Seleção alemã visita campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia

Membros da seleção alemã que disputará a Eurocopa 2012, que acontece na Ucrânia e na Polônia entre os dias 8 de junho e 1 de julho, visitaram nesta sexta-feira,  dia 1º, o complexo de campos de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

Participaram da visita ao campo, um dos mais infames do período nazista, o capitão Philipp Lahm, o atacantes Miroslav Klose e Lukas Podolski (ambos nascidos na Polônia), o técnico Joachim Low, o ex-jogador e diretor técnico da seleção Oliver Bierhoff e o  presidente  da Federação de Futebol da Alemanha Wolfgang Niersbach. “Com essa visita a Auschwitz quisemos fazer um gesto, é um capítulo escuro da história alemã que não pode se repetir” disse Oliver Bierhoff.

O complexo de Auschwitz-Birkenau, composto por três campos principais, sendo um de extermínio, em Birkenau, um de concentração, em Auschiwitz, e um de trabalho forçado, em Monowitz, começaram a ser construídos na região em 1940. Na época a Polônia estava ocupada pela Alemanha Nazista. Ao fim da guerra, em 1945, Auschwitz-Birkenau contava com 42 campos, e foi responsável pela morte de pelo menos 1,3 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, mas também ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová e inimigos políticos do regime.

A seleção alemã não jogará na Polônia na primeira fase da Eurocopa. O time está no grupo B do torneio, que terá todas as partidas realizadas na Ucrânia, país que também sofreu com o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Três milhões de ucranianos morreram durante a ocupação alemã no território, que durou de 1942 a 1944.

Além da Alemanha, fazem parte do grupo B a Holanda, tradicional rival dos alemães, a Dinamarca e Portugal. Polônia, Grécia, Russia e República Tcheca, no grupo A, Espanha, Itália, Croácia e Grécia, no grupo C, e França, Inglaterra, Ucrânia e Suécia, no grupo D, também buscam o caneco.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.