SOS Santa Catarina

Os Governos Estaduais do Brasil se mobilizam para socorrer as vítimas das enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina. Até agora, dos 80 municípios atingidos, 43 estão em estado de calamidade pública. São 32.946 afetados pela enchente, sendo 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados. Até a sexta-feira, dia 5 de dezembro, são 119 mortos, 31 desaparecidos confirmados e mais de 1.500.000 atingidos no estado do sul do País.

As maiores necessidades dos desabrigados são: cobertores, roupas, colchões alimentos e a maior de todas é água potável. A prefeitura de Curitiba está recebendo doações em diversos pontos da cidade. Para maiores informações sobre os pontos de doações em Curitiba, acesse o link: www.defesacivil.pr.gov.br.

Em São Paulo a campanha começou no início da tarde de quarta (26). A Defesa Civil do Estado está mobilizando a população a doar galões de água potável em qualquer ponto da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros na capital do estado. A PM ressalta a prioridade de doações de água potável, por conta da difícil logística no transporte de alimentos e roupas e pela necessidade dos afetados pelas enchentes. Roupas e alimentos também estão sendo recebidos pelo Fundo de Solidariedade, que fica na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no bairro do Jaguaré (zona oeste de São Paulo). A lista completa dos postos de recolhimento de água potável no Estado está disponível no site www.polmil.sp.gov.br, no link Unidades PM.

No Rio de Janeiro, ações também estão sendo feitas. Para maiores informações de locais de entrega acesse o site: www.rio.rj.gov.br/defesacivil/. De qualquer estado do Brasil, as prefeituras estão com ações e informações sobre ajuda. Ligue 156 de sua cidade.
Para qualquer outra informação acesse os links: www.desastre.sc.gov.br (site oficial da defesa civil para auxiliar os atingidos e as forças envolvidas) ou o blog “Emergência em Santa Catarina”, que reúne conteúdo enviado pelos leitores, vídeo, fotos e listas em rede de socorro.

Outro link importante é o http://voluntariosonline.org.br/pt-br/eventos/visualizar/121, que indica como se voluntariar para auxiliar as vítimas em Santa Catarina.

Outras bases estão se mobilizando para ajudar de alguma forma os desabrigados e atingidos. A Cruz Vermelha Brasileira e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de São Paulo anunciaram criação de postos para arrecadar doações. Os postos funcionam 24 horas na sede da Comdec, na Rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro, centro de São Paulo, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira, na Avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro da Saúde. As subprefeituras também recebem doações em horário comercial. Os postos aceitam doações de roupas, calçados, cobertores, fraldas, água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis.

Importante: A Defesa Civil de Santa Catarina pediu doações de água potável, médicos voluntários e dinheiro aos municípios atingidos pelas chuvas. No entanto, por conta dos acessos das estradas interditados e a dificuldade para a entrega dos materiais, a Defesa Civil pede para que os interessados priorizem as doações em dinheiro nos quatro fundos bancários criados para a ação de socorro.

O depósito de qualquer quantia pode ser feito nas contas:

Caixa Econômica Federal – Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8
Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
Bradesco S/A – 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1

Todas as contas foram abertas em nome de pessoa jurídica, como: Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ – 04.426.883/0001-57.

A Defesa Civil de SC alerta sobre ação de golpistas pela Internet, dizendo que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.