SP: O poético, o lúdico e o construtivismo de Dan Fialdini

know a bit
Peça “Know-a-bit”, esculpida em mármore de Carrara, em 2002

O lúdico e o construtivismo se encontram no trabalho do artista plástico Dan Fialdini que expõe na Ricardo Camargo Galeria, em São Paulo, 18 obras esculpidas em mármore. As peças realizadas entre 2002 e 2012 revelam uma década de diversidade e de dedicação a um trabalho artesanal e solitário. São peças elegantes e delicadas, caso da “Know-a-bit”, feita em mármore de Carrara e da contrastante “Ra”, feita com base em arenito do Paraná e folha de ouro, que homenageia o deus do Sol egípcio.

Dan Fialdini foi assessor de Pietro Maria Bardi, o mítico diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp) por duas décadas, de 1970 ao início dos anos 90, onde também foi curador de exposições e montagens. Em seguida, passou a se dedicar primordialmente à escultura, um ofício em que completa um ciclo de 30 anos de atividade.

Em um processo lento, o artista trabalha em blocos maciços de mármore em tons claros, que ressaltam as sombras, dando maior dramaticidade às peças. Sem o auxílio de assistentes, é ele quem esculpe a pedra bruta em um trabalho integralmente artesanal e de imersão.

Esculpidas na dureza do mármore, muitas de suas esculturas lembram cenários mediterrâneos, paisagens imaginárias e cidades mitológicas. Vistas em conjunto transmitem uma aura de tranquilidade, que remete a um eloquente e sereno silêncio.

Exposição Dan Fialdini
Local: Ricardo Camargo Galeria
Rua Frei Galvão, 121, Jardim Paulistano
De 25 de novembro a 14 de dezembro, 2013


Comentários

Uma resposta para “SP: O poético, o lúdico e o construtivismo de Dan Fialdini”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.