De acordo com pesquisa do Datafolha realizada na última quinta-feira e divulgada nesse domingo, se a eleição presidencial fosse hoje, o PT se manteria com folga no poder.
Nos cenários apresentados aos entrevistados no levantamento, tanto Dilma Roussef, presidente atual, como Lula, teriam mais da metade da preferência e portanto decidiriam no primeiro turno. Dilma teria entre 53% e 57%, variando de acordo com seu adversário. Caso Lula fosse o candidato do PT da virtual eleição que aconteceria nesse domingo, ele seria o preferido de 56% dos entrevistados.
Se os números de Dilma e Lula são próximos quando um determinado cenário foi apresentado para os participantes da pesquisa, no momento em que as pessoas não tinham uma relação e apenas responderam quem seria, entre todos, seu candidato hoje, 26% deles apontaram a atual presidenta como a predileta. Nesse contexto, Lula recebeu 12% da preferência, que mesmo assim, é muito superior aos candidatos que tentariam tirar o PT da presidência, o senador Aécio Neves, um dos principais nomes para concorrer para a presidência pelo PSDB em 2014, foi citado como candidato de 3% dos entrevistados. Também do PSDB, José Serra e Geraldo Alckminn teriam, respectivamente, 2% e 1% dos votos. Marina Silva, que hoje está sem partido, também foi lembrada por 1% das pessoas.
Deixe um comentário