Sir Paul McCartney celebra 70 anos nesta segunda-feira

Ao completar 70 anos nesta segunda-feira, dia 18, Sir James Paul McCartney pode olhar para sua vida com satisfação. O ex-baixista dos Beatles, que junto com John Lennon, morto em 1980, formou a dupla de letristas mais influente da história da música, continua extremamente popular e querido mesmo depois do final da banda que o tornou uma lenda.

Apesar de não ser o único Beatle ainda vivo – o baterista Ringo Starr faz 72 no dia 7 de julho -, Paul é com certeza o mais influente. Tanto que seu nome virou sinônimo da banda e seus shows, eu que toca várias das canções que presenteou aos Beatles, seguem atraindo multidões. E há razões para isso. Quem teve a oportunidade de vê-lo ao vivo sabe que esta é uma experiência que vale a pena.

Chegando a uma idade em que muitos já estão pegando os chinelos para se aposentar, Paul segue em ritmo total com a turnê Up And Coming, que passou por Recife e Florianópolis neste ano, e com o lançamento de seu novo disco solo, Kisses on the Bottom, o 15º desde que deixou os Beatles. Além de tudo isso, ele está confirmado para a cerimonia de abertura das Olimpíadas de Londres, dia 27 de julho. “Eu gosto do que faço, esse é o grande segredo, eu gosto demais. O que mais vou fazer? Ficar sentado na frente da televisão?”, afirmou em janeiro durante o lançamento do disco.

Vegetariano, defensor dos direitos dos animais e apaixonado pela educação musical, Paul McCartney nasceu em 1940, em Liverpool, cidade que por causa dele e dos companheiros John, George Harrison, morto em 2001, e Ringo, virou sinônimo de Beatles e de rock’and’roll.

A parceria com Lennon, outro rapaz da cidade, começou em 1957. No ano seguinte George Harrison entraria para o grupo. A banda só seria formada oficialmente em 1960.

Nos dez anos seguintes, o quarteto revolucionou a música e a cultura pop, muitas vezes antevendo tendências e passando pelo iê-iê-iê, o rock progressivo, o heavy metal e a música de protesto.

Hoje, McCartney passa a maior parte do tempo em Londres com sua terceira mulher, a americana Nancy Shevell, com quem se casou no dia 9 de outubro do ano passado. A primeira mulher de Paul, Linda, morreu de câncer de mama em 1998 e seu segundo casamento, com a modelo Heather Mills, acabou em um amargo e caro divórcio em 2008. Paul deve fazer uma pausa nesta segunda para celebrar o aniversário junto da família e alguns amigos. Ele merece!

Homenagem
Para comemorar o aniversário do amigo e ex-parceiro, Ringo Starr canta parabéns para Paul e posta no Youtube nesta segunda-feira.
“Te amo cara!”, diz ex-baterista dos Beatles no vídeo.

Assista:



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.