Suspensão do Paraguai abre caminho para entrada de Venezuela no Mercosul

Com a suspensão do Paraguai, que deve ser formalizada nesta sexta-feira, dia 29,  é esperada uma aprovação por parte dos presidentes de Brasil, Argentina e Uruguai para a entrada do país da Venezuela no Mercosul.

A entrada do país de Hugo Chávez já foi aprovada pelos parlamentos de Brasil, Argentina e Uruguai, mas estava “travada” no congresso paraguaio.  Para que um país entre no Mercosul é preciso a aprovação dos legislativos de todos os membros.

Dada como certa a suspensão do Paraguai até as próximas eleições presidenciais, marcadas para abril de 2013, há uma predisposição de que Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e José Mujica selem a entrada venezuelana ao bloco.

Segundo interlocutores do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, uma ação nesse sentido requer um acordo no nível presidencial. Isolado nas próximas discussões do Mercosul, o Paraguai deverá ser suspenso pelo bloco por ter quebrado a cláusula democrática do Tratado de Ushuaia I.

Brasil, Argentina e Uruguai não aprovam o processo de impeachment que destituiu Fernando Lugo do poder, sucedido por Federico Franco. Desde então, Brasil e Uruguai chamaram seus embaixadores em Assunção para consultas – gesto diplomático de reprovação – e a Argentina retirou seu embaixador “até que se restabeleça a ordem democrática”.


Comentários

Uma resposta para “Suspensão do Paraguai abre caminho para entrada de Venezuela no Mercosul”

  1. Ótima notícia! Pelo menos para isso vai servir esse golpe, que ainda pode ser revertido pelo povo paraguaio em conjunto com os movimentos sociais do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.