Do dia 7 de dezembro a 23 de fevereiro de 2014, sete salas da Pinacoteca de São Paulo contarão com 160 obras de um dos principais artistas brasileiros do século XX, Antonio Henrique Amaral. A exposição oferece ao público um panorama da carreira do artista, desde seus primeiros desenhos e gravuras das décadas de 1950 e 1960, passando por uma sucessão de fases em que a pintura se torna central no trabalho do artista.
Em uma das séries mais icônicas do artista, a série “Brasiliana”, Amaral explora as cores e formas da “banana” como tema, iconografia que atinge seu ponto alto com os sombrios quadros da série Campos de batalha, uma alegoria dos tempos da repressão política no Brasil, os anos de 1970. Surgem depois os Bambus e Expansões, quando a composição se fragmenta até atingir a grande liberdade pictórica dos anos de 1980.
A década de 1990 vem marcada pela ambiguidade dos Torsos e pela dramática série de pinturas intitulada “Anima & Mania”. A exposição se encerra com o retorno do artista ao desenhos e à aquarela, sua produção mais recente.
O ponto de partida da carreira artística de Amaral está em São Paulo, mas foi só em Nova York, onde morou dez anos, de 1971 a 1981, que Antonio Henrique se firmou como pintor, vivenciando a expansão da pop-art e do hiperrealismo, movimentos com o quais dialoga, e usufruindo da diversidade do ambiente cultural frequentado, na época, por artistas latino-americanos de sua geração.
Exposição Antonio Henrique Amaral
De terça a domingo, das 10h às 18h, entrada até às 17h30
Local: Pinacoteca, Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo
Entrada gratuita às quintas, sábados e domingos
Deixe um comentário