Selo de festivais atrai o maior público para filmes premiados

Todo ano é a mesma coisa: os cinéfilos e o público em geral da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aguardam com ansiedade os vencedores dos três principais festivais do calendário mundial: Cannes, Veneza e Berlim. Para o evento, o maior do cinema brasileiro, que traz mais de 300 produções (esse ano são 330 filmes de mais de 60 países), a atenção dada para as películas que concorreram nesses festivais é motivada, principalmente, pela badalação. As primeiras sessões dos filmes que concorreram ou venceram em Cannes ou Veneza acabaram em poucas horas (quem compra ou ganha a credencial da Mostra leva vantagem, pois os ingressos podem ser retirados com quatro dias de antecedência). Alguns filmes já foram exibidos (geralmente rodam três ou quatro vezes dentro da Mostra) e outros ainda podem ser vistos (veja tabela no final da matéria).

Cannes na Mostra
A 67ª edição do Festival de Cannes desde ano, que aconteceu em maio, na França, trouxe 18 filmes que concorriam ao Palma de Ouro. O vencedor foi o filme turco Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylam, que ao receber o prêmio se mostrou surpreso. “Não sei o que dizer. Este ano é o centenário do cinema turco, e é por isso uma feliz coincidência”. O diretor não estava fazendo média com o público, pois sabia dos concorrentes de peso que seu filme venceu, entre eles Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne (Jean-Pierre e Luc); A Procura, de Atom Egoyan; Acima das Nuvens, de Olivier Assayas; Foxcatcher, Uma História Que Chocou o Mundo, de Bennett Miller (que saiu do festival como o prêmio de direção); Leviatã, de Andrey Zvyagintsev (que venceu como Melhor Roteiro); O Segredo das Águas, de Naomi Kawase e Relatos Selvagens, de Damián Szifrón. Além desses, também estavam concorrendo ao Palma de Ouro o filme Mapa Para as Estrelas, de David Cronenberg; Mommy, de Xavier Dolan; The Search, Michel Hazanavicius; The Homesman, do ator e diretor Tommy Lee Jones e Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard, só para ficar na lista dos mais prestigiados e conhecidos.

Leão de Ouro
Do Festival de Veneza, a Mostra Internacional de Cinema trouxe o grande vencedor do Leão de Ouro: o filme sueco Uma Pomba Posou Num Galho Refletindo Sobre a Existência, de Roy Andersson, que faz uma aguda reflexão sobre a vida irracional e caótica do mundo contemporâneo. A produção já teve duas exibições dentro do evento paulistano, mas outras duas vão acontecer.

Como nada é perfeito, a Mostra deixou de trazer o filme que ganhou o Urso de Ouro (Melhor Filme) do Festival de Berlim, o chinês Carvão Negro, de Diao Yinam. A reportagem de Brasileiros entrou en contato com a assessoria do evento, que respondeu que a comissão organizadora só escolhe filmes estrangeiros que são inéditos nos festivais brasileiros. Assim, como ele foi exibido no Fest Rio, não entrou na programação.

Rigor Estético e Diálogos Estruturados
O turco Nuri Bilge Ceylan é um daqueles cineastas que não abrem mão do rigor da linguagem e do apuro do roteiro ao filmar suas histórias. Em 2011, ele venceu O Grande Prêmio do Júri de Cannes com Era Uma Vez na Anatólia, trabalho que abriga esses dois ingredientes e ainda acrescenta uma longa duração, necessária para desenvolver suas histórias. Em Winter Sleep, o diretor aprimora ainda mais esses ingredientes estéticos com diálogos extensos, aprofundados e bem estruturados (cada personagem argumenta e defende suas convicções, muitas delas desconcertantes).

Uma sociedade doentia
Dos Estados Unidos vem o filme Foxcatcher, Uma História Que Chocou o Mundo, de Bennett Miller, o mesmo diretor de Capote, que deu o Oscar ao ator Philip Seymour Hoffman, que morreu tragicamente de overdose em fevereiro desde ano. O diretor apresentou em Cannes o seu novo filme, que reconstitui a história dos irmãos atletas Olímpicos de luta grego-romana, Mark e David Shultz, o primeiro, Mark (vivido pelo ator Channing Tatum), ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Depois do evento esportivo, o herdeiro de uma das empresas mais poderosas da indústria de produtos químicos, John Du Pont (o comediante Steve Carell, fazendo um papel dramático) procura Mark com interesse de treiná-lo e patrociná-lo para os Jogos de Seul, que seriam realizados em 1988 na Coréia do Sul. Depois de um tempo, David Shultz (interpretado pelo sempre competente Mark Ruffalo) é chamado para ajudar a treinar o seu irmão e a equipe de luta grego-romana, que o empresário John Du Pont formou na fazenda desde Foxcatcher (daí o título do filme, que não tem esse subtítulo brasileiro desnecessário). As conseguências dessa relação entre os irmãos com o empresário serão desastrosa e violenta, depois que Mark fracassa em Seul. O filme tem uma direção segura e é bem interpretado pelo trio de atores. O diretor encontrou nessa história real, uma maneira de refletir e questionar uma sociedade moldada insanamente no ideal do vencedor, uma sociedade que não consegue e não aceita o indivíduo que fracassa.

Sessões esgotadas
Além desses filmes citados acima, outras sessões esgotaram seus ingressos: Leviatã, do diretor Andrey Zvyagintsev, um retrato sombrio sobre a sociedade russa atual, governada pelo presidente Vladimir Putin. Os irmãos Dardenne (Jean-Pierre e Luc), que já ganharam duas Palmas de Ouro (Rosetta e A Criança), apresentaram Dois Dias, Uma Noite, que traz um dos temas mais recorrentes no cinema mundial, o problema do desemprego, principalmente nos países desenvolvidos. O grande trunfo do filme dos irmãos Dardenne, além de uma história engajada socialmente, é a entrega da sua atriz Marion Cotillard, que convence e emociona o público.

TABELA DE EXIBIÇÕES DOS FILMES
Filme: Acima das Nuvens, de Olivier Assayas
Sessões: As quatro sessões já aconteceram. Há a possibilidade de o filme ser rodada novamente na Repescagem, que começa no dia 30/10 (quinta-feira) e vai até 06/11 (quarta-feira).

Filme: À Procura, de Agom Egoyam
Sessões: O filme terá cinco sessões e a primeira será a partir desta quinta-feira, dia 23 (Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1, às 16h25. No dia 25 (sábado) a sessão será no Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1, às 15h40. Dia 27 (segunda-feira) será no Cinemark Shopping Villa Lobos – Sala 2. No dia 28 (terça-feira) no Cine Sabesp e tem sua última exibição no dia 29 (quarta-feira) no Cinemark – Metrô Santa Cruz – Sala 9.

Filme: Dois Dias, Uma Noite, Jean-Pierre e Luc Dardenne
Sessões: As três sessões já aconteceram. Há a possibilidade de o filme ser rodada novamente na Repescagem, que começa no dia 30/10 (quinta-feira) e vai até o dia 06/11 (quarta-feira).

Filme: Foxcatcher, Uma História Que Chocou o Mundo, de Bennett Miller
Sessões: As quatro sessões já aconteceram. Há a possibilidade de o filme ser rodada novamente na Repescagem, que começa no dia 30/10 (quinta-feira) e vai até 06/11 (quarta-feira)

Filme: Leviatã, de Andrey Zvyagintsev
Sessões: As três sessões já aconteceram. Há a possibilidade de o filme ser rodada novamente na Repescagem, que começa no dia 30/10 (quinta-feira) e vai até o dia 06/11 (quarta-feira).

Filme: O Segredo das Águas, de Naomi Kawase
Sessões: As quatro sessões já aconteceram. Há a possibilidade de o filme ser rodada novamente na Repescagem, que começa no dia 30/10 (quinta-feira) e vai até 06/11 (quarta-feira).

Filme: Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência, de Roy Andersson
Sessões: O filme terá quatro sessões: a primeira começa nesta quinta-feira, no Reserva Cultural 1, às 17h45, no dia 24 (sexta-feira) será no Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1, às 22h20, no dia 26 (domingo), será no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1, às 18h50 e por último no dia 27 (segunda-feira), no Cinesesc, às 22h15.

Filme: Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan
Sessões: O filme teve duas sessões e as outras duas passarão no Reserva Cultural 1, na quinta-feira (23), às 20h30 e no dia 24 (sexta-feira), será exibido no Cine Sabesp, às 20h30.

Veja abaixo algumas fotos dos filmes da Mostra Internacional de Cinema:

Os atores Haluk Bilginer e Demet Akbag em cena do filme ”Winter Sleep” Foto: Divulgação
Cena de "Winter Sleep" Foto: Reprodução
Os atores Haluk Bilginer e Melisa Sözen em cena de “Winter Sleep” Foto: Divulgação

 

wintersleep2
Cena de “Winter Sleep” Foto: Divulgação
Cena do filme "Leviatã" Foto: Divulgação
Cena de “Leviatã” Foto: Divulgação
O ator Aleksey Serebryakov em cena no filme "Leviatã"
O ator Aleksey Serebryakov em cena no filme “Leviatã” Foto: Divulgação
Os atores Channing Tatum e Steve Carrell no filme "Foxcatcher"
Os atores Channing Tatum e Steve Carrell no filme “Foxcatcher” Foto: Divulgação

 

Cena de "Foxcatcher" Foto: Divulgação
Os atores Channing Tatum e Mark Ruffalo em cena de “Foxcatcher” Foto: Divulgação
Cena do filme "Um Pombo Posou Num Galho Refletindo Sobre a Existência" Foto: Divulgação
O ator Nils Westblom em cena no filme “Um Pombo Posou Num Galho Refletindo Sobre a Existência” Foto: Divulgação

 

A atriz Jun Yoshinaga em cena no filme "O Segredo das Águas"
A atriz Jun Yoshinaga em cena no filme “O Segredo das Águas” Foto: Divulgação
Cena do filme "O Segredo das Águas"
Cena do filme “O Segredo das Águas” Foto: Divulgação
O ator Ricardo Darín em cena no filme "Relatos Selvagens"
O ator Ricardo Darín em cena no filme “Relatos Selvagens” Foto: Divulgação
r
O ator Ricardo Darín em cena no filme “Relatos Selvagens” Foto: Divulgação
Cena do filme “Um Pombo Posou Num Galho Refletindo Sobre a Existência” Foto: Divulgação


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.