Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro a cidade de Jequié, localizada a 365 km de Salvador, sediará a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié – Felisquié, que tem como tema central “O regional que se torna universal”, revelando a força global de ícones da cultura nordestina e discutindo variados assuntos relacionados a literatura e outras linguagens artísticas.
No primeiro dia do evento já poderá ter uma ideia da variedade que marcará sua programação. O escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito falará sobre mitologia brasileira e lançará uma coleção de seis livros sobre mitos ecológicos da cultura de tradição oral no Brasil: O Saci – guardião da floresta; A Iara – encanto das águas; O Curupira – nosso gênio das matas; O Caipora – amigo dos bichos; O Boitatá – este mito é fogo!; Lobisomem, Cuca e Mula sem Cabeça – importados e naturalizados. Figura mitológica conhecida em todos os cantos do Brasil e eternizado nas histórias de Monteiro Lobato, o Saci Pererê surge como uma das opções para ser mascote da Copa do Mundo no Brasil, em 2014 e a ideia foi lançada por Mouzar Benedito, que tem feito um apelo ao governo brasileiro e à Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que as entidades adotem o folclórico menino de uma perna só como símbolo do evento esportivo no país, mas Mouzar não se limitará aos mitos brasileiros. Ele vai abordar também a história de Luiz Gama e lançará ainda o livro Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin. Já o jornalista Carlos Souza Yeshua enfocará a estratégia mercadológica de Paulo Coelho que o transformou no escritor com mais de 100 milhões de livros vendidos e o autor vivo mais traduzido em todo mundo. O tema da palestra é Paulo Coelho – O Mago da Literatura. Carlos Souza Yeshua fará também o lançamento do livro que contém uma coletânea de artigos intitulado Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania. A professora Maribel Barreto discorrerá sobre o tema A razão como base para desenvolvimento da consciência e lançará seu livro Ensaios sobre Consciência.
Uma oficina sobre criação literária de crônicas será ministrada pelo escritor e professor Vitor Hugo Martins. Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira é o tema da palestra da escritora Liniane Haag Brum, que também lançará um livro sobre o assunto.
Dia 30 de novembro
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
8h – Painel 7:
Luiz Gonzaga: ícone do Nordeste – Robinson Roberto, César Rasec, Lourival Eça e Carlos Éden, com mediação de Domingos Ailton.
10h – Exibição de filme:
Documentário Cine Jequié, de Robinson Roberto.
11h – Painel 8:
O regional que se torna universal – Domingos Ailton e Jeanne Paganucci, com mediação de Zilda Freitas.
14h – Painel 9:
Poética visual na internet: a experiência das Concrecoisas – César Rasec, com mediação de Adilson Gomes.
15h – Painel 10:
O poder de transformação da literatura – Domingos Ailton, Carlos Ribeiro, Morgana Gazel, com mediação de Carlos Souza.
16h40 – Lançamento de livro:
Enseada do Segredo, de Morgana Gazel.
17h – Exibição de filme:
Cascalho, de Tuna Espinheira.
19h30 – Painel 11:
As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão – Tuna Espinheira, Rogéria Gomes, Guido Araújo, Robério Lima e Joaquim Botelho, com mediação de Domingos Ailton.
20h30 – Entrega da Ordem do Mérito Cultural Luís Cotrim.
Dia 1 de dezembro
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
8h – Painel 12:
Jequié e a contracultura dos anos 60 – Tuna Espinheira, Robinson Roberto, Dicinho e Haroldo Lima com mediação de Maria Lúcia Martins.
Sala de aula do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
8h – Oficina de criação literária:
Crônica – Vitor Hugo Martins.
10h30 – Painel 13:
Cultura nacional, modernidade e globalização– Luciano Costa Santos com mediação de Zilda Freitas.
11h – Lançamento de livro:
Mário Vário: uma Introdução ao Pensamento de Mário de Andrade, de Luciano Costa Santos.
11h30 – Lançamento de livros de autores de Jequié – Organização: Júlio Lucas.
14h – Painel 14:
Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto “O compadre de Ogum”, Erisvaldo Pereira dos Santos com mediação de Marilusa Barreto.
15h – Exibição de filme:
O Candomblé na Cidade de Jequié, de Domingos Ailton.
16h10 – Painel 15:
O processo de produção e circulação de um livro – Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza com mediação de Adilson Gomes.
17h10 – Painel 16 :
A dimensão da obra de Jorge Amado – Gildeci Leite, Adriana Barbosa, Bohumila Araújo e Domingos Ailton com mediação de Zilda Freitas.
18h30 – Exibição de filme:
Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de Carlos Pronzato.
19h – Lançamento de livro:
Jorge Amado:da ancestralidade à representação do orixás, de Gildeci Leitre.
20h – Painel 17:
A história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros – Rogéria Gomes com mediação de Jorge Barros.
20h40 – Lançamento de livro:
As Grandes Damas E Um Perfil do Teatro Brasileiro, de Rogéria Gomes.
21h – Painel 18:
Literatura no contexto atual do Brasil – Joaquim Botelho com mediação de Ivonildo Calheira.
Deixe um comentário