O segundo teste realizado no paciente com suspeita de ter ebola no Brasil apresentou resultado negativo, confirmando o resultado do primeiro teste, divulgado no sábado. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde.
Durante a fala, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, reiterou o repúdio aos comentários racistas que foram publicados nas redes sociais nos últimos dias. “O ebola não tem nenhuma relação com dimensão social”, afirmou.
A pasta agora descarta definitivamente a suspeita da presença da doença no país e notificará à Organização Mundial da Saúde, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
As medidas de biossegurança para o isolamento do paciente serão desmontadas, assim como a investigação comandada pelo estado do Paraná e do município de Cascavel envolvendo as pessoas que tiveram contato com o paciente. Todas as medidas poderão ser reativadas em caso de uma nova suspeita.
O paciente, sem apresentar febre e fora do isolamento, continuará o tratamento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.
O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9), em uma unidade de saúde em Cascavel, no interior do Paraná. O paciente foi transferido para o Rio de Janeiro para acompanhamento.
Deixe um comentário