Foi aberta ontem, para convidados, a 8ª edição da SP-Arte. Realizada desde 2005, quando reuniu 40 galerias, a feira internacional de arte moderna e contemporânea experimenta um crescimento no volume de expositores e negócios e, desta vez, ocupa três pavimentos do prédio da Fundação Bienal, em São Paulo. A SP-Arte ganhou também um importante apoio do Governo do Estado de São Paulo, que isentou o ICMS das negociações que envolvam obras estrangeiras. Medida que trouxe consequências positivas imediatas. Quase um terço do total de 110 galerias presentes nessa nova edição da SP-Arte provém de países estrangeiros. Algumas delas, de grande projeção internacional, como a White Cube, de Londres, que trouxe ao País o escultor inglês Antony Gormley e mais de uma centena de obras suas. Vinte e sete delas, que compõem a instalação Event Horizon, são reproduções de corpos nus, em tamanho real, e estão sendo expostas em locais públicos, no centro de São Paulo. As demais integrarão a retrospectiva Corpos Presentes – Still Beings, que será aberta no próximo sábado, 12 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, em São Paulo. A feira registra também a primeira participação de uma galeria japonesa, a Kaikai Kiki Gallery, sediada em Tóquio.
[nggallery id=15934]
Por volta de 20h, um grande embate entre dois compradores resultou na venda da obra Open Construction de Josef Albers, pertencente ao período em que o mestre americano, nascido na Alemanha, lecionou na Bauhaus ao lado de artistas como Oskar Schlemmer, Wassily Kandinski e Paul Klee. Minutos depois da negociação de Open Construction, cujo valor não foi revelado, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin compareceu a feira. Acompanhado do recém-nomeado Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo, e de Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte, Alckmin, reiterou a importância da isenção fiscal para obras estrangeiras: “São Paulo é uma das capitais mundiais da cultura e ficamos muito felizes em poder dar um estímulo tão importante para um setor que tem a vocação de São Paulo, capital das finanças, de serviços e também da cultura”.
A partir de hoje, quando a feira será aberta ao grande público, a ARTE!Brasileiros, que integra o núcleo de publicações presentes no segundo pavimento da feira e acaba de lançar sua 14ª edição, publicará galerias de fotos e notas regulares sobre as principais negociações e os destaques da 8ª edição da SP-Arte. Confira em nosso portal e no hotsite da feira, hotsite.sp-arte.com/ que também terá conteúdo alimentado pela ARTE!Brasileiros.
SP-Arte
Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo
De 09 a13 de maio
Quinta e sexta, das 14 às 22h; Sábado e Domingo, das 12 às 20h
Ingressos: R$ 30, 00 (inteira); R$ 15,00 (estudantes, idosos e pessoas com deficiência), gratuito para crianças até 10 anos.
Deixe um comentário