Acontece no Sesc Pompeia hoje, dia 16, e amanhã, dia 17 de outubro, o seminário Zonas de Reflexão, um debate entre profissionais da área cinematográfica e televisão sobre a linguagem do vídeo no contexto histórico dos anos 80 no Brasil. O seminário inaugura o 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em uma edição histórica. Este ano, o Festival celebra seu aniversário de 30 anos com instalações que resgatam sua trajetória, assim como uma polifonia de sons e imagens, mostras e performances.
No primeiro dia do seminário, nomes como José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira, se debruçam sobre as experiências como as do Teatro Oficina e da produtora TVDO, assim como o legado de Glauber Rocha, Oswald de Andrade e Chacrinha, entre outros temas que servirão de mote para analisar a contribuição do vídeo para a materialização de ideias e questionamentos.
Amanhã, dia 17, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade desenvolverão essa análise, principalmente à luz do espaço criado pelo Videobrasil. O debate abrange temas suscitados pela emergência das experimentações em vídeo naquele momento, quando a cena brasileira de videoarte ainda se configurava. Em meio à dissolução do regime militar, a televisão surgia no imaginário de uma geração como um espaço para revelar outras vozes, culturas e expressões.
Ambos os encontros incluem a exibição de trabalhos integrantes do Acervo Videobrasil, que coloca à disposição do público 1.300 obras exibidas pelo festival, incluindo uma seleção de mostras de artistas como Nam June Paik e Marina Abramovic.
Programação do Seminário
16 de outubro, quarta-feira, às 20h
Zona de Reflexão | Tudo pode ser um programa de televisão
Com José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira
17 de outubro, quinta-feira, às 20h
Zona de Reflexão | Invadir a programação
com Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Mediação de Gabriel Prioli
Deixe um comentário