O dia de Visibilidade das Travestis é comemorado hoje, 29 de janeiro. A data surgiu de uma campanha, em 2004, criada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o movimento nacional “Travesti e Respeito”. Ao longo destes últimos anos, a ação deu lugar a iniciativas na busca do reconhecimento de direitos de Travestis e Transexuais, de modo a reduzir as situações de vulnerabilidade e aproximar esta população à área da saúde e dos direitos humanos. Para reafirmar a importância da data, duas iniciativas serão lançadas hoje em São Paulo.
O Grupo Pela Vidda/SP – Centro de Referência e Defesa da Diversidade, equipamento público conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Cultural Barong – SOS Dignidade e Blog Mundo T – Girls, lançam a campanha “Diversidade T – Respeito e Cidadania”. O objetivo é retratar a diversidade vivida por travestis e transexuais, de modo a dar visibilidade positiva para contribuir na quebra de estereótipos existentes em relação às identidades dessas populações. A iniciativa destaca o exercício da cidadania e a busca pela concretização de direitos. Os banners ficarão expostos na sede do CRD e com chamada a outras adesões de travestis e transexuais, que poderão, ao longo, do mês de fevereiro, colocar suas imagens e ideias em peças a serem veiculadas pelas mídias sociais.
Na mesma ocasião, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para LGBT, fará o lançamento da campanha pela garantia do respeito ao nome social, previsto no Decreto Municipal 51.180, de 2010. As peças produzidas (folders, banner, e cartazes) serão disponibilizadas em diversos pontos da Prefeitura, como unidades de saúde, escolas, CEUs, centros de referência em assistência social, entre outros. As redes sociais também serão utilizadas. A campanha faz parte da estratégia de ampliação das ações de atendimento à essa população, como o programa Transcidadania (em fase de elaboração), que reunirá um conjunto de ações nas diversas secretarias do município.
O lançamento das campanhas, com a apresentação das peças produzidas, será às 15h, no espaço de convivência do Centro de Referência e Defesa da Diversidade, na Rua Major Sertório, 292/294 – Vila Buarque, São Paulo.
Deixe um comentário