e de sociedade, que passe pela construção de um novo sistema político.

Saturno é o senhor do tempo que temos disponível para crescer. É também o exigente cobrador do que fazemos ou não e como fazemos em relação ao que é exigido para esse crescimento. Apesar de ter como referência a exigência e a austeridade, Saturno tem ainda seu lado benevolente, que nos permite criar base, estruturar e construir nosso mundo com eficiência. Tratando-se de um país ocorre o mesmo: seu trânsito e aspectos planetários nos mostram os desafios a serem vencidos para um aprimoramento e os embates e exigências a serem enfrentados.

Em termos astrológicos, o Brasil vive, agora, o mesmo trânsito de Saturno ocorrido em 1985/86, período marcado pelas Diretas Já, movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais e de redefinições e necessidade de grandes mudanças estruturais, que passavam pelo fortalecimento do poder soberano do povo e de um novo sistema político.

No movimento Diretas Já, Saturno fez oposição a Saturno radical e, depois de um tempo, transitou em conjunção com o Meio do Céu natal (o governo e a figura do presidente), mostrando que tinha chegado o momento de avaliar e fazer mudanças. O momento era propício a transformações benéficas para a população: Plutão transitava em sextil com Urano natal, Júpiter transitava em sextil com o ascendente natal, e Saturno transitava em sextil com o Sol, apontando para um movimento autoconfiante, otimista e com capacidade de construção em longo prazo.

No momento, repete-se o aspecto de Saturno transitando em conjunção com o Meio do Céu natal, com avaliações e cobranças para com o governo atual e a necessidade de uma reforma política. Já Plutão e Júpiter, expectando o Sol natal, indicam um País mais maduro e disposto a mudar para melhor. Plutão e Júpiter transitando e aspectando Saturno radical prometem reviravoltas benéficas, senso estratégico, solidez e construtividade, ingredientes necessários para enfrentar a quadratura de Saturno com Vênus radical, que aponta para problemas no bolso dos brasileiros. Esse aspecto explica os problemas no campo financeiro que estamos vivendo com o perigo do aumento da inflação (ciclo Júpiter/Urano) e de flutuações no campo dos investimentos.

Quanto ao resultado das eleições, o mapa do ingresso do Sol em Áries aponta para a situação um tanto refém de forças antigovernistas, mas com chance de permanecer no poder. Vênus em Aquário, nesse mapa, denota o destaque de uma corrente por meio de uma mulher alinhada com ideias aquarianas: igualdade de oportunidades, preocupações com a natureza e valorização do uso de novas tecnologias de informação. Essa pessoa poderá oferecer uma oposição de respeito ao governo. Júpiter em trânsito e em conjunção com Vênus radical favorece a eleição de uma mulher.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.