Tarrafa Literária atinge maior público em cinco anos

Roberta Laas.

Sábado (28), quem foi ao Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos, litoral paulista, precisou ter sorte para encontrar lugar. Cerca de 430 pessoas formaram a maior audiência para uma mesa da Tarrafa Literária, cuja quinta edição acabou domingo (29). Tanta concorrência foi para garantir presença no debate “A beleza salvará o mundo”, com Glória Kalil e Contardo Calligaris.

O recorde de público também é do evento como um todo: quase 4 mil pessoas se dividiram entre os bate-papos, a Tarrafinha, que teve contação de histórias, o show de abertura com Hamilton de Holanda Trio, da oficina de Criação Literária ministrada pelo português Gonçalo M. Tavares e da exposição de fotos de autores promovida pelo Instituto Moreira Salles. Segundo o organizador, José Luiz Tahan, o crescimento deve-se ao maior número de alternativas. “Conseguimos expandir a programação para mais espaços e, ao mesmo tempo, oferecer atrações mais variadas, ratificando o festival como opção relevante de entretenimento cultural”, afirma. Além disso, 2013 é o ano que teve o maior número de estrangeiros: o mexicano Juan Pablo Villalobos, a estudunidense Elizabeth Kantor e o próprio Gonçalo.

Roberta Laas.
O roteirista e escritor Antônio Prata.

Para o escritor e roteirista Antônio Prata, a abrangência de um festival do gênero se dá justamente por deixar o leitor frente a frente com seu autor predileto. “Precisamos desmistificar o escritor. E quando o público percebe que o autor também fala besteiras, é um sujeito comum, há maior proximidade e, assim, a literatura chega a mais pessoas”, afirma. Ele integrou a mesa “Vida longa aos textos curtos”, ao lado de Marcelo Rubens Paiva.

Tahan diz que a tendência é crescer e projeta para 2014 mais mesas no festival. “Queremos que a maratona comece mais cedo, pela manhã”, ressalta o livreiro, responsável pela Realejo Livros.
 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.