Síria: embaixador desertor diz que governo está matando civis

O ex-embaixador sírio no Iraque, Nawaf Fares, que desertou nesta quarta-feira, dia 11, pediu ao Exército que “direcione as suas armas para os criminosos do regime” nesta quinta-feira, dia 12. O diplomata manifestou-se publicamente contra o presidente Bashar al Assad no dia em que tropas invadiam um subúrbio da capital, Damasco, para atacar forças rebeldes.

Após o seu desligamento do governo, Fares se refugiou no Catar e postou uma declaração em vídeo no Facebook na qual afirma que o governo de Assad está matando civis. “Declaro que me juntei, a partir deste momento, à revolução do povo sírio. (…) Eu peço… aos membros do Exército para se juntar à revolução e para defender o país e os cidadãos. Direcionem as suas armas para os criminosos deste regime.”

A deserção de Fares, ocorreu poucos dias após a de Manaf Tlas, um general de brigada da Guarda Republicana que é filho de um ex-ministro da Defesa do país. A deserção de Tas deu um grande incentivo às forças contrárias ao ditador.

Após a deserção, uma nota do governo afirmava que Fares havia sido “dispensado de suas funções”. “O Ministério das Relações Exteriores da Síria declara que Nawaf Fares foi dispensado de suas funções e ele não tem mais nenhuma ligação com a nossa embaixada em Bagdá ou o Ministério das Relações Estrangeiras. A embaixada no Iraque continuará conduzindo suas funções normais”, diz o comunicado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.