SP: saúde é principal queixa do eleitor

A qualidade dos serviços de saúde, segurança e transporte público na capital paulista são as principais queixas dos eleitores da cidade. Isso é o que aponta a pesquisa Datafolha realizada nos dias 13 e 14 de junho com 1.077 homens e mulheres maiores de 16 anos de todas as regiões da cidade.

Entre as queixas, a saúde ficou em primeiro lugar com 26% dos votos, seguido de segurança com 16% e transporte coletivo, com 15% dos votos. Em quarto lugar, empatados com 6%, enchentes, educação e trânsito. Lixo é a quinta preocupação dos paulistanos com 5% dos votos, calçamento tem 3% dos eleitores, tráfico de drogas, desemprego e moradia, em último lugar, com 2%.

Analisando a série histórica do instituto, transporte público e violência estão, há 23 anos, entre as principais queixas dos eleitores paulistanos. Neste tempo, seis prefeitos estiveram no comando da cidade e, segundo a população, não apresentaram soluções para esses problemas.

“A avaliação é significativa porque ela é constante. E, no caso da segurança, desde 2007 ela fica nesse mesmo patamar. O medo acaba sendo uma marca da cidade.”, afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, que também aponta que “a percepção de piora na saúde aumentou muito de 2008 para cá”.

O Datafolha também perguntou aos eleitores em qual área o prefeito  Gilberto Kassab (PSD) está se saindo melhor. Mais de 50% dos entrevistados não apontou nenhuma. “É uma evidência de que a população está reprovando a gestão atual”, afirma Paulino.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.