Só mais 11 vagas

A Copa do Mundo do Brasil se aproxima. Faltando pouco mais de 6 meses para o evento, 20 países já se juntaram ao Brasil e carimbaram seus passaportes para a festa. Agora, apenas 11 vagas ainda estão em jogo. 

Começando pelo continente americano, o time do Tio Sam, mais uma vez, participará da competição. Os EUA, que ficou sem conseguir se classificar entre 1950 e 1990, viu o futebol dar um salto gigante no país com a organização da Copa do Mundo de 1994. Os americanos se encaminham para a 7ª participação consecutiva sonhando com voos altos.

Também na Concacaf, zona que reúne a América do Norte e a América Central, Costa Rica e Honduras garantiram presença na Copa. México, a equipe de maior tradição histórica no futebol naquela região, corre o risco de ficar de fora caso não vença o confronto em duas partidas contra a Nova Zelândia, com decisão na Oceania.

Na América do Sul, Colômbia, Chile, Equador e Argentina se juntam ao Brasil. Além da Argentina, sempre uma das favoritas em qualquer competição que disputa, tanto Chile, quanto Equador e, principalmente, a Colômbia, chegam com times fortes no ano que vem, com chances reais de, no mínimo, atravessar a fase de grupos.

O Uruguai, pelo quarto ano consecutivo, tenta um lugarzinho através da sofrida repescagem, enfrenta a Jordânia em dois jogos, um de ida e outro de volta.

Da Europa vem o primeiro “virgem em Copas”, a Bósnia e Herzegovina, que nas eliminatórias só fez menos gols que Alemanha, Holanda e Inglaterra.

Se juntam a estreante outros quatro campeões do mundo, a Espanha, a Inglaterra, a Itália e a Alemanha, além da “sempre-quase” campeã do mundo, a Holanda, a Rússia, a Suíça e a Bélgica, essa última prometendo grandes feitos no no torneio, já que conta com a melhor geração de sua história. 

Portugal, França, Grécia, Croácia, Ucrânia, Suécia, Romênia e Islândia ainda disputam as quatro vagas restantes destinadas ao continente. 

Na Ásia, nenhuma surpresa, Irã, Coréia do Sul e Japão classificados, além da Austrália, que apesar de fazer parte da Oceania, desde a última Copa, disputa vaga com os países asiáticos.

 No continente africano, Nigéria, Costa do Marfim e Gana praticamente se garantiram no mundial. Camarões e Burkina Faso estão em uma posição privilegiada para fechar o grupo dos cinco africanos que virão ao Brasil.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.