A Sharp anunciou nesta semana uma nova câmera que consegue gravar vídeos coloridos mesmo no escuro. A Infrared Color Night-vision Camera, modelo LZ0P420A, é a primeira câmera de segurança que consegue registrar imagens coloridas em ambientes sem luz, de acordo com a fabricante.
A câmera funciona ao colocar uma luz quase infravermelho em uma área direcionada para que seu chip CCD de 1/3 polegadas e 1,3 MP possa capturar imagens coloridas. Ela consegue filmar em resolução 1280×720 pixels a 30 frames por segundo (FPS).
No entanto, uma pessoa no local não conseguiria ver nada. “A câmera analisa os reflexos da luz quase infravermelha para recuperar as cores verdadeiras de uma cena”, afirmou a porta-voz da Sharp, Miyuki Nakayama.
O chip CCD foi desenvolvido junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançado (AIST) do Japão, que trabalha em câmeras noturnas coloridas há muitos anos. Como conta com apenas um chip, a câmera tem o tamanho de uma câmera de segurança tradicional, pesando 940 gramas.
Além do uso em segurança para prender ladrões e criminosos, a câmera também poderia ser adotada em locais como hospitais e casas de repouso.
A Sharp diz que começa a vender o produto em 28 de novembro e espera produzir cerca de 4 mil unidades por mês. Inicialmente, o produto só será vendido no Japão, por um valor em torno de 1.325 dólares – mais ou menos o dobro de uma câmera de segurança tradicional, aponta a empresa.
Deixe um comentário