O Sesc Pompeia organiza, a partir desta quarta-feira (8), as exposições A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi e Lina Gráfica, ambas sobre o centenário da artista italiana Lina Bo Bardi, uma das mais importantes arquitetas do Século XX que se notabilizou também por seus trabalhos no Brasil, entre eles o próprio prédio do Sesc na Pompeia, zona oeste da cidade. Em dezembro deste ano, ela completaria 100 anos (Lina morreu em 1992, aos 77 anos, em São Paulo).
A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi terá curadoria de André Vainer e Marcelo Ferraz e abordará três projetos de Bo Bardi no Brasil: Solar do Unhão, em Salvador, MASP e Sesc Pompeia, em São Paulo. “Talvez o Pompeia tenha sido o projeto em que Lina pôde ir mais longe com suas ideias, conceitos, concretizando um trabalho que perdura por 30 anos e que continua impecável como obra, mantendo um grande grau de respeito ao seu pensamento”, concordam Vainer e Ferraz. Já a mostra Lina Gráfica reunirá ilustrações, desenhos originais, cartazes e outros tipos de desenhos não arquitetônicos, além de projetos no âmbito do design gráfico, realizados por Lina Bo Bardi entre as décadas de 1940 e 1980, na Itália e no Brasil. A quase totalidade das 100 peças pertence ao acervo do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Veja a matéria A Rica Arquitetura Pobre de Lina Bo Bardi, escrita por Kiki Mazzuchelli, na 23ª edição da revista ARTE!Brasileiros.Clique aqui.
Serviço – A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi e Lina Gráfica
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo
(11) 3871.7700
De 8 de outubro a 14 de dezembro
Deixe um comentário